Boas,
Há muitas e variadas soluções LED para reefs e acho que tecnicamente (para gerar PAR suficiente para manter os corais) de forma geral todas cumprem esse objectivo.
Depois há a questão dos gostos pessoais de cada um, sobre o efeito da luz na coluna de água.
Pessoalmente já vi calhas HQI em aquários de lojas e não gostei do efeito cintilante nem das sombras criadas.
Vi também os "Menarcs" HQI e estes sim, adorei a capacidade de distribuição de luz, uma das melhores que já vi.
E as que mais gostei foram calhas T8 e T5, sendo o expoente máximo as ATI. Gosto da distribuição de luz homogénea, inexistência de sombras, e não cintilação exagerada da luz sobre a água.
Em resumo não gosto visualmente do efeito da luz obtida com fontes de iluminação de ponto concentrado tipo HQI's simples, LED Cannons, e grande parte das calhas LEDs do mercado (Ecotech, Kessil, MaxSpect, Vertex Illumina, etc.). A rara excepção foi as AI Sol, se colocadas no aquário perpendiculares ao vidro frontal (têm uma boa área dos leds).
Então para mim a calha LED ideal é aquela em que tendo um aquário iluminado com uma ATI Sunpower T5 lado a lado com um aquário iluminado com a calha LED ideal, não se consiga distinguir qual dos aquários está iluminado com qual das calhas. Gosto que as calhas cubram a maioria da superfície de água, tanto em comprimento como em largura. E que tenham os LEDs distribuídos homogeneamente, sem zonas concentradas.
E então no meu caso optei pelas calhas da TMC Aquabeam 600 Ultra (tinha também uma Aquabeam 500 mais antiga e que mantenho no centro do conjunto). As 600 Ultra têm LEDs Cree e quando alinhadas duas blades, têm o perfil semelhante a uma T5 de 54W. No meu reef tenho a seguinte configuração de calhas e cores:
Iluminação (168W LED)esquema (de trás para a frente):
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ================== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ================== Aquabeam500 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Reef Blue Twin LED 24W ================== Aquabeam600 Marine White Twin LED 24W ========
========= Aquabeam600 Fiji Blue Twin LED 24W ==========Fotos ilustrativas tiradas há instantes...