Boas!
Vou deixar aqui a minha experiência no que concerne à eclosão de artémia e ao mantimento a longo prazo de uma cultura de phyto!
Artémia
Material:
Artémia salina de boa qualidade
Reator (garrafa de 1,5L)
Bomba de ar, sem pedra difusora (muito pequena)
Iluminação (opcional)
Termometro
Em primeiro lugar adquirir artémia salina por eclodir de boa qualidade (aqui as marcas fazem mesmo a diferença, pois já experimentei várias e as taxas de eclosão são deverás dispares), como por exemplo da Sera e da Ocean Nutrition.
Existem umas carteiras da Sera (basta juntar agua da rede), que dá para meio litro de água, o que será suficiente para a maioria dos sistemas!Eu optei por adquirir uma embalagem maior, pois a longo prazo fica mais barato!
O reator é coisa mais simples de fazer....cortar o fundo de uma garrafa de 1,5L de água, cerca de 10cm do fundo....colocar depois a parte da tampa dentro do pedaço que foi cortado.Tem sempre de ser uma superfície cónica para os ovos não se depositarem no fundo!Q
Bomba de ar pequena com uma "torneira" e sem pedra difusora, podem optar por colocar o tubo que vem da bomba diretamente dentro da garrafa, pu então colocar uma palhinha ou tubo rígido na ponta....a torneira aqui serve para diminuir um pocuo o fluxo da bomba, pois tenho uma das mais fracas do mercado mas mesmo assim o fluxo de ar da mesma era um pouco grande...além de que depois da artémia eclodir se dever diminuir ainda mais o fluxo!
A Iluminação é opcional na fase de eclosão e totalmente dispensável depois....aqui a iluminação terá 2 funções, iluminar (fiz com e sem iluminação e com, a artémia eclodia mais depressa) e manter a temperatura entre os 26 e 28ºC.
Eu utilizo uma Lâmpada fluorescente compacta.
Ao fim de 24/36h a maioria da artémia já deve ter eclodido e é facilmente visível quando isto acontece, pois a agua fica alaranjada.Para deitar no aquario, desligamos a bomba de ar e as cascas vão flutuar.....Depois é desenroscar a tampa da garrafa e deixar cair para um reservatório até 2 dedos da superfície, onde estão as cascas!
Eu deixo estar mais uns dias a artémia no reator, alimento com phyto, coloco a bomba de ar no mínimo possível e desligo a iluminação!
Phyto
Material:
cultura inicial de Nannochloropsis (em disco ou de alguém que já tenha uma cultura madura)
Reator
Água salgada ou salinada fervida
Bomba de ar com pedra difusora
Iluminação 24h (lâmpada economizadora 15w branca)
Adubo especifico para algas
De longe cultivar Nannochloropsis é mais simples que Isochrysis e Tetraselmis, pois não tem tantas exigências em termos de temperatura, densidade e até iluminação!
Adquiri o disco inicial da minha cultura aqui:
http://www.zmsystems.co.uk/index.php?ap ... hytoplates
O reator adquiri no ebay:
http://www.ebay.co.uk/itm/Plankton-Phyt ... 1c0ec373af
O reator teve de ser esterilizado (fervido) para evitar a contaminação da cultura!
A agua utilizada também deve ser sempre fervida....
Depois de ter tudo a funcionar deitar adubo especifico, 3 a 6 gotas por cultura:
http://www.zmsystems.co.uk/index.php?ap ... ow&ref=mag
Quando a cultura ficar verde escura, retirar tudo e apenas deixar um pouco no fundo para iniciar a nova cultura!Este processo levára aproximadamente 4 a 5 dias para 3L (no verão é mais rápido).O Phyto poderá ser armazenado numa garrafa dentro do frigorifico...e se os consumos do aquario não forem muito grandes, as culturas consecutivas não são necessárias...com esse phyto armazenado dará para iniciar uma nova cultura.
Nota importante:Quando o reator começar a ficar com muitas algas(laterais e fundo do reator)e até sal seco, o mesmo deverá ser limpo com lixivia diluída em agua ou com vinagre...até mesmo a pedra difusora...não esquecer depois de enxaguar tudo muito bem!Esta operação irá ajudar a que a nossa cultura chegue mais rapidamente ao seu auge, pois a iluminação e aeração terão mais qualidade!
já tenho a mesma cultura à mais de 2 anos!
Espero ter ajudado de alguma forma e quem tiver alguma duvida, está à vontade!