Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Quantidade de Peixes num aquário de 400 L

Quantidade de Peixes num aquário de 400 L

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Gostaria de saber quantos peixes deveria ter no meu aquário com 120x60x60.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

No livro 'An Essential Guide To Choosing Your Marine Tropical Fish' de Dick Mills, na pág. 7 ele refere que se deve seguir a seguinte regra:

120cm2 para 1cm de peixe

"In a tank measuring 90cm long by 38cm high by 30cm front to back,Applying the guide of 120cm2 of water surface per centimetre of fish body length (excluding the tail), this tank's eventual total fish-holding capacity will be about 23cm of 'fish'."

Meus amigos, seguindo essa regra, no meu antigo aquário de 200l (100x40) apenas deveria ter 33cm de 'peixe'...

Bom... 2 Ocellaris podem chegar aos 9cm...
9cm x 2 peixes = 18cm, portanto, só me restariam 15cm de peixes... que com um Flavescens, Gramma Loreto e 2x Nemateleotris Magnifica foi largamente ultrapassado...

A regra do Dick Mills é uma boa regra, talvez para sistemas ULN.
Podemos perfeitamente ter mais peixes, com os novos sistemas de alojamento de bactérias... dependendo do comportamento dos peixes, compatibilidade....

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

No livro 'An Essential Guide To Choosing Your Marine Tropical Fish' de Dick Mills, na pág. 7 ele refere que se deve seguir a seguinte regra:

120cm2 para 1cm de peixe

"In a tank measuring 90cm long by 38cm high by 30cm front to back,Applying the guide of 120cm2 of water surface per centimetre of fish body length (excluding the tail), this tank's eventual total fish-holding capacity will be about 23cm of 'fish'."

Meus amigos, seguindo essa regra, no meu antigo aquário de 200l (100x40) apenas deveria ter 33cm de 'peixe'...

9cm x 2 peixes = 18cm, portanto, só me restariam 15cm de peixes... que com um Flavescens, Gramma Loreto e 2x Nemateleotris Magnifica foi largamente ultrapassado...

Podemos perfeitamente ter mais peixes, com os novos sistemas de alojamento de bactérias... dependendo do comportamento dos peixes, compatibilidade....

Abraço
Pedro Ferrer

Boas Pedro,

Obrigado por responderes mas não entendo a relação cm2 para cm de peixe. deveria ser por volume logo cm3 ou litros.

Eu estou a pensar em 18 peixes metade no porte 3-7cm e a outra metade de 8-12cm

Cumprimentos

Boa noite

Para o autor, não interessa a altura da coluna de água para as suas contas...
Tem interesse sim, a área em XY (Larg./Comp.) do aquário, daí ser em Cm2 e não Cm3.... pois é através desta área, desta superfície que são efectuadas as trocas gasosas.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

120cm2 para 1cm de peixe

Abraço
Pedro Ferrer

Boas Pedro,

Obrigado por responderes mas não entendo a relação cm2 para cm de peixe. deveria ser por volume logo cm3 ou litros.

Eu estou a pensar em 18 peixes metade no porte 3-7cm e a outra metade de 8-12cm

Cumprimentos

Boas,

Depende de muitos factores.

Escumador, manutenção, etc ...

Eu no meu que é mais ou menos o mesmo que o teu (um pouco maior) só vou manter três cirugiões e vamos ver se não vão ser demais.
Mas também tenho um escumador para 1500l de água!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Pois.... eu já ultrapassei os 3 cirugiões... tenho 6. Eu sei que sou doido... De volta e meia pegam-se à pancada principalmente o Yellow Tang que é o maior e que foi juntamente com o Hepatus o primeiro a entrar.
O que me vale é que teho muita rocha com imensas entradas e saídas.

Bem cá vai a Lista do que tenho (16 no total).

Ocellaris - 2
Chromis viridis - 6
Halichoeres chrysus -1
Baiacu biocelatus - 1
Zebrasoma Flavescens - 1
Zebrasoma Veriferum - 1
Paracanthurus Hepatus - 1
Ctenochaetus truncatus - 1
Naso Lituratus - 1
Acanthurus Lineatus -1

Cumprimentos

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
A questão não é o escumador ou o sistema de filtragem ou a litragem.
A questão é quanto tempo é que queres que durem os teus peixes... nesse aquário não colocaria mais do que 2 ou 3 cirurgiões. Mais do que isso e nunca se tornarão adultos... vão começar a andar á pancada, ou adoecem ou morrem por stress de comportamento/território. Isso é um aquário muito pequeno para tanto cirurgião...

Hoje em dia e devido aos sistemas de filtragem e grandes escumadores e bactérias e tudo o mais, há mais facilidade em carregar nos peixes sem ter problemas de amonia, nitrito excesso de materia organica etc como no passado. Mas por outro lado, o pessoal não pensa nos peixes a longo prazo, no seu crescimento, compatibilidade, stress etc. Por isso não duram os 10 ou 15 anos que deviam durar... nem chegam aos 15/20 cm com que deviam ficar.

Bom dia Marco

Enorme qualidade na resposta. :ymapplause:
Faz reflectir qualquer um.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia Marco

Enorme qualidade na resposta. :ymapplause:
Faz reflectir qualquer um.

Abraço
Pedro Ferrer

Pois ... por isso é que só vou ter 3 cirugiões neste sistema. E mesmo assim já acho muito.

A vantagem que eu tenho é que como sabes tenho 4.2m de aquários ao lado pelo que se houver guerras rapidamente tiro um para o lado.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Eu sei que tens razão em TUDO o que escreveste.
Mas quis fazer a experiência, se calhar daqui a um par de anos vou mudar para um aquário maior, se não o fizer, troco ou vendo os peixes.

Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Eu num aquário desses só colocaria 2 a 3 cirugioes...e sem ser nasos ou hepatus, pois vão acabar por ficar muito grandes!

cumps

Voltar para Discussão Geral