Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Aquário de quarentena

Aquário de quarentena

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 24/Oct/2013, 21:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Boa noite

Estou a pensar montar um aquário de quarentena, e mante-lo sempre a funcionar.

O aquário que tenho para o efeito tem cerca de 30 litros 40L20C40A, mas poderei arranjar um de 60 litros - 60C30L30A só com agua e tubos pvc.

Tenho é uma duvida, já li um pouco e com a experiência que tenho com o meu reef, se é necessário ter algo que faça a filtragem (rocha...) mas não posso usar pois é porosa e os parasitas podem lá ficar, se não posso usar um filtro externo pelos mesmos motivos, como vou eu fazer a filtração para evitar nitratos e amónia?

O escumador chega?

A ideia era só mudar a agua de 15 em 15 dias aquando a mudança do aquário principal, ou seja, agua nova para o aquário principal, agua que sai do principal para o de quarentena e a agua do aquário de quarentena para o esgoto.. :p

Qual é a vossa opinião e experiência?

cumps

Mensagem 25/Oct/2013, 10:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Mauro Nogueira Escreveu:
Boa noite

Estou a pensar montar um aquário de quarentena, e mante-lo sempre a funcionar.

O aquário que tenho para o efeito tem cerca de 30 litros 40L20C40A, mas poderei arranjar um de 60 litros - 60C30L30A só com agua e tubos pvc.

Tenho é uma duvida, já li um pouco e com a experiência que tenho com o meu reef, se é necessário ter algo que faça a filtragem (rocha...) mas não posso usar pois é porosa e os parasitas podem lá ficar, se não posso usar um filtro externo pelos mesmos motivos, como vou eu fazer a filtração para evitar nitratos e amónia?

O escumador chega?

A ideia era só mudar a agua de 15 em 15 dias aquando a mudança do aquário principal, ou seja, agua nova para o aquário principal, agua que sai do principal para o de quarentena e a agua do aquário de quarentena para o esgoto.. :p

Qual é a vossa opinião e experiência?

cumps

Mauro,

Basta procurar um pouco no fórum e encontras imensa informação sobre quarentena.

Sei que às vezes parece mais simples colocar logo um tópico novo ... mas já há tanta informação aqui que basta carregar no botão pesquisar e escrever quarentena.

Vê aqui: viewtopic.php?f=9&t=756&hilit=quarentena

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/Oct/2013, 15:31

Mauro,

Epá ... não leves a mal o que escrevi. O objectivo aqui é só dar-te mais informação e preferêncialmente mantê-la no mesmo sítio para que possa ajudar outros de forma simples.

O link que coloquei, logo no primeiro post tens um link para a "advance aquarist" que tem a lista de equipamentos minimos necessários para um aquário de quarentena e responde às tuas dúvidas de exportação de nutrientes.

Abraço,
Rui

Mensagem 28/Oct/2013, 03:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Para lá da ajuda do Rui, eu recomendo que considera a hipótese transfer method! Tens info também aqui no fórum e não precisas de gastar tanto dinheiro nem ser tão complicado!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 20/nov/2013, 23:14

Esta-se bem Rui, se calhar eu fui um pouco "bruto"...
Obrigado pela partilha.. isto baralha uma pessoa toda, e por isso querer tirar as minhas duvidas e não andar a ler aqui e ali, pois foi isso que levou a ficar confuso... :S

Já li em algum lado mas já não sei onde..
Quando se compra um peixe que vem com a salinidade a 1025 e o vamos aclimatizar por exemplo a 1021, podemos apenas deixar meia hora o saco no aquário para a temperatura ficar igual e depois soltar o peixe, certo? Só quando a salinidade é igual ou superior é que devemos aclimatizar pinga a pinga?!

abc

Mensagem 21/nov/2013, 12:22

Mauro Nogueira Escreveu:
Esta-se bem Rui, se calhar eu fui um pouco "bruto"...
Obrigado pela partilha.. isto baralha uma pessoa toda, e por isso querer tirar as minhas duvidas e não andar a ler aqui e ali, pois foi isso que levou a ficar confuso... :S

Já li em algum lado mas já não sei onde..
Quando se compra um peixe que vem com a salinidade a 1025 e o vamos aclimatizar por exemplo a 1021, podemos apenas deixar meia hora o saco no aquário para a temperatura ficar igual e depois soltar o peixe, certo? Só quando a salinidade é igual ou superior é que devemos aclimatizar pinga a pinga?!

abc

Sim, isso é a base do TTM que o Hugo Figueiredo fala!

Abraço,
Rui

Mensagem 21/nov/2013, 12:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Em termos de salinidade quando é para baixar (e dá até 1014 sem problemas ao que parece) não é preciso qualquer aclimatação. Quando é para subir é que há problema!!!

É +/- aceite que não se deve subir mais de 2 pontos a salinidade por dia!

Ora tendo em conta que os nossos aquários andam (por baixo) nos 1024 e as lojas andam (por cima) nos 1019 (já apanhei 1017), é fácil perceber que o que "normalmente" se faz de aclimatar durante umas horas um peixe nestas condições é muito muito stressante para ele!

No mínimo, para passar de 1019 para 1024 seriam necessários 2 dias...

É por isto que eu faço o TTM!
Sinceramente uso o TTM mais para a aclimatação e colocar a comer, do que propriamente para tratar doenças!

E como tenho dito inumeras vezes, TODA a gente pode fazer o TTM ou pelo menos a versão light do TTM que usar o método apenas com uma caixa. Não é preciso aquários, tubos, filtros, etc... :ymparty:

Mensagem 21/nov/2013, 13:16

Olhem o que eu encontrei, que me dizem de isto?

https://www.youtube.com/watch?v=UtAZiW_mOb4

Hugo, como é essa versão light?

Abc

Mensagem 21/nov/2013, 16:24

Mais uma questão que acho importante.
Dependendo do tempo que o peixe está no saco, o ph vai baixar (consumo do co2) e a amonia vai subir com o stress do peixe.. Qual é a vossa experiência?

Cumps

Voltar para Discussão Geral