O Ricordea Dream, para quem o conhece foi todo desmontado. Vou recomeçar a sua montagem corrigindo alguns erros cometidos.
Antes de mais quero agradecer a quem me tem aturado na parte técnica da montagem: Pedro Ferrer e Baltasar Parreira ... Obrigado. Muito Obrigado.
Ainda estive em dúvida se colocava este tópico na área DiY e depois abria este mais tarde mas acho que prefiro ter tudo junto.
Algumas coisas aprendi com a montagem anterior que quero corrigir:
1- Caixa depuradora. Sai fora e será substituida por dois filterBags
2- Prateleira para Caixa depuradora e zona electrica vão sair fora. Ocupam demasiado espaço e não me deixam mexer ou limpar a sump como deve de ser.
3- Calha t5 fora e substituição de um chapéu com 50 Leds.
4- zona de reprodução de Ricordeas na sump com uma calha com Leds de 50cm (7x XM-L a 700mA + 6x RoyalBlue a 700mA --> existentes)
5- egg crate por baixo do areão. Fora ...
6- entrada de areão aquando da re-montagem.
7- vou aproveitar para lixar e re-pintar o móvel. - Repintado o móvel ... nem um pouco de deformação ou inchaço de 1 ano e meio de utilização ... fiquei muito contente.
8 - refazer a parte electrica toda.
9- em análise a inclusão de um Algae Scrubber.
Entretanto e enquanto espero pelos LEDs (que entretanto já chegaram) estou a programar o Arduino.
Experimentei diversas coisas, diversas ideias, e sinceramente acho que me tinha safo melhor com um screen de duas linhas. O Pedro Ferrer queixa-se disso, mas para mim tem uma enorme vantagem. Não tem que andar preocupado com mariquices ....
Experimentei icons no SD (Obrigado Hugo) ... demasiado lento. Outras ideias ... não gostava do visual ...
Finalmente apostei no visual muito simplista e estou a gostar.
Aqui fica um pequeno video do que está feito. Não muito mas o suficiente para conseguir já controlar a iluminação que era o que mais me preocupava.
Quando não tenho paciência para programar, entretenho-me a soldar e a preparar as coisas que vou precisando.
Transformação da fonte de alimentação de PC. Podem ver pelas especificações que terei 25A disponíveis nas linhas de 12V que é mais do que suficiente para aquilo que preciso.
Desligada:
3.3v sei que não deverei precisar mas pelo sim pelo não ficou ...
5v para alimentar o Arduino e todos os dispositivos extra ... GSM, Relays, etc.
12v para alimentar as 5 séries de 10 LEDS ProLight e também 3 bombas Tunze para reposição e TPA.
Outras coisas que vou precisando de soldar é o PCB que a AquaLEDLight me arranjou para controlar PWM nas 5 calhas.
Vou controlar independentemente brancos, azuis e calha da SUMP.
Agora digam lá os experts da electrónica e do DIY ... para quem nunca soldou na vida .... o que acham do trabalho?
E para terminar uma foto da calha electrica que estou a montar.
As tomadas serão 5 controladas pelo Arduíno nesta primeira fase e o restante alimentado directamente. Na parte de baixo fica toda a parte electrónica e ficarão também na tampa as ligações para as bombas, boias, calhas LED, etc ...
Há mais ... como a montagem da calha de LEDS da SUMP mas vamos com calma e vou postando também à medida que fôr tendo tempo!
Abraços,
Rui