Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda com algas castanhas ( diactomasias)

Ajuda com algas castanhas ( diactomasias)

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63

Antes que me chateie de vez e desista do aquario, venho pedir a vossa grande ajuda no seguinte.

Tenho o aquário montado a cerca de 5 meses, e não me consigo livrar as algas castanhas no areao e rochas onde chega a fazer cabelos. :-s

Tenho uv-c ligada 12 horas por dia para matar bactérias nocivas, reactores de silicatos e fostatos.
Nitritos e nitratos muito baixos.

O que poderá ser? :-\ em 220 litros tenho 8000l/h de circulação....
Abraço,
Ricardo Paula

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas,

Estás a fazer TPA's?
Comida em excesso?
Aspiração da Sump e do Aquario tens feito?

Como estão os valores dos testes?

São muitos factores a ter em conta...

E acho que não é necessário teres a UV ligada, a meu ver... só se o aquário tiver algum tipo de "doença", e aquários sem algas há muito poucos... há sempre qualquer coisa =)

1 Abraço,
Armando

Eu sei que aquário de agua salgada sem algas não é aquário :D, mas chego ao ponto de 2 dias após aspirar o areão tenho o mesmo castanho, quase como um tapete.

TPA´S faço semanalmente sem falta 20% onde aspiro o areao, vidros e a sump.
O problema que tenho é que faço tpas com agua da torneira, pois não tenho osmose, o agua em Benfica sai ph8 e kh 11, silicatos e fostatos muito pouco com testes da JBL, onde da torneira fica na zona amarela, nada de alarmante.
Comida é que abuso um bocado :D, será disso? chegam a comer 3 ou 4 vezes por dia, sempre alternado em artemia, flocos e algas.
Também já pensei que pode ser do belo do escumador que não dê vazão ao aquario. Tenho um MTC V2 800 com bomba Sicce 3200l/h, mas acho que tenho de ir para um NAC7 :D
Abraço,
Ricardo Paula

Boas,

Pera... fazes TPA's e Reposição com água da Torneira? Ca medo e grande coragem, possivelmente está ai todo o teu problema... e a comida também um deles.

Qual é a salinidade que tens?

1 Abraço,
Armando

Faço tpas com agua da torneira porque os níveis de fostatos e silicatos não mínimos e os reactores conseguem deitar abaixo o que vem da torneira. :)

Até porque os corais que tenho euphylias estão a crescer estupidamente. :D
Abraço,
Ricardo Paula

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ricardo Paula Escreveu:
A salinidade está normalmente 1024/25.

Faço tpas com agua da torneira porque os níveis de fostatos e silicatos não mínimos e os reactores conseguem deitar abaixo o que vem da torneira. :)

Até porque os corais que tenho euphylias estão a crescer estupidamente. :D

Ja mediste os fosfatos e silicatos para saber que os reactores estao a fazer o seu trabalho? Os silicatos sao uma grande fonte para o desenvolvimento de algas!

O skimer pode dar ou nao vazão aquilo que tu metes la para dentro, se alimentas muito, tenta diminuir um pouco.
Editado pela última vez por Joao Tomas em 01/ago/2013, 17:03, num total de 1 vez.

Boas,

1º Diminui na comida
2º Faz testes ao aquário e coloca aqui os valores
3º Compra uma Osmose :P (eu tenho uma para venda) :P :P :P

1 Abraço,
Armando.

Vou então fazer testes e pôr aqui os resultados.

Desde já obrigado pelas ajudas :)
Abraço,
Ricardo Paula

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Ora aí tens todas as respostas que precisavas.
1º - Utilizas água da torneira, carregada de fosfatos que provoca boom de algas.
2º - Abusas na comida o que te faz aumentar nitratos e fosfatos com o mesmo resultado.

Disseste no teu primeiro post que tinha níveis baixos de nitritos. Em água salgada os nitritos e a amonia têm que estar completamente zerados antes de introduzires qualquer espécie de vivo.

Outra regra básica, ou antes um dos principais investimento necessários para ter um aquário de água salgada é utilizar água de osmose para reposição de água evaporada. E também para TPA's ou então usar água directamente do mar.
Há quem utilize água da torneira com alguns produtos para retirar os metais pesados, mas é sempre perigoso.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Ca vão os resultados dos testes:

PH - 8.0
kh - 10
NH4 - 0.2
NO2 - 0.025
NO3 - 15MG/L ( Verde na escala de cores)
PO4 0.05 (verde)
SIO2 - 0.8 (verde)

Deve ser mesmo do excesso de comida :(

Em relação a agua, vou passar a usar agua de garrafão do Lidl que acham?
Antes de fazer as tpa´s ponho um jerrican com agua e uso o PRIME da Sachem, mas acho que não da conta do amoníaco :(
Abraço,
Ricardo Paula

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
acho que deverias comprar uma osmose fica te mais barato a longo prazo e ficas logo com a agua pura...

Pedro Sousa Escreveu:
acho que deverias comprar uma osmose fica te mais barato a longo prazo e ficas logo com a agua pura...

Isto :D

Acredito mais que seja de não usar osmose, vou hoje ver um sistema para as futuras tpa´s. :)
Em relação a circulação tens razão, circulação a menos faz com que aparecem algas, mas de momento tenho no meu aquario uma bomba de retorno Eheim 3000, uma sycce 6000l/ a meio do aquario, e a superfície a ajudar o retorno uma de 1800l/h :)
Editado pela última vez por Ricardo Paula em 03/ago/2013, 02:01, num total de 1 vez.
Abraço,
Ricardo Paula

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Olá Ricardo, eu tive num nano o problema das algas tal como tu. tinha em 120lt brutos uma bomba de 5000lt/h e outra de 3000lt/h + retorno. Acredita que tudo se resume a um equilíbrio do aquário. Tens de ter calma.

1º Verificar esse escumador. Não conheço e não sei se será bom/adequado.
2º Relativamente à circulação deves ver se não tens pontos mortos no aquário e ao contrário do que disseram, colocar as bombas não no meio mas de forma a movimentarem bem a água dentro do aquário e muita agitação à superficie para haver muitas trocas gasosas.
3ºNUNCA MAIS USARES ÁGUA DA TORNEIRA! Eu antes chegar a minha osmose fiz isso e primeiro que tira-se as porcarias que essa água meteu no aquário foi um trabalhão.
4º Diminui para metade essa comida. Dás só duas vezes e apenas a quantidade que eles comem em pouco tempo. Vê se não ficam restos de comida...

Boa sorte!!!

Ora fiz hoje novamente testes fosfatos e silicatos, os fosfatos e os resultados são estes

Fosfatos - 0,5
Silicatos - 0,2

Finalmente os reatores estão a estabilizar isto. Em relação a circulação tenho pontos quase mortos no aquário, vou ter de mudar uma das bombas por uma de maior fluxo.
Abraço,
Ricardo Paula

De 8 passou a 10mil l/h de circulação, escumador Bubble Magus NAC7 e agua de osmose.
A ver se é desta que estabilizo o aquário :D
Abraço,
Ricardo Paula

Voltar para Discussão Geral