Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral PAR 38

PAR 38

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 20/ago/2013, 03:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Boas noite, no meu nano salgado tenho uma calha de madeira T8 sem reflectores e muito feia feita a doutor pardal e lendo e perguntando por ai algo que me foi sugerido foi PAR38.

PAR38 é uma lâmpada com rosca normal E27 mas que é constituída por leds de alta potencia e um difusor, existem no mercado muitas que diferem em fabricante, preço, qualidade, potencia etc.

Pelo que tenho lido existe já alguma malta que usa essas lâmpadas em plantados, para salgados já li de tudo, uns que combinam varias lâmpadas cada com um comprimento de onda diferente (acho que é assim que se chama) outros usam lâmpadas que nas mesmas já vem combinados vários comprimentos de onda, também vi que essas lâmpadas são caras mas face ao preço das calhas T5 e consumo eléctrico penso que seja um investimento rentável, por isso cria uma ajudinha

Aquario: 62cm x 30.5 cm x 33 cm 60 litros +/-

Mensagem 20/ago/2013, 09:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas André,

Com essas dimensões duas lampadas de Par 38 de 36w chegam para peixes e corais.
Podes depois colocar uma régua com uma fita de leds só azuis para fazeres o moonlight.

É a melhor solução quer pelo custo inicial quer pelo consumo, visto o aquário ser baixo.
Conheço quem venda lampadas dessas de boa qualidade por 69€ cada por isso faz as contas.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 20/ago/2013, 11:32

Tens algum sitio onde possa ver informação sobre as lâmpadas?

Mensagem 20/ago/2013, 11:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Boas André,

Com essas dimensões duas lampadas de Par 38 de 36w chegam para peixes e corais.
Podes depois colocar uma régua com uma fita de leds só azuis para fazeres o moonlight.

É a melhor solução quer pelo custo inicial quer pelo consumo, visto o aquário ser baixo.
Conheço quem venda lampadas dessas de boa qualidade por 69€ cada por isso faz as contas.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Boas,

2x 69€ = 138€

Por 160€ que até pode ser menos um pouco pois podes fazer uma oferta 10£ abaixo tens esta que tem a vantagem de ser dimmable e pode servir para um aquário futuro tb.

http://www.ebay.co.uk/itm/Dimmable-LED- ... 1c32fc54a4

É uma questão de avaliares os prós e contras!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/ago/2013, 12:10

Boas Rui,

Essa é a melhor solução sem dúvida.
O meu aquário de 120cm tem duas dessas calhas, só que na altura só consegui arranjar com 10.000k e 460nm.
Estou muito satisfeito porque tem dois canais. Umpara os brancos e outro para os azuis e dá para ajustar nos dimmers.
Eu tenho os azuis no máximo 12h por dia e os branco a 50% 10 horas por dia.

Comprei no ebay :)

Há soluções de calhas dessas que fazem o amanhecer e por-do-sol automaticamente e são ligeiramente mais caras

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 20/ago/2013, 12:29

Rui,

Olha que são 160 libras e não euros... dá um pouco mais mas tambem a solução é melhor.
Mas dá 187€

cumprimentos

Mensagem 20/ago/2013, 13:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Rui,

Olha que são 160 libras e não euros... dá um pouco mais mas tambem a solução é melhor.
Mas dá 187€

cumprimentos

Miguel ... Obrigado pela correcção!

No entanto tem lá um butão para "make offer" e pode-se meter um pouco mais baixo o valor!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/ago/2013, 19:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Viva, também estou inclinado para utilizar este tipo de iluminação no meu nano. Parece-me uma boa opção.
aqui tens mais informaçã0 e é PT :) http://www.reefled.pt/index.php/pt/

Mensagem 21/ago/2013, 01:38

Obrigado pelo site tem mesmo muita informação útil e ainda por cima em português :-bd

Ja tive algumas proposta de par 38 por preços razoáveis, esse modulo de leds também parece ser algo a ter em conta.

Mas como pouco percebo disso gostava que me ajuda sem a escolher, i.e 1 par38 x + uma par38 y ou até mesmo um modulo led como o de cima, as lentes das lâmpadas devem ter 60º ou 90ºa mistura de leds deve ter mais azuis mais brancos.

Desculpem estar a ser melga, mas como não tenho quase conhecimento nenhum sobre essas lâmpadas com um pouco de auda pode ser que evite fazer uma má compra.

Mensagem 21/ago/2013, 12:49

Boas,

A reffled tem material bom, mas é carote...

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 21/ago/2013, 12:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boas,

Vê o meu tópico FF's Reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1149, que tem iluminação da Reefled. Podes sempre tirar ideias e eliminar ceticismos em relação aos leds.

Abraço

Mensagem 26/ago/2013, 19:59

Filipe,
Onde fica a reefled?

cumprimentos
Miguel

Mensagem 26/ago/2013, 20:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Miguel Pinho Escreveu:
Filipe,
Onde fica a reefled?

cumprimentos
Miguel

Realmente em www.reefled.pt não há qualquer informação de localização...
Parece-me algo impensável

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 26/ago/2013, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Olá pessoal, fica na Sobreda da Caparica, bem perto de mim Charneca de Caparica :D :D

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/ago/2013, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boas,
Como o José já disse fica na Sobreda.

Cumps

Mensagem 27/ago/2013, 08:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas,

Na minha modesta opinião, penso que a ReefLed ainda tem os LEd's bastante caros... isto porque se formos a fazer bem as contas, o investimento que está no aquário que as fotos da ReefLed apresenta (penso ser do FF)... é bastante superior a colocar uma Aqua Illumination, Kessil ou até mesmo Ecotech...

Apenas me estou a basear nos preços que estão apresentados no Site.

Penso que deves procurar no mercado uma solução a tua medida, e pelos valores acho que ate podes optar pelas Kessil que devem baixar de preço em Outubro com a entrada no mercado europeu do novo modelo (Kessil A360w), que dizem eles que tem mais de 30% de luz...

Mas acho que isto pode ser confirmado com o Marco Madeira e com o Ricardo Prata, eles usam estes focos.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 27/ago/2013, 15:53

Boas,

Partilho da mesma opinião e os canhões que vendem, que penso serem da Ecoxotic, já são caros por natureza.

Um aquário de 120x60x60 com a configuração de 3 canhões + 2 par38 desta marca ficaria por mais de 1.400€

Mas à parte disso têm óptimo aspecto.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Voltar para Discussão Geral