Boas

,
E pronto ... cá vamos nós para o próximo post.
Com tudo montado comecei a sentir os corais a ressentir-se. O porquê já sabia há muito mas faltava-me vontade e material para resolver o problema. ILUMINAÇÃO.
Finalmente este FDS decidi pôr mãos à obra. Ainda não está a 100% pois falta receber os PCB que vão levar os LDD-700H mas espero que fique funcional até os receber.
Só não vou implementar o controlo de iluminação por Arduino mas a seu tempo quando montar finalmente os PCB (espero recebê-los esta semana) isso fica resolvido.
Assim começou a saga de desmontar as calhas com a montagem antiga. Retirar os leds, limpâ-los de massa térmica, dessoldar os fios, fazer fios novos, estanhar pontas e soldar tudo de novo. Ainda por cima fui fazendo calha a calha para os corais não ficarem sem luz durante dois ou três dias.
Aqui está o material velho. Se alguém o quiser terá que o ir buscar ao caixote do lixo mais perto de minha casa.

Não tenho coragem para dar e muito menos para vender ... 40€ directo para o caixote.

Depois foi terminar a parte mecânica da coisa. Furações (total de 620 furos) mais limar arestas, mais suportes para a calha, suporte para a fonte, suporte para os PCB, etc ...

Tarefa seguinte? Começar a colocar os LEDS com massa térmica, parafuso, porca e anilhas.

Nesta fase já estava em contagem decrescente (e desesperante). O João para não variar é que me aturou.

Depois desta fase pronta ... Vai de testar tudo primeiro. Alguém consegue orientar-se nesta fiarada toda? Eu confesso que me vi um pouco aflito.

Ainda bem que decidi testar antes de cortar, descarnar e soldar fios ... Apanhei um LED queimado (já estava na calha antiga)

Cada 5 LEDS estão a consumir 700mA e 33V (aqui acho que vou ter que puxar só um bocadinho a fonte para cima. Está regulada para 36V mas os limitadores de corrente dão à saída menos 3V que na entrada. Para chegar aos 35V à saída (5 LEDS x 7V) tenho que puxar a fonte mais um pouquito.

E pronto ... fiozitos já todos organizados. Lembram-se no inicio de ter aqueles ligadores eléctricos? Aquilo fazia perder um pouco de tensão na calha pelo que optei por soldar todos os fios. Para além que fica mais limpo e vai pemitir uma melhor refrigeração.

Entretanto e enquanto podia fazer barulho aproveitei para furar o tecto para suportar a calha. Coloquei a calha em cima do aquário e com um nível laser marquei o tecto. Depois foi só cobrir para o aquário não apanhar aquele pó e pronto ...

Tou só à espera que o meu filhote adormeça de vez para poder ir acabar a calha. Falta montar a fonte, os limitadores de corrente, as ventoínhas e pronto.
Espero que amanhã os corais e peixes já acordem com a nova iluminação.
Tenho também que medir o PAR da calha pois estou desconfiado façe aos iniciais 40PAR no areão a 40cm de coluna de água. Agora com 55cm quero ver o que é que eles fazem.
Estou mesmo em modo "reza" e modo "dedos cruzados" ...
João, já sabes ... não te esqueças de trazer o seneye amanhã!
Abraços,
Rui