João Mouzinho Escreveu:
Muito boa noite a todos.
Como principiante tenho muitas dúvidas em relação aos valores de referência nos testes..
As minhas dúvidas são de como é que o Ca o Mg e o KH e a densidade se relacionam..
Ou seja quando um está alto , ou quando um está baixo , quais são as implicações num aquário.
Sei que para muitos isto é uma situação muito fácil , mas para quem inicia existem muitas dúvidas.
Vamos dar um exemplo:
Um aquário de LPS e peixes, com os seguintes valores de testes:
Temperatura: 27,3 º
Densidade: 1,023
Ca: 490 ppm
Mg: 1440 ppm
KH: 3,5 Meq/L 9,8 dkH
Estes parâmetros estão correctos ou precisam de ser corrigidos?
Um valor baixo de KH faz aumentar os valores de Ca e Mg?
Obrigado a todos e desculpem as perguntas.
Abraço
Ola João,
A densidade está relacionada com a concentração dos sais, quanto maior densidade maior será o valor dos parametros Kh, Ca e Mg.
Quanto a esses valores que indicas (excepto a densidade), penso que devas baixar um pouco em todos, eles estão dentro dos parametros aceitaveis mas deves baixar um pouco para valores que fiquem em "zona de segurança" e que tambem fiquem mais próximos do habitat natural, ou seja:
Temperatura: 26 º
Densidade: 1,025
Ca: 420 ppm
Mg: 1300 ppm
KH: 7/8 dkH
Atençao como falei anteriormente a densidade mexe com os parametros portanto deves primeiro nao dosear nada, estas a usar balling ou reactor de calcio? se sim podes parar de dosear para ver se baixas os parametros um pouco pois todos os valores estao altos e depois quando ja estiver os parametros no valor "spot" que indiquei acima (nao necessariamente o valor exacto) deves subir cuidadosamente a densidade, e ja sabes... iras ter novo aumento de parametros, mas isso depois acertas novamente como acertaste antes!