Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Lâmpadas ATI Actinic

Lâmpadas ATI Actinic

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 01/Oct/2013, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Na altura em que andava à procura da melhor composição de lâmpadas da ATI para uma calha de 8xT5, cheguei à conclusão que o pessoal utilizava essencialmente 4 Blue Plus + 3 Aquablue Special +1 Purple.

ATI Aquaristik recomenda no site: http://www.atiaquaristik.com/de/t5-leuchtstoffroehren a seguinte configuração:

1. Blue Plus
2. Aquablue Special
3. Purple Plus
4. Blue Plus
5. Aquablue Special
6. Purple Plus
7. Blue Plus
8. Aquablue Special

Num artigo que li, e que já foi largamente aqui referido, diz que o comprimento de onda mais importante para os corais é o que se encontra nos 430nm. Ora a ATI tem uma lâmpada com esse espectro de luz que é a ATI Actinic.

Sendo assim eu colocaria

1. Blue Plus
2. Aquablue Special
3. Blue Plus
4. Coral Plus
5. Actinic
6. Purple Plus
7. Blue Plus
8. Aquablue Special

A minha pergunta é: Porque é que o pessoal não utiliza estas lâmpadas? Porque é que a ATI não coloca no layout das 8 lâmpadas?

É só uma curiosidade.

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 01/Oct/2013, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Muito pouca gente usa essa lampada penso eu de que , nao sei porque mas nao vejo quase ninguém a utilizar ...

eu ja uso uma configuração diferente de essas todas ..

Eu uso a configuração para 8 lampadas do site da ATI America , podem ver aqui ...

http://www.atinorthamerica.com/faq.php

16K - 20K - Bluish white with a noticable blue and red under-tone

8-Bulb combination
5 ATI Blue Plus
2 ATI Coral Plus
1 ATI Purple Plus

Logo da esquerda para a direita tenho

Blue+
Coral +
blue+
purple +
blue +
blue +
coral +
blue +

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/Oct/2013, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Penso que vai muito do gosto de cada um...

Estou um bocado como o Paulo! Gosto de acentuar o tom azul geral no aquário.

A minha configuração de 6 lâmpadas: são 3 Coral Plus + 3 Blue Plus.

Deste modo consigo acentuar o azul sem que seja demasiado forte... claro que perdem os vermelhos... mas a perda é também pouco acentuada, talvez fiquem ligeiramente mais escuros e não tão vivos caso se tivesse uma Purple ou Actinic.

Mas a minha calha tem um problema que faz-me não gostar de ver uma Actinic ou Purple... só tenho 2 interruptores para as 6 lâmpadas... 1 acende 2 lâmpadas e a outra acende 4 lâmpadas.

No meu ciclo, gosto de ver as Actinic com as 6 lâmpadas ligadas, mas que correspondem a 3h do ciclo total de luz... como a maioria do ciclo são as 4 lâmpadas a Actinic sobrepunha-se muito às azuis e tornava o aquário muito rosa.

No ciclo de 2 lâmpadas, moonlight e sunlight aí é que não tinha lógica nenhuma a cor que emanava.

Agora já estou a compreender porque é que a ATI recomenda usar só blue plus com a purple para espectros azulados.

Mensagem 01/Oct/2013, 17:04

Paulo Oliveira Escreveu:
Muito pouca gente usa essa lampada penso eu de que , nao sei porque mas nao vejo quase ninguém a utilizar ...

eu ja uso uma configuração diferente de essas todas ..

Eu uso a configuração para 8 lampadas do site da ATI America , podem ver aqui ...

http://www.atinorthamerica.com/faq.php

16K - 20K - Bluish white with a noticable blue and red under-tone

8-Bulb combination
5 ATI Blue Plus
2 ATI Coral Plus
1 ATI Purple Plus

Logo da esquerda para a direita tenho

Blue+
Coral +
blue+
purple +
blue +
blue +
coral +
blue +

Abraço ..

Pois... E chego à conclusão que vai tudo dar ao mesmo em termos de eficácia de iluminação. Aliás o Marco disse que nesta viagem que fez alguém lhe disse que isso dos violetas e das outras cores é mais vontade de vender do que maior valia na iluminação. Mas uma coisa eu testei com uma lâmpada PAR 38 com 12x3w com a configuração (2 brancos + 6 azuis e 4 violetas (420nm)) tinha uma seriatopora caliendrum verde como raramente vejo por aí. Aparentemente parecia pouca luz mas o que é certo, é que o coral respirava saúde.

Mensagem 01/Oct/2013, 17:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas Pedro ...

é como a minha calha ... liga primeiro 2 e depois as outras 6 ... por isso tenho as azuis na posição 3 e 6 respectivamente , porque são as que acendem primeiro ...

Pedro já experimentaste tirar uma coral e meter uma purple ?? nao fica bem ??

Blue+
Coral +
blue+
purple +
blue +
blue +
coral +
blue +

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/Oct/2013, 17:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

tanto a aquablue special como a blue plus têm um espectro quase completo, e juntas completam-se e fazem maravilhas :D
Tanto uma como a outra estão no top das T5 com mais PAR.
A coral tem o que estas duas têm em termos de espectro, mas não conheço valores PAR dela.

A actinic para além de pouco PAR, tem um espectro especifico, isso torna-a pouco eficiente.

Miguel Pinho Escreveu:
Pois... E chego à conclusão que vai tudo dar ao mesmo em termos de eficácia de iluminação. Aliás o Marco disse que nesta viagem que fez alguém lhe disse que isso dos violetas e das outras cores é mais vontade de vender do que maior valia na iluminação. Mas uma coisa eu testei com uma lâmpada PAR 38 com 12x3w com a configuração (2 brancos + 6 azuis e 4 violetas (420nm)) tinha uma seriatopora caliendrum verde como raramente vejo por aí. Aparentemente parecia pouca luz mas o que é certo, é que o coral respirava saúde.

Isso tem mais a ver com o coral do que com a luz, a corais que gostam de mais luz, outros de menos.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 01/Oct/2013, 18:13

Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

tanto a aquablue special como a blue plus têm um espectro quase completo, e juntas completam-se e fazem maravilhas :D
Tanto uma como a outra estão no top das T5 com mais PAR.
A coral tem o que estas duas têm em termos de espectro, mas não conheço valores PAR dela.

A actinic para além de pouco PAR, tem um espectro especifico, isso torna-a pouco eficiente.

Miguel Pinho Escreveu:

Isso tem mais a ver com o coral do que com a luz, a corais que gostam de mais luz, outros de menos.

Curioso eu diria que as "Actinic" teoricamente dariam mais PAR na areia, que pelo menos comparadas às Aquablue Special ... Os azuis em geral dão mais PAR que os branco e menos Lumens, porque penetram mais na água. Mas nada como a experiência de quem já as testou. :D

Voltar para Discussão Geral