Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral HQI vs T5 vs LED

HQI vs T5 vs LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 24/set/2013, 09:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
sezi Escreveu:
Bom dia pessoal

Já que estão numa de "discutir" calhas e afins será que me podiam dizer o que acham destes módulos?

https://www.coralmaternity.com/pt/promo_6

abraços

Isso é uma review e bastante extensa. Não percebi a marca, nem o modelo, que tipo de ledes, quantos tem, não consigo ver as fotos, etc...

Coloca aqui as características dos leds para se poder opinar! ;)

Mensagem 24/set/2013, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
A marca é intellisun

Cada modulo tem 85w e é composto por

Um conjunto central mais 8 x 3W led AquaSpecial
6 x 3w led Royal blue

6 x1w purpleplus

Não consigo descobrir mais características..acho que este é o site do fabricante

http://www.ledgrowlightsoutlet.com/smar ... ights.html

Mensagem 24/set/2013, 10:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Hugo Figueiredo Escreveu:
sezi Escreveu:
Bom dia pessoal

Já que estão numa de "discutir" calhas e afins será que me podiam dizer o que acham destes módulos?

abraços

Isso é uma review e bastante extensa. Não percebi a marca, nem o modelo, que tipo de ledes, quantos tem, não consigo ver as fotos, etc...

Posso dizer-te que já os vi ao vivo e fiquei muito bem impressionado com eles.

Leds são Bridgelux de 3W e um central de 40W se não me engano.
Violetas azuis e brancos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2013, 10:37

sezi Escreveu:
A marca é intellisun

Cada modulo tem 85w e é composto por

Um conjunto central mais 8 x 3W led AquaSpecial
6 x 3w led Royal blue

6 x1w purpleplus

Não consigo descobrir mais características..acho que este é o site do fabricante

http://www.ledgrowlightsoutlet.com/smar ... ights.html

Sem ver a curva dos leds e apenas olhando para a "cor", parece bem!
Mais violea que o normal nas calhas comerciais (o que é bom).
Relação de brancos Vs Royal Blue, parece acertada!
Não tem Blue!

Tudo coisas boas!
Agora só vendo a curva de espetro dos leds! :D

Mensagem 24/set/2013, 10:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
sezi Escreveu:
Bom dia pessoal

abraços

Posso dizer-te que já os vi ao vivo e fiquei muito bem impressionado com eles.

Leds são Bridgelux de 3W e um central de 40W se não me engano.
Violetas azuis e brancos.

Abraços,
Rui

Se é Bridgelux é bom! Parece-me bem a calha.

Mensagem 24/set/2013, 10:48

e a nível de preço parece-me muito "apropriado" comparando com o que anda no mercado.

Acho que vou mesmo arriscar e comprar dois módulos para 120 cm de comprimentos e 60 de largura

Mensagem 24/set/2013, 11:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
sezi Escreveu:
e a nível de preço parece-me muito "apropriado" comparando com o que anda no mercado.

Acho que vou mesmo arriscar e comprar dois módulos para 120 cm de comprimentos e 60 de largura

Boas, poderei estar a ver mal mas não vi no site que referes nada com essas medidas.

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 24/set/2013, 11:11

dá para juntar vários módulos, a ideia é comprar dois de 85w e usá-los em conjunto

Mensagem 24/set/2013, 11:12

José Santos Escreveu:
sezi Escreveu:

Boas, poderei estar a ver mal mas não vi no site que referes nada com essas medidas.

Abraço
José

Cada calha de 85W cobre uma superficie de 60 por 60!

daí ele estar a dizer 2 para 120x60!

Não te esqueças de comprar o controlador tb!

abraços,
Rui

Mensagem 24/set/2013, 15:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Hummm parece-me pouco 85 + 85 = 170w eu diria que precisavas de mais uma. Eu tenho 2x120w + 2x36 em 120x60x60 e como tenho o canal de brancos nos 50% no total devo ter 252w em Leds e acho que não podia ter muito menos.

Uma calha vertex de 90cm SR260 tem 255w e se for a SR360 já tem 288w, estas calhas são boas mas caras.
Duas Ecotech Radion XR30w G2 dão 140x2 = 280w

cumprimentos

Mensagem 24/set/2013, 15:31

Miguel Pinho Escreveu:
Hummm parece-me pouco 85 + 85 = 170w eu diria que precisavas de mais uma. Eu tenho 2x120w + 2x36 em 120x60x60 e como tenho o canal de brancos nos 50% no total devo ter 252w em Leds e acho que não podia ter muito menos.

Uma calha vertex de 90cm SR260 tem 255w e se for a SR360 já tem 288w, estas calhas são boas mas caras.
Duas Ecotech Radion XR30w G2 dão 140x2 = 280w

cumprimentos

Já foi tempo em que se "media" a iluminação por watts. Watts medem consumo, não potência ou qualidade. Quanto muito potência radiométrica!

Se os leds são Bridgelux como dizem, e não sabendo a disposição na calha ou se tem lentes ou não, acho que a indicação de cobrir 60x60, para 8W+6RB+6V, parece-me corretamente dimensionada!

Mensagem 24/set/2013, 15:50

Eu sei Hugo,

O melhor seria medir o PAR no fundo. Agora as calhas têm óptimo aspecto só acho que podem não dar os 60x60.

Só vendo. O meu palpite vai para 3 calhas e não duas. Talvez num cubo 50x50 uma chega.

Essas coisas só testando mesmo. Também há sempre a possibilidade de testar duas e se nao chegar... adiciona-se uma mais. É a vantagem dos leds

Cumprimentos

Mensagem 24/set/2013, 17:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Boas
Excelente tópico e cada vez mais admiro leds principalmente canhões tenho pesquisado diy e não encontro nada sobre canhões alguém sabe de algum

Mensagem 24/set/2013, 17:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Pedro Duarte Escreveu:
Boas
Excelente tópico e cada vez mais admiro leds principalmente canhões tenho pesquisado diy e não encontro nada sobre canhões alguém sabe de algum

Tens imensos topicos na reefcentral acerca de DIY com multichips led, por exemplo um dos mais discutidos:

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2128756

Mensagem 24/set/2013, 17:58

Pedro,

O João Tomás está a fazer um canhão de leds que, em termos de cor, é o que eu considero ideal.

Eu é que não tenho jeito, tempo, dinheiro, para me meter numa coisa dessas.

Estou com curiosidade de ver o resultado final.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 24/set/2013, 18:57

Pedro Duarte Escreveu:
Boas

Epá ... ainda à três ou quatro dias fiz uma lista de compras para uns canhões que me pediram

Vou actualizar e meter tudo direitinho e posto aqui ou num tópico de DIY para quem quiser!

Abraços,
Rui

Mensagem 25/set/2013, 15:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Excelente tópico!

Todos os tipos de iluminação funcionam, até as T8 funcionavam no passado para manter corais moles, tridacnas e anémonas. A iluminação embora importante é apenas mais um dos factores a considerar para se ter sucesso num aquário de recife. Acho que actualmente estamos demasiado centrados na tecnologia e menos na biologia, no tempo e paciência dedicados ao aquário.

abraço

Isto que o Ricardo disse...

e apenas complementando. Em termos de luz, o Sr. das luzes lá do lado de lá do atlantico (Dana Riedlle) diz que bastam azuis e brancos e nunca abaixo de 200 ou acima de 400 de Par. De resto tudo funciona... a palestra dele foi toda sobre isso e desmestificou também um pouco os violetas e vermelhos, a que ele chamou de fantasias de marketing. A ver se perco um tempo para acabar o artigo do MACNA para o colocar lá no tópico e depois elaboro um pouco mais a palestra que ele deu.

Mensagem 25/set/2013, 15:52

Marco Madeira Escreveu:
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Excelente tópico!

Todos os tipos de iluminação funcionam, até as T8 funcionavam no passado para manter corais moles, tridacnas e anémonas. A iluminação embora importante é apenas mais um dos factores a considerar para se ter sucesso num aquário de recife. Acho que actualmente estamos demasiado centrados na tecnologia e menos na biologia, no tempo e paciência dedicados ao aquário.

abraço

Isto que o Ricardo disse...

e apenas complementando. Em termos de luz, o Sr. das luzes lá do lado de lá do atlantico (Dana Riedlle) diz que bastam azuis e brancos e nunca abaixo de 200 ou acima de 400 de Par. De resto tudo funciona... a palestra dele foi toda sobre isso e desmestificou também um pouco os violetas e vermelhos, a que ele chamou de fantasias de marketing. A ver se perco um tempo para acabar o artigo do MACNA para o colocar lá no tópico e depois elaboro um pouco mais a palestra que ele deu.

Faz isso porque seja quem for, vai ter de me explicar MUITO BEM porque é que (sobretudo) os violetas (leia-se espetro no range 410-430, que até pode ser dado por luzes brancas é verdade) não são importantes se é onde está o pico da fotosíntese (clorofila A e B). ;)

Mensagem 25/set/2013, 18:21

Pois eu também já li isso que 430nm é o comprimento de onda mais favorável aos corais sps.

Agora é evidente que a luz branca vai "azulando" com a profundidade. O que nós fazemos em casa, é colocar à superfície uma luz que se aproxima da luz solar que penetra num recife de coral a profundidades maiores. Ou seja um coral que esteja a 3 e 5 metros de profundidade recebe um espectro de luz que já não é o mesmo que se tem à superfície.

Acho eu que é mais ou menos isto.

Cumprimentos

Mensagem 25/set/2013, 19:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Há muitas e variadas soluções LED para reefs e acho que tecnicamente (para gerar PAR suficiente para manter os corais) de forma geral todas cumprem esse objectivo.

Depois há a questão dos gostos pessoais de cada um, sobre o efeito da luz na coluna de água.

Pessoalmente já vi calhas HQI em aquários de lojas e não gostei do efeito cintilante nem das sombras criadas.

Vi também os "Menarcs" HQI e estes sim, adorei a capacidade de distribuição de luz, uma das melhores que já vi.

E as que mais gostei foram calhas T8 e T5, sendo o expoente máximo as ATI. Gosto da distribuição de luz homogénea, inexistência de sombras, e não cintilação exagerada da luz sobre a água.

Em resumo não gosto visualmente do efeito da luz obtida com fontes de iluminação de ponto concentrado tipo HQI's simples, LED Cannons, e grande parte das calhas LEDs do mercado (Ecotech, Kessil, MaxSpect, Vertex Illumina, etc.). A rara excepção foi as AI Sol, se colocadas no aquário perpendiculares ao vidro frontal (têm uma boa área dos leds).

Então para mim a calha LED ideal é aquela em que tendo um aquário iluminado com uma ATI Sunpower T5 lado a lado com um aquário iluminado com a calha LED ideal, não se consiga distinguir qual dos aquários está iluminado com qual das calhas. Gosto que as calhas cubram a maioria da superfície de água, tanto em comprimento como em largura. E que tenham os LEDs distribuídos homogeneamente, sem zonas concentradas.

E então no meu caso optei pelas calhas da TMC Aquabeam 600 Ultra (tinha também uma Aquabeam 500 mais antiga e que mantenho no centro do conjunto). As 600 Ultra têm LEDs Cree e quando alinhadas duas blades, têm o perfil semelhante a uma T5 de 54W. No meu reef tenho a seguinte configuração de calhas e cores:

Iluminação (168W LED)
esquema (de trás para a frente):
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ==========
======== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========

Fotos ilustrativas tiradas há instantes...
Imagem
Imagem
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral