Boas

,
Joao Alves Escreveu:
Só não entendo a vossa aversão a lentes, dizer que se é preciso por lentes para um led ser bom é mau, é o mesmo que dizer que por um reflector numa T5 tb é mau.
Lentes de 45º para cima não criam zonas de sombra desde que os led's estejam mais proximos, que é o teu caso.
O led tem uma lente de 120º/140º, embora o torne melhor que qq lampada em termos de foco de luz, continua a ser mau para o nosso objectivo, mt luz vai para o vidro e até para fora caso a calha esteja alta. As lentes são escolhidas de acordo com a utilização, e são uma mais valia para colocar a luz onde é precisa e desta forma minimizar desperdicios de energia.
Se as colocares, vais aproximadamente duplicar os valores que medis-te.
Na calha que montei com Cree aqui no bules, só não montei as lentes pq não as consigo encaixar por causa das soldaduras, senão estavam montadas.
E na verdade, dado os 33cm de altura do aquario, e irrelevante em termos de performance, já que os led's facilmente superam esta altura de àgua, mas se o tivesse feito, para esta calha teria certamente os XM-L a 700mA em vez de 1.4 e os blue e RB a 400 ou 500mA em vez dos actuais 900mA.
A ver se consigo ver isso de perto e se combinamos, como sabes tenho um teste pendente com prolight. Tenho os led's e dissipador em casa á espera que eu avance. Claro que dado a configuração de cluster que vou testar, facilmente duplico os valores que obtes-te, mas não interessa para o caso, o importante é o PAR obtido versus energia gasta.
Arranja lá forma de fixar os suportes e as lentes, que vais ver que muda radicalmente os resultados!

Embora os 180 no areão, sejam mt bons e acima da media do que é disponibilizado no mercado.
Pronto ... já percebi ... Vou meter lentes. Esperar que cheguem os PCB que tenho que tirar a calha do sítio e faço tudo. Monto os PCB com os drivers, substituo o led azul queimado e meto as lentes ... (assim como assim estou à espera de um tudo de silicone para isso mesmo).
Ricardo Prata Escreveu:
Rui,
Ter 180 de par no fundo do teu aquario, não é mau não....!
todo o coral cresce com essa intensidade, podes perder um pouco é na vibração das cores mas funciona ....garanto!
eu deixava ficar um tempo e talvez fizesse o que te sugerem "lentes"!
Pensa....!
Plano B ja sabes qual é!!!!
Boas Mestre. Sim plano B está na algibeira se fôr preciso,
Mas o meu problema não são os 180 PAR no areão. São mesmo os 360 a 10 cm da superfície.
Mas pronto vou meter as lentes e ver o que é que dá!
Artur Fonseca Escreveu:
Acho que isso chega e sobra

Podes sempre colocar os corais que necessitem de maior intensidade de luz na fila do centro do aquário e essa iluminação actual estará muito boa.
Sim Artur, tenho a ilha do lado esquerdo com maior altura e PAR e estou a colocar os mais exigentes nesse lugar.
Ricardo Oliveira Escreveu:
Boas Rui.
Bem entendo o que sentes, depois de tanto trabalho dedicação e dinheiro,
mas isto dos diy é mesmo assim... umas coisas correm bem outras menos bem.
Por outro lado acho que te estas a exceder um pouco não leves a mal mas acho que
deves comprovar primeiro sem medidor. Quero eu dizer que os corais é que te vão
dizer e não o medidor de PAR se valeu o esforço. Tem calma e cá para mim tens
ai mais luz do que a necessária embora tecnicamente te tenha desiludido, objetivamente
pode dar conta do recado e até surpreender.
Eu só alterava um pouco a cor e colocaria mais azuis, mesmo perdendo +PAR.
Não será nada do outro mundo, mas tem potencial (coloca as lentes).
Sps mais para o topo e o resto é fácil

A realidade é que assim que meti a calha a funcionar os corais começaram a meter os pólipos para fora como nunca.
Vamos ver a reacção dos corais e sim, vou meter lentes e depois logo se vê.
Metendo mais azuis não perdes PAR, pelo contrário ... perdes luz visivel mas ganhas par.
Estes leds no azul são como ter um RB e um Blue da CREE portanto é como se tivesse o dobro dos azuis.
Espero que sim, que tenhas razão e que surpreenda. Também não tenho muitas alternativas agora nem me vou chatear mais com o assunto.
Abraços,
Rui