Boas

,
Armando Fernandes Escreveu:
Rui,
Lamento que isso tenha acontecido... mas já tinhamos falado sobre isso e voltei a tocar nesse assunto na Sexta Feira.
T5? Porque não junta umas croas valentes e passas para uma Vertex, Kessil ou até mesmo a nova AI Hydra?
1 Abraço,
Armando
Exactamente por isso das "coroas valentes" ... Tenho três filhos para alimentar que comem que nem uns desalmados. O hobby está sempre relegado para último em termos de prioridades financeiras.
Joao Alves Escreveu:
Antes de deitares tudo a perder, mete lá as lentes nos led's!

E atenção, que qd afastas o sensor do meio do aquario para a frente ou para trás, tens de o inclinar ligeiramente.
Qual foi a combinação de LED's final?
Sim, vou testar com as lentes já que não tenho que gastar mais dinheiro. Não invisto nem mais um tostão nesta calha.
O problema de virar ligeiramente é mesmo esse João. Repara que a distribuição de luz no coral não vai ser "coerente" e isso ainda se vai agravar mais com lentes. Por isso queria evitar colocá-las.
Como diz o Hugo ... "LED que precisa de lente é LED que não presta"
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Rui,
Quais são as dimensões do aquário? E a potência total dos LEDs actuais?
Artur 120x70x55. Potência dos LEDS actualmente: 260W
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Rui,
Experimenta duplicar o nº de LEDs e colocar lentes para distribuir melhor a luz, depois se possível experimenta medir a radiação PAR utilizando o fotômetro Apogee MQ200.
T5 = ATI

abraço
Boas Ricardo.
Duplicar o número de leds está fora de questão. Mais uma vez não meto nem mais um tusto aqui. Além disso duplicar LEDS implicava ficar com 520W que é francamente mais que com 8x T5 de 54W
Gostava de ter acesso a um aparelho desses. Pena o Paulo já não ter loja física. Lembro-me que ele tinha um que emprestava à malta.
Já pensei até em comprar mas são caríssimos.
E sim se optar por T5 (não me parece de momento pois as T5 tem só mais um pouco de PAR do que tenho agora) será ATI sem dúvida. Pena que as sfiligoi tenham acabado.
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia Rui
Não percebo muito bem como com 30 leds brancos e 20 azuis, tenhas falta de PAR.
Duplicar a quantidade de leds e aplicar lentes é uma pipa de massa, para também não falar, onde os irias albergar...
Há DIY que não valem a pena, que os fazemos por carolice... em prejuízo de muitas coisas...
Não acredito que tenhas paciência para voltar a mexer nessa calha, eu não teria... porque não conjugas a tua calha com tecnologia led mais focal, de forma a criar efeitos mais pontuais ('escola' Marco Madeira')?
Gostava que o António Vitor, com leds CREE, comentasse estes valores, de forma a comparar algo... pois acho que ele tem bastantes mais leds, apesar de serem de 3W... e os teus de 5W...
Qual o teu consumo (W) total ?
Como diz o 'João Alves', aplica as lentes.
Abraço e talvez até logo!
Pedro Ferrer
Não percebes? hummmmm para mim é simples. Mas depois digo-te em privado.
O problema é que a carolice tem limites e eu tenho que atirar a toalha para o chão.
Tou sempre a citar a minha mãe mas ela dizia que "não há amor como o primeiro nem desgosto como o último". Agora mesmo com lentes ou com algum milagra a calha até podia ser a melhor do mundo que para mim já não me diz nada.
Investi demasiado dinheiro, demasiado tempo, demasiada paciência e demasiado tempo familiar para um resultado que não me satisfaz e acima de tudo acho que não vai satisfazer os corais.
A analogia que faço é a seguinte. Um Homem até pode viver e sobreviver dentro de uma casa mas a disposição e felicidade é outra se apanhar sol na rua ...
A escola Marco Madeira é brutal mas nem sequer tenho espaço para meter PAR38 em cima do aquário.
Quanto ao António Vitor não é preciso ires muito longe. Basta ir ao tópico do Hugo Figueiredo com medições PAR em CREE XM-L e XP-G
E sim ... não tenho mesmo mais disposição para mexer na calha. Se queres que te diga todo o conceito DIY está para mim a ficar fraco. É como digo. A carolice tem limites e eu acho que atingi o meu.
Joao Alves Escreveu:
Sinceramente, 180PAR não me parece nada mau no areão. E estando os led's sem lentes, não deverás perder mt qd moves o sensor para a frente ou para trás. Mas acho que devias aplciar as lentes mesmo assim.
Mas antes disso, repete lá as medidas com calma tendo em atenção a inclinação do sensor. Ou seja, qd escolheres o local de medida, faz tilt ao sensor até obteres a melhor leitura possivel.
Abraço
Sim João. 180PAR no areão sem lentes tb não me parece nada mau. O problema são os 360 PAR a 10cm da superfície.
Mas vou tirar uma foto ao aquário e colocar lá as medidas de PAR por cima.
De qualquer maneira se quiseres tirar dúvidas serás sempre muito bem vindo cá a casa para veres pelos teus próprios olhos (sei que também é do teu interesse portanto podes aproveitar o teste) e ainda bebemos um café e uma jola. Garanto-te que cá há sempre uma embalagem de tiras de queijo para acompanhar.
Bruno Escaleira Escreveu:
boas . em primeiro deves aplicar a lente pois estas a dispersar muita luz. o led so funciona bem porque tem lente ou seja concentra a luz. sem lente existe uma dispersao imensa de luz. ou situaçao a que distancia estao os leds uns dos outros ?
penso que uma boa situaçao para o que tens ser´´a complementar a calha led com 2 ou 3 T5 , nao estraga o orçamento e vais buscar mais luz...
Epá Bruno ... por que é que será que eu discordo disto?
Já viste as calhas da Vertex? E não te esqueças que são consideradas as melhores calhas ... Só que usam LEDS CREE.
Os leds estão de 8 em 8 cm em comprimento.
Mas sim, vou aplicar lentes para ver como fica.
Colocar T5 desvirtua um pouco o conceito e além disso só me dava mais luz para as extremidades. Nunca iria ter mais PAR pois as T5 também não fazem muito mais.
Entretanto a todos obrigado pelo suporte e por aturarem os meus humores e desilusões.
Abraços,
Rui