Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Moonlight, SIM ou NÃO?

Moonlight, SIM ou NÃO?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 07/Oct/2013, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Surgiu-me uma dúvida agora que me iniciei neste mundo dos Reefs. A minha calha quando acende acende as 4 lâmpadas, pelo que não tenho as chamadas moonlight para fazer o início e fim do ciclo de luz.
É mesmo recomendável termos moonlight nos nossos reef? E de que tipo? Qualquer coisa serve? Têm de ter comprimentos de onda específico?
Se alguém puder ajudar a perceber melhor este tema agradeço pois já procurei e não encontrei grande informação sobre isso.

Mensagem 07/Oct/2013, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Boas.

Não precisas de moonlight. É apenas para efeito visual.

Mais uma "paneleirice" fixe! :ympeace:
Imagem

Mensagem 07/Oct/2013, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Boas
Eu acho a moonlight util no caso em que o aqua fica totalmente às escuras no periodo noturno pois serve para os peixes se orientarem,não saltarem ou chocarem com alguma anemona.
Tambem é util para não assustar os peixes no teu caso em que as luzes acendem e apagam todas ao mesmo tempo.
Eu gosto particularmente dos leds azuis e acho que qualquer um serve.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 07/Oct/2013, 16:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Há quem diga que os peixes tendem a saltar menos, mas não sei a veracidade da afirmação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/Oct/2013, 18:18

Qualquer coisa serve? Desde os leds do chinês aos leds para o tunning? Ou convêm ser os das marcas de aquariofilia?

Mensagem 07/Oct/2013, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Há quem diga que os peixes tendem a saltar menos, mas não sei a veracidade da afirmação!

a moonlight will help with jumpers as most fish spook at night

in http://archive.reefcentral.com/forums/s ... ?t=1270128

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... do-aquario

São correntes de opinião... pois existe outra que afirma que a moonlight é meramente estética...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/Oct/2013, 23:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Pedro Tavares Escreveu:
Boas
Eu acho a moonlight util no caso em que o aqua fica totalmente às escuras no periodo noturno pois serve para os peixes se orientarem,não saltarem ou chocarem com alguma anemona.
Tambem é util para não assustar os peixes no teu caso em que as luzes acendem e apagam todas ao mesmo tempo.
Eu gosto particularmente dos leds azuis e acho que qualquer um serve.

Concordo em absoluto com o Pedro e queria acrescentar que a presença de uma luz "Moonlight" pode ser fundamental para despoletar a reprodução sexuada nos corais sendo que a intensidade desta deve variar de forma natural em sincronia com o local da Terra onde se está, essa simulação pode ser feita manualmente - o que dá algum trabalho pelo ajuste diário que deve ser feito - ou através de um computador de aquário GHL ProfiLux 3.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 07/Oct/2013, 23:44

Já começa a parecer consensual que pelo menos mal não faz e pode até fazer bem.
Agora a minha questão mantém-se, qualquer coisa serve desde os leds do chinês aos do tunning? Ou é melhor os das marcas de aquriofilia?

Mensagem 08/Oct/2013, 02:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Sim... tenta arranjar uns leds azuis mesmo do chinês...

Mensagem 08/Oct/2013, 09:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Sempre a aprender...!
:-bd
Imagem

Mensagem 08/Oct/2013, 10:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Aproveitando o tópico.... esses leds ficam ligados a noite toda ou só uma horita?

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 08/Oct/2013, 10:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Aproveitando o tópico.... esses leds ficam ligados a noite toda ou só uma horita?

Cumprimentos
Miguel

Geralmente nos programas que se vêem por aí ficam acessos a noite toda consoante a fase da lua.

O cálculo do nascer e pôr da lua é relativamente simples mas o seu trajecto e posição requer muito cálculo que os microprocessadores que equipam os controladores de hoje em dia não tem capacidade para lidar. Nomeadamente a nível de cálculo decimal.

Por isso a malta simplifica e deixa a noite toda ligada.

No entanto quero actualizar a minha programação do arduino para manter pelo menos a hora de nascer e pôr da lua para ter um intervalo para ligar e desligar as luzes.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/Oct/2013, 00:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Boas :D ,

Abraços,
Rui

comigo foi o contrario coloquei moonlight e o meu mandarim e o meu palhaço na mesma noite saltaram para o chao do lado que a moonlight tava, tive sorte pois ouvi e socorri os :D

moonlight pra mim so serve pra atrapalhar, como o aquario quando apaga as luzes da calha fica totalmente escuro eles também tem tendência a saltar, o que fiz foi colocar uma fita de leds no chao em frente ao mesmo, assim fica uma luz de presença so há noite e eles não se assustam quando as luzes apagam todas ;)

Voltar para Discussão Geral