Conforme conversa telefónica esta tarde com o Carlos Mota, a quem desde já agradeço o tempo que me "aturou", deixo aqui algumas fotos (possíveis) para tentativa de ajuda.
Passo a descrever:
Tinha uma Montipora verde em 3 locais distintos do aquário que estavam com um verde espetacular e que de repente começaram a ficar castanho claro, do centro para as extremidades.
Duas morreram completamente e já as arranquei a outra ainda não a tirei mas também está praticamente morta (já começa a ficar com algas). Tenho também uma vermelha que começo a notar que o vermelho já não está tão vivo como anteriormente e dá-me a sensação que também vai começar a ficar castanho.
Uma Montipora confusa também já não apresenta o verde florescente que tinha estando também a ficar como mostra a imagem (Junto à montipora cunfusa pode ver-se um resto da outra montipora que entretanto morreu e foi arrancada).
De notar que isto apenas se passa com estes corais e todos os outros, incuindo uma montipora australiensis não têm qualquer problema e estão espetaculares.
Inicialmente inclinei-me para nudibrâquios, porém, após observação pormenorizada, não encontro qualquer vestígio desse parasita. Os parâmetros, especialmente o cálcio e KH, estão todos dentro dos valores normais.
Já não sei o que fazer e tenho a senção - espero estar errado - de que vou ficar sem estes corais pois não sei o que fazer nem tão pouco o motivo para isto estar a acontecer.
Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.

Abraço
Rui Guilherme