Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda com ajustamento de Potássio

Ajuda com ajustamento de Potássio

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

No meu sistema de uns 450 litros úteis no total, e tendo o Potássio a 310ppm, gostaria de saber que quantidade (ml) de Potassium da Brightwell Aquatics necessitarei para restabelecer o nível nos 390ppm.

Nas instruções básicas recomendam uma dose máxima de 5ml por cada 50 galões (ou seja, por cada 200 litros +-), de dois em dois dias. Já nas instruções avançadas recomendam um máximo de 10ml diários por cada 20 galões (por cada 80 litros +-).

Neste endereço tem as instruções de utilização:
http://brightwellaquatics.com/products/potassiont.php

Basic: Add 5 ml (1 capful) of product per 50 US-gallons of aquarium water every other day or as needed to maintain the potassium concentration within a range of 390 - 410 ppm.

Advanced: Each ml of Potassion will increase the concentration of potassium (“[K+]”) in 1 US-gallon (3.785 L) of water by approximately 21 ppm. If the initial [K+] in the aquarium is below 390 ppm, add this product at the maximum rate of 10 ml per 20 US-gallons daily until the potassium concentration measures between 390 - 410 ppm, then dose daily or weekly as needed (see below).

Será impressão minha ou a dose actual de 10ml aumenta um valor praticamente insignificante (~ 0.5 ou 1.0) os ppm de Potássio nos 450 litros?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Experimenta dosear a dose máx. diária que a marca recomenda (55ml para o teu aqua) e depois passado um bocado testar. Logo vês o que aumenta. :)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Ricardo Santos Escreveu:
Experimenta dosear a dose máx. diária que a marca recomenda (55ml para o teu aqua) e depois passado um bocado testar. Logo vês o que aumenta. :)

Boas Ricardo,

Sim, vou fazer isso. :-bd O meu receio era ultrapassar os 390/400ppm e ter uma overdose no sistema... hehe

Já agora, se alguém souber, em relação aos aditivos de Potássio da Korallen Zucht/Zeovit, serão mais fáceis de saber o incremento no nível de Potássio para uma quantidade de aditivo e litragem?
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Artur,

Qual a concentração de K na água que utilizas nas TPA? Se for superior à do aquário então basta fazeres uma TPA maior.

Esse nível de potássio tem que efeitos negativos no teu aquário?

Abraço
facebook.com/zoacorals

Olá Artur,

Os da Zeovit são semelhantes, eles recomendam uma dose diária quando é necessário fazer subir o K+ e ir testando.

Concordo com o Ricardo, TPA's com uma água com bons níveis de potássio é suficiente para repor os valores.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Artur,

Qual a concentração de K na água que utilizas nas TPA? Se for superior à do aquário então basta fazeres uma TPA maior.

Abraço

No post dele ... Tem zoanthus azuis que quer que se mantenham "azulinhos"

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Olá Artur,

Abraço

Abraços,
Rui

Boas,

da experiência que tenho com zoanthus eles nunca mudaram a cor a não ser com a mudança/diferença de luz, não estou a ver a associação de zoas a potássio.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Boas Ricardo,

Por acaso não cheguei a medir o Potássio da água salinada. Tenho usado sal Tropic Marin, será bom a nível de K?

Não noto um efeito em particular devido a nível baixo mas acho que é sempre bom tentar corrigir para o valor padrão da água natural. Li que é útil para o crescimento das Montiporas e também para melhorar a coloração azul.

Ricardo Santos Escreveu:
Os da Zeovit são semelhantes, eles recomendam uma dose diária quando é necessário fazer subir o K+ e ir testando.

Concordo com o Ricardo, TPA's com uma água com bons níveis de potássio é suficiente para repor os valores.

Boas Ricardo,

Gostava de saber o resultado em aumento de ppp do K após a dose de Potássio, mas realmente parece semelhante ao da Brightwell, e nas instruções online não referem esse pormenor. Só adicionando e testando mesmo.

Sim, é uma boa ideia as TPAs para reposição de Potássio. A nível de sal quais as melhores marcas com bons níveis de K?

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Boas Rui,

Zoanthus já não tenho nenhuns, o Vulpinus limpou-me tudo já há algum tempo. Falei foi nos actinodiscus azuis. ;) Mas foi uma resposta parva minha a um comentário do Marco que não gostei.

Ricardo Santos Escreveu:
da experiência que tenho com zoanthus eles nunca mudaram a cor a não ser com a mudança/diferença de luz, não estou a ver a associação de zoas a potássio.

Falei nos actinodiscus azuis, mas foi na tanga. :) Nem que seja por causa das Montiporas, li que o nível de Potássio influencia o crescimento destas, então acho boa ideia tentar corrigir os níveis de K. ;)
Imagem

Bem... andei a pesquisar no Google sobre o Potássio nos reefs e encontrei um link interessante...

Análise dos sais com medição dos vários parâmetros... (ver a página 13)
http://reefsaltanalysis.googlepages.com ... s_0208.pdf

E bingo, a maioria dos sais tem níveis de Potássio completamente baixos e díspares... O Tropic Marin Pro Reef em concreto terá em média 313.5ppm... Bingo! Já sei porque é que tenho o K nuns 310ppm ;)

Acho escandaloso... não era suposto os sais terem todos os parâmetros dentro dos valores da água natural? x_x

Neste comparativo o melhor sal de entre as várias opções mencionadas parece ser o da Kent (média K = 397ppm)...
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Rui,

Zoanthus já não tenho nenhuns, o Vulpinus limpou-me tudo já há algum tempo. Falei foi nos actinodiscus azuis. Mas foi uma resposta parva minha a um comentário do Marco que não gostei.

Artur, já agora posso saber o porque de não teres gostado do meu comentário? ...é que era mais facil teres respondido como deve de ser, do que falares em dosear potássio para manteres os actinodiscus azuis.
Ontem tentei não responder... mas depois leio este comentário e realmente não é muito correcto da tua parte!

É que o pessoal esta farto de comentar e tentar ajudar e tu respondes assim daquela maneira e depois venho a saber em outro tópico que respondeste assim porque não gostaste do meu comentário. Se não gostas dos comentários é mais facil dizeres logo que não gostas e pronto... escusas é de responderes como respondeste, porque foi no minimo hilariante.

Eu cá gosto é de ajudar... mas se não queres ser ajudado, e tens mostrado isso, para mim é bastante facil de resolver..., assim como muitos já o fizeram no teu tópico.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui,

Eu cá gosto é de ajudar... mas se não queres ser ajudado, e tens mostrado isso, para mim é bastante facil de resolver..., assim como muitos já o fizeram no teu tópico.

ISTO !!!

p.s. - Uma Resposta á Hugo Figueiredo :D :D :D Abração Hugo ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Marco Madeira Escreveu:
Artur, já agora posso saber o porque de não teres gostado do meu comentário? ...é que era mais facil teres respondido como deve de ser, do que falares em dosear potássio para manteres os actinodiscus azuis.
Ontem tentei não responder... mas depois leio este comentário e realmente não é muito correcto da tua parte!

É que o pessoal esta farto de comentar e tentar ajudar e tu respondes assim daquela maneira e depois venho a saber em outro tópico que respondeste assim porque não gostaste do meu comentário. Se não gostas dos comentários é mais facil dizeres logo que não gostas e pronto... escusas é de responderes como respondeste, porque foi no minimo hilariante.

Boas Marco,

Já respondi no meu tópico. ;) Mas para complementar, eu gosto de ser ajudado, não gosto é de ser criticado com base em pressupostos errados da tua parte.
Imagem

Paulo Oliveira Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Boas Rui,

ISTO !!!

p.s. - Uma Resposta á Hugo Figueiredo :D :D :D Abração Hugo ...

Um diz "mata" e o outro diz "esfola"... tá bem tá... :D
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
Bem... andei a pesquisar no Google sobre o Potássio nos reefs e encontrei um link interessante...

Análise dos sais com medição dos vários parâmetros... (ver a página 13)
http://reefsaltanalysis.googlepages.com ... s_0208.pdf

E bingo, a maioria dos sais tem níveis de Potássio completamente baixos e díspares... O Tropic Marin Pro Reef em concreto terá em média 313.5ppm... Bingo! Já sei porque é que tenho o K nuns 310ppm ;)

Acho escandaloso... não era suposto os sais terem todos os parâmetros dentro dos valores da água natural? x_x

Neste comparativo o melhor sal de entre as várias opções mencionadas parece ser o da Kent (média K = 397ppm)...

Olá Artur,

Chamo a atenção que apesar de interessante, este estudo deve estar ultrapassado, pois foi feito no inicio de 2008 e é provavel que as marcas entretanto tenham mudado as formulações.

Aliás posso referir, que as análises que regularmente faço às marcas que mais uso (Red Sea Pro Coral, Reef Crystals), não coincidem com os resultados médios apresentados, nem para alcalinidade, nem para cálcio, nem para magnésio, embora tenha que reconhecer que provavelmente os testes que uso, não possam competir em precisão com os usados neste estudo.

Já mediste o potássio da água das TPAs ?? Mede di z a marca do sal e publica os resultados.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Viva César,

Tenho-me lembrado de si numa batalha recente que travei contra a concentração excessiva de fosfatos por utilização de rocha viva "usada" de outro aquário. É um facto que mesmo com todos os restantes parâmetros óptimos e com o aquário equilibrado biologicamente, sem algas à vista, os fosfatos altos não deixam os corais crescer de todo. Resolvi o problema em 3/4 meses com trocas de água, carvão actvado e esponja anti-fosfatos da Tropic Marin - mantendo no aquário toda a rocha causadora do problema, digamos que deixou de estar "saturada" de fosfatos!

Desculpem o off-topic anterior....

Voltando ao tópico, seria interessante o César criar um tópico com as suas análises e conclusões sobre a química dos sais artificiais, é a pessoa que conheço mais atenta e experiente neste assunto. Não tenho nenhuma razão de queixa dos sais artificiais que utilizei até à data - foram muitos e em quantidades elevadas - até à data ainda não sucedeu ter algum problema causado por alguma marca especíica.

abraço
facebook.com/zoacorals

Na segunda-feira fiz o teste de Potássio e deu 310ppm. Depois adicionei 10ml de Potássio da Brightwell. Hoje (48 horas depois) fiz novo teste e deu 290ppm. Já não entendo nada... ~x( Será que este teste de Potássio (da Salifert) é fiável?
Imagem

Tenho-me lembrado de si numa batalha recente que travei contra a concentração excessiva de fosfatos por utilização de rocha viva "usada" de outro aquário. É um facto que mesmo com todos os restantes parâmetros óptimos e com o aquário equilibrado biologicamente, sem algas à vista, os fosfatos altos não deixam os corais crescer de todo. Resolvi o problema em 3/4 meses com trocas de água, carvão actvado e esponja anti-fosfatos da Tropic Marin - mantendo no aquário toda a rocha causadora do problema, digamos que deixou de estar "saturada" de fosfatos!

Boas Ricardo,

O meu sistema deve estar a passar por uma situação semelhante. Neste momento a mídia anti-fosfatos está a ser essencial. Se daqui a 2 ou 3 meses a rocha curar dos fosfatos acumulados fico feliz. Já vai em cerca de 1 mês com fosfatos a bombar num filtro fluidizado. Agora é esperar e rezar. :)
Imagem

César Silvério Escreveu:
Chamo a atenção que apesar de interessante, este estudo deve estar ultrapassado, pois foi feito no inicio de 2008 e é provavel que as marcas entretanto tenham mudado as formulações.

Aliás posso referir, que as análises que regularmente faço às marcas que mais uso (Red Sea Pro Coral, Reef Crystals), não coincidem com os resultados médios apresentados, nem para alcalinidade, nem para cálcio, nem para magnésio, embora tenha que reconhecer que provavelmente os testes que uso, não possam competir em precisão com os usados neste estudo.

Já mediste o potássio da água das TPAs ?? Mede di z a marca do sal e publica os resultados.

Boas César,

Por acaso comecei com os reefs no nano de 54 litros por volta de 2008 e mesmo nessa altura, se o sal Tropic Marin tinha um valor de K tão baixo, acho realmente mau. Hoje em dia poderá ter sido corrigido, mas como tenho usado esse sal no sistema e a medição de fosfatos de segunda-feira suspeito que continue neste valor baixo...

Infelizmente nunca cheguei a medir o K da água com sal Tropic Marin... e agora recentemente até fiquei sem esse sal (esgotei), e encontrei um balde de 20kg (da Coralsea) com um preço excelente. Na próxima TPA vou medir o Potássio deste sal com o teste Salifert. ;)

Já agora, desses dois sais (Red Sea Pro Coral e Reef Chrystals) tem valores medidos de Potássio?
Imagem

Viva César,

Desculpem o off-topic anterior....

Boas,

e continuas a usar kalk Ricardo ou já deixaste? :p

Desculpem o off-topic também... :)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Aqui testaram o Tropic Marin Pro Reef e deu 400ppm de Potássio com o teste Salifert. Bom saber. B-)

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?p=20423021
Imagem

Próximo

Voltar para Discussão Geral