Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Filtro UV sim ou não

Filtro UV sim ou não

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/Oct/2013, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Reparei hoje que o meu Hepatus tem uns pontecos brancos e umas manchitas. O peixe roça-se nas pedras de vez enquando. De resto come muito bem aliás devora qualquer tipo de comida.

Estou a pensar em colocar o filtro UV a funcionar com um caudal reduzido da bomba durante 4 dias 24h sobre 24h.

O que acham?

Obrigado
Miguel

Mensagem 22/Oct/2013, 01:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
na minha opinião deves colocar o quanto antes, há muitos mitos e muitas verdades sobre cryptocarian....

posso falar sobre a minha expreencia pois ainda estou a combater isso e a única coisa que realmente me ajudou e salvou animais foi filtro uv com caudal muito reduzido cerca de 100 litros hora quando o recomendado para esterlizaçao do mesmo é 400 l/ h

24 sobre 24

uns dizem que é mau porque mata tudo, o que é certo é que me salvou muitos peixes pois estavam completamente atacados com ictio e já quase nem conseguiam respirar, o corpo parecia lixa

é a minha opinao, mas vais ouvir dizer muita gente a dizer que não deves ligar 24 horas sobre 24, mas eu agora não desligo ;)
Editado pela última vez por Pedro Sousa em 22/Oct/2013, 04:30, num total de 2 vezes.

Mensagem 22/Oct/2013, 02:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Miguel Pinho Escreveu:
Estou a pensar em colocar o filtro UV a funcionar com um caudal reduzido da bomba durante 4 dias 24h sobre 24h.

Boas Miguel,

4 dias não será suficiente, mas 4 semanas já será mais eficaz. :) o ciclo de vida do parasita acho que ronda os 10 a 14 dias, então 4 dias seria mesmo pouco. a aplicação de u/v 24 horas/dia está correcta.

Sugeria também a aquisição de um Labroides Dimidiatus. Ajuda a limpar alguns dos parasitas dos peixes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 22/Oct/2013, 04:33

Miguel Pinho Escreveu:

Boas Miguel,

4 dias não será suficiente, mas 4 semanas já será mais eficaz. :) o ciclo de vida do parasita acho que ronda os 10 a 14 dias, então 4 dias seria mesmo pouco. a aplicação de u/v 24 horas/dia está correcta.

Sugeria também a aquisição de um Labroides Dimidiatus. Ajuda a limpar alguns dos parasitas dos peixes.

não compres o labroides, eu comprei e passado 2 dias morreu, porque o labroides e dos peixes proibidos pois basicamente alimentam se de parasitas, a alimentação é muito difícil.... alem que o meu tb o comprei para ajudar e nada fez sinceramente...

o que ajuda principalmente os tangs é os lysmata ambionesis e os debelius, todo o tipo de camaroes, sendo os ambionesis os mais eficazes na minha opinião

compra pelo menos 2 consoante os peixes que tiveres e tamnho do aquario

Mensagem 22/Oct/2013, 07:51

Pedro Sousa Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:

Boas Miguel,

não compres o labroides, eu comprei e passado 2 dias morreu, porque o labroides e dos peixes proibidos pois basicamente alimentam se de parasitas, a alimentação é muito difícil.... alem que o meu tb o comprei para ajudar e nada fez sinceramente...

o que ajuda principalmente os tangs é os lysmata ambionesis e os debelius, todo o tipo de camaroes, sendo os ambionesis os mais eficazes na minha opinião

compra pelo menos 2 consoante os peixes que tiveres e tamnho do aquario

Eu só tenho lysmata seticauda. Tenho 7

Mensagem 22/Oct/2013, 13:28

Mais ninguém quer comentar o uso de filtros UV? [-(

O meu receio é matar muita bicharada que faz parte da alimentação dos corais, mas se isso acontecer sempre posso adicionar aminoácidos para compensar alguma falta de nutrientes.

Cumprimentos

Mensagem 22/Oct/2013, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Penso que isso da uv matar tudo é um mito, é uma grande ajuda para o escumador inclusive.

Tenho um labroides há já algum tempo e de vez em quando anda a bicar nos outros peixes, e come de tudo.

Eu também estava indeciso quanto á compra e não me arrependo.

Mensagem 22/Oct/2013, 14:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Já usei e não uso presentemente.

Se ajuda no crypto? Sem dúvida, sempre mata alguns parasitas que passem por lá... mas muitos outros lá permanecem no aquário. Mas o que é certo é que o surto for grande nem com UV se vai lá...

Agora sempre que aparecem uns pontinhos nos meus cirurgiões reforço-lhes a comida e mantenho-me calmo e passado uns dias volta tudo à normalidade. Mas também evitei certos peixes: hepatus, leucosternon, chelmons e japonicus...

O problema dos UV's é que matam muita coisa benéfica... de salientar, o zoo e o phytoplâncton... na sua forma viva... elementos-traço / aminoácidos não lhes toca porque são elementos dissolvidos na água e não organismos vivos.

Mensagem 22/Oct/2013, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Se o problema é Crypto aconselho a ler o Tópico sobre quarentena de peixes.
Eu tenho UV e já usei, por nenhuma razão especial, talvez para prevenir possiveis doenças.
Neste momento não estou a usar, mas pondero ligar proximamente porque quero introduzir 3 peixes de uma vez...
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 22/Oct/2013, 21:52

A únicas desvantagens que vejo no filtro UV é mesmo matar o phytoplankton e o zooplankton.
A outra desvantagem é eliminar as algas que no meu caso são úteis para o meu lineatus que teima em não tocar em nenhuma comida seja ela congelada, granulada ou algas secas.

Mensagem 23/Oct/2013, 01:30

A únicas desvantagens que vejo no filtro UV é mesmo matar o phytoplankton e o zooplankton.
A outra desvantagem é eliminar as algas que no meu caso são úteis para o meu lineatus que teima em não tocar em nenhuma comida seja ela congelada, granulada ou algas secas.

os seticaudata nunca tive nenhum, mas se os vires a limpar os peixes força....

dizem que o uv mata tudo, tb vos digo nota se grande diferença na claridade da agua fica muito mais cristalina,mas cristalina do que com carvao, e atenção que tenho um escumador de 1500 litros para um aquario de 400, portanto a agua não esta amarelada e com o uv nota se e muito...

ta 24 sobre 24 e cada vez noto mais melhorias no crypocarian, mas uma grande diferença mesmo..... na minha opinião é botar quanto antes...

mata fito e zoo ? adiciona se nem que se desligue o escumador e o uv por 2 horas por exemplo...

quarenta de peixes não digo que não, mas nem toda a gente tem essa possibilidade...

é so a minha opniao... :)

Mensagem 23/Oct/2013, 02:32

Pedro Sousa Escreveu:

quarenta de peixes não digo que não, mas nem toda a gente tem essa possibilidade...

Permita-me discordar... penso que ao gastarmos tanto num aquário, não será por 100€, ou menos, se monta um aquário de quarentena.

Faço a todos os peixes e não sigo a regra dos 40 dias... caso esteja tudo bem, ficam 10-15 dias... só em sinais de doença é que ficam mais tempo.

Mensagem 23/Oct/2013, 08:53

O problema é apanhar o peixe no meu aquário, tem muita Rocha é quase impossível

Mensagem 23/Oct/2013, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Respeitando a opinião do Pedro Vigário, acho que um aquário à parte ou isolado do nosso principal poderá dar jeito e fazer sentido para um possível tratamento a peixes doentes, mas fazer quarentena aos peixes antes de estes entrarem e depois não quarentenar por exemplo os corais é estar a ter trabalho para nada...

Pela minha muito curta experiência, ou se quarentena tudo o que entra no aquário devidamente, ou então mais vale não fazer e poupar os peixes a mais stress.

Posso garantir que fiz quarentena de 1 mês a todos os peixes antes de estes entrarem no aquário e todos estavam bem mas o que é certo é que o Crypto já lá entrou...

Em relação ao UV, estou a usar 24H e alimento muito bem os peixes, comem que nem bestas e nota-se que estão mais gordos, de resto é deixar andar e não stressar ainda mais os peixes. Noto que o Hepatus passados 3 dias de ter ligado a UV tem muito menos pontos, e estava bem carregadinho :))

Desculpem se disse alguma barbaridade.
António Durães

Mensagem 23/Oct/2013, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Miguel Pinho Escreveu:
O problema é apanhar o peixe no meu aquário, tem muita Rocha é quase impossível

Deixa o aquário completamente ás escuras 15/20min e vais ver que fica mais fácil. Depois é descobrires onde ele está escondido e quase que o consegues apanhar a mão...
Imagem

Mensagem 23/Oct/2013, 15:53

António Durães Escreveu:
Boas,

Respeitando a opinião do Pedro Vigário, acho que um aquário à parte ou isolado do nosso principal poderá dar jeito e fazer sentido para um possível tratamento a peixes doentes, mas fazer quarentena aos peixes antes de estes entrarem e depois não quarentenar por exemplo os corais é estar a ter trabalho para nada...

António Durães

Viva António!

Sem dúvida nenhuma. Por exemplo, os corais moles que vêm em rocha são sempre um risco, caso venham de baterias com peixes infectados.

Já se vierem em bases e devido à pouca porosidade da mesma, um banho com anti-parasitário resolve o problema...

Mensagem 23/Oct/2013, 22:09

Pedro Sousa Escreveu:

Permita-me discordar... penso que ao gastarmos tanto num aquário, não será por 100€, ou menos, se monta um aquário de quarentena.

Faço a todos os peixes e não sigo a regra dos 40 dias... caso esteja tudo bem, ficam 10-15 dias... só em sinais de doença é que ficam mais tempo.

conheco pessoas que fazem quarentena e o ictio entra na mesma...

nao tem a ver com custos monetarios ate porque no meu caso tenho o material todo do nano antigo e dava pra fazer um de quarenta, e espaco ? nem toda a gente tem espaco para montar um de quarenta, referia me a isso simplesmente...

Mensagem 24/Oct/2013, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Pedro Sousa Escreveu:
nao tem a ver com custos monetarios ate porque no meu caso tenho o material todo do nano antigo e dava pra fazer um de quarenta, e espaco ? nem toda a gente tem espaco para montar um de quarenta, referia me a isso simplesmente...

Exactamente
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Voltar para Discussão Geral