Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Balling com sais - quantidades

Balling com sais - quantidades

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Aproveitando o tópico, para não abrir outro: qual a quantidade máxima de cada uma das soluções que se pode colocar de uma vez?

Isto porque tenho lido que as "melhores" doseadoras repartem a dosagem por mais que uma vez!
Ok, é (parece) muito bonito mas será mesmo necessário?

Vejamos, pelo que tenho lido o que muita gente faz (quando a doseadora permite) é separar o dia em 3 partes de 8 horas cada e dosear cada uma soluções nesses períodos de 8 horas.

Ok, mas para dosear 200ml/dia, que sejam, durante 8 horas é necessário fazê-lo de forma faseada? mas o quê? 25ml por hora?
E se em vez de 200ml/dia tivermos de colocar apenas 25ml/dia? 3ml/hora?

Ok, que teoricamente faz sentido repartir a dose, mais que não seja para a flutuação não ser tão grande, mas será MESMO necessário ou é mais marketing que outra coisa?

é necessário se não os químicos a entrar na agua em tao grande quantidade, vao causar precipitações no cálcio etc e em vez de subir os valores descem...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo Figueiredo Escreveu:
Aproveitando o tópico, para não abrir outro: qual a quantidade máxima de cada uma das soluções que se pode colocar de uma vez?

Isto porque tenho lido que as "melhores" doseadoras repartem a dosagem por mais que uma vez!
Ok, é (parece) muito bonito mas será mesmo necessário?

Vejamos, pelo que tenho lido o que muita gente faz (quando a doseadora permite) é separar o dia em 3 partes de 8 horas cada e dosear cada uma soluções nesses períodos de 8 horas.

Ok, mas para dosear 200ml/dia, que sejam, durante 8 horas é necessário fazê-lo de forma faseada? mas o quê? 25ml por hora?
E se em vez de 200ml/dia tivermos de colocar apenas 25ml/dia? 3ml/hora?

Ok, que teoricamente faz sentido repartir a dose, mais que não seja para a flutuação não ser tão grande, mas será MESMO necessário ou é mais marketing que outra coisa?

Em grandes quantidades é OBRIGATÓRIO repartir em varias doses diarias... devido ao impacto que o composto quimico ao entrar todo de uma vez (exemplo do magnésio que em altas doses pode tornar-se venenoso para os seres vivos) e às variações que irias ter por exemplo de Kh durante o dia o que tornava o sistema incompativel para SPS´s por exemplo...

Em quantidades pequenas como por exemplo 25ml por dia até manualmente podes dosear e tudo de uma vez, nao teras qualquer problema, até porque repartir doses de 200ml ou 300ml por dia automaticamente a doseadora iria colocar nos sistema quantidades semelhantes a 25ml...

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
para grandes quantidades faz sentido, realmente, embora eu tenha ideia que há doseadoras que não fazem isso, mas ok...

E outra coisa, qual é a melhor forma de dosear os 3 elementos?
É mesmo dividir o dia em 3 e dosear, por exemplo, assim:

00:00 - 08:00 --> KH (4 doses)
08:00 - 16:00 --> Magnésio (4 doses)
16:00 - 00:00 --> Cálcio (4 doses)

Ou o melhor é ir doseando alternadamente os 3 elementos durante o dia? :-?

para grandes quantidades faz sentido, realmente, embora eu tenha ideia que há doseadoras que não fazem isso, mas ok...

E outra coisa, qual é a melhor forma de dosear os 3 elementos?
É mesmo dividir o dia em 3 e dosear, por exemplo, assim:

00:00 - 08:00 --> KH (4 doses)
08:00 - 16:00 --> Magnésio (4 doses)
16:00 - 00:00 --> Cálcio (4 doses)

Ou o melhor é ir doseando alternadamente os 3 elementos durante o dia? :-?

Se existirem bombas que nao repartem a dose diaria em varias vezes então penso que não seja a bomba recomendada para balling, nos primeiros meses é solução mas pensando no futuro nao...

Eu nao conheço o funcionamente de muitas bombas, a minha (GROTECH) eu escolho o canal e reparto a dose entre 24h/12h/8h... e ela vai doseando diariamente.
Penso que esse exemplo de sodeamento nao seja o mais correcto porque iras estar muito tempo sem dosear Kh e quando os consumos forem altos irá oscilar muito quase provocando a mesma oscilação se doseasses tudo de 1 vez...alternando será a melhor solução ;)

Ok, mas alternado é o quê?

Por exemplo se definires 8h, significa que essa boma vai dosear a quanidade que definies durane 8h, ok, mas em quantas doses?

Ok, mas alternado é o quê?

Por exemplo se definires 8h, significa que essa boma vai dosear a quanidade que definies durane 8h, ok, mas em quantas doses?

Sim a bomba automaticamente vai repartir as doses por 8 horas em 24h...

O importante é doseares todos os sais ao longo das 24h...

Certo, mas nunca ao mesmo tempo...

Sinceramente nao sei o impacto de dosear ao mesmo tempo mas da-lhe 5min ou 10 entre um e o outro...

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Joao Tomas Escreveu:

Sinceramente nao sei o impacto de dosear ao mesmo tempo mas da-lhe 5min ou 10 entre um e o outro...

O impacto de dosear ao mesmo tempo é enorme.

A minha bomba só lhe digo quanto quero dosear e em quantas vezes ... e ela divide pelas 24h ... tem também um algoritmo para fazer um intervalo entre as doses dos vários elementos.

Para veres o impacto experimenta num copo meteres um pouco da solução de KH e deita duas ou três gotas da solução de CA para veres o que acontece ...

Fica uma papa percipitada branca enorme ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
exacto, o problema 'e a precipitacao, falo por ja ter passado por isso, nunca se deve dosear muita coisa de cada vez e muito junto, deve se sempre diluir, demora mais tempo, sim, e da mais trabalho se nao se tiver doseadora, mas e muito melhor....

entao com doseadora e so programar...

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
De volta...

Ora bem os consumos em 5 dias registados no meu aquário de 400l são:

Kh - 8.0 -----> 6.1 => Dkh=2.1
Ca - 440 -----> 400 => DCa=40ppm
Mg - 1280 ----> 1260 => DMg=20ppm (isto para mim é zero)

Conclusões que tiro.

O Kh é consumido pelos corais desde que o mesmo esteja a cima dos 6.0 e é sem dúvida o maior consumo observado.
O Ca é consumido pelos corais de forma exponencial inversa ou seja se ele estiver nos 440ppm facilmente é consumido no início e à medida que vai baixando a concentração o consumo vai diminuindo. Com isto quero dizer que se estivesse em casa a observar diariamente estes consumos via que o Ca nas primeiras 24 horas devia ser de 15ppm, no segundo dia 12ppm no treceiro dia 8ppm, quarto dia 6ppm e no quinto dia 4ppm. O mesmo deve acontecer com o Kh.

O Mg é para mim um equilibrador mas que não é consumido pelos corais.

Esta é a minha ideia que pode estar completamente errada, mas é a que tenho.

Sendo assim e se neste momento tivesse uma bomba doseadora eu optava por programa-la da seguinte maneira, tendo em vista metade do consumo (não vá estar a sobredosear):

Kh - Solução de 1L de AO + 60g de bicarbonato de sódio - dosagem de 50ml por dia
Ca - Solução de 1L de AO + 200g de Cloreto de Cálcio - dosagem de 50ml por dia

Calibração dos meus sais em 400l

Cloreto de Calcio (CaCl2) 22g/ 20ppm
Cloreto de Magnesio ( MgCl2) 155 g/ 100ppm
Bicarbonato de sodio (NaHCo3) 6 g/ 0,5dKh

Para já não doseava magnésio.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Estou a programar a seguinte forma de dosagem:

Apesar do programa permitir escolher o numero de doses, estou a colocar sempre 8 doses, ou seja, o valor a dosar por dia é sempre dividido em 8 doses diárias da seguinte forma:

horas_CA[8] = {1, 4, 7, 10, 13, 16, 19, 22};
horas_MG[8] = {2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23};
horas_KH[8] = {3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 0};

Estou a programar a seguinte forma de dosagem:

Apesar do programa permitir escolher o numero de doses, estou a colocar sempre 8 doses, ou seja, o valor a dosar por dia é sempre dividido em 8 doses diárias da seguinte forma:

horas_CA[8] = {1, 4, 7, 10, 13, 16, 19, 22};
horas_MG[8] = {2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23};
horas_KH[8] = {3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 0};

Hugo,

Eu acho que era preferível o seguinte:
4 doses em vez de 8 e espaçamentos de 2 horas em vez de 1 hora.

Acho melhor estar duas horas a misturar bem, tenho receio que uma hora seja pouco. Mas não sou nenhum expert na matéria. :)

horas_CA[4] = {1, 7, 13, 19};
horas_MG[4] = {3, 9, 15, 21};
horas_KH[4] = {5, 11, 17, 23}

Pois eu pensei nisso, e o programa vai ficar adapado para isso também!

Mas pelo que li há duas ideias (já aqui faladas inclusive) no doseamento, que são um pouco contraditórias:

1ª - Aumentar as doses ao máximo durante o dia, por questões de estabilidade!
2ª - Espaçar ao máximo as doses dos 3 componentes.

Ora são contraditórias porque quanto mais se espaça entre um sal e outro, menos doses podemos dosear.

Do que li também o principal problema é etre CA e KH. e por isso coloquei dessa forma onde existe o tal período das tais 2 horas entre os sais!

Pois eu pensei nisso, e o programa vai ficar adapado para isso também!

Mas pelo que li há duas ideias (já aqui faladas inclusive) no doseamento, que são um pouco contraditórias:

1ª - Aumentar as doses ao máximo durante o dia, por questões de estabilidade!
2ª - Espaçar ao máximo as doses dos 3 componentes.

Ora são contraditórias porque quanto mais se espaça entre um sal e outro, menos doses podemos dosear.

Do que li também o principal problema é etre CA e KH. e por isso coloquei dessa forma onde existe o tal período das tais 2 horas entre os sais!

É uma questão de experimentar uma e outra e observar os efeitos. :)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Miguel Pinho Escreveu:
De volta...

Ora bem os consumos em 5 dias registados no meu aquário de 400l são:

Kh - 8.0 -----> 6.1 => Dkh=2.1
Ca - 440 -----> 400 => DCa=40ppm
Mg - 1280 ----> 1260 => DMg=20ppm (isto para mim é zero)

Conclusões que tiro.

O Kh é consumido pelos corais desde que o mesmo esteja a cima dos 6.0 e é sem dúvida o maior consumo observado.
O Ca é consumido pelos corais de forma exponencial inversa ou seja se ele estiver nos 440ppm facilmente é consumido no início e à medida que vai baixando a concentração o consumo vai diminuindo. Com isto quero dizer que se estivesse em casa a observar diariamente estes consumos via que o Ca nas primeiras 24 horas devia ser de 15ppm, no segundo dia 12ppm no treceiro dia 8ppm, quarto dia 6ppm e no quinto dia 4ppm. O mesmo deve acontecer com o Kh.

O Mg é para mim um equilibrador mas que não é consumido pelos corais.

Esta é a minha ideia que pode estar completamente errada, mas é a que tenho.

Sendo assim e se neste momento tivesse uma bomba doseadora eu optava por programa-la da seguinte maneira, tendo em vista metade do consumo (não vá estar a sobredosear):

Kh - Solução de 1L de AO + 60g de bicarbonato de sódio - dosagem de 50ml por dia
Ca - Solução de 1L de AO + 200g de Cloreto de Cálcio - dosagem de 50ml por dia

Calibração dos meus sais em 400l

Cloreto de Calcio (CaCl2) 22g/ 20ppm
Cloreto de Magnesio ( MgCl2) 155 g/ 100ppm
Bicarbonato de sodio (NaHCo3) 6 g/ 0,5dKh

Para já não doseava magnésio.

Cumprimentos
Miguel Pinho

O Magnésio é o que doseias em maior quantidade. Esses 20 que te parecem ser pouco significativos implica um volume grande a adicionar.

Para teres uma ideia, eu doseio 120 de Kh e 200 de Mg...
Imagem

Eu sei Gonçalo, só que nem eu tenho a certeza se o Mg está a 1260 ou a 1290. No teste da Salifert é a diferença de quem lê 0.14 ou 0.16 de qualquer modo eu adiciono também Mg mas não é pelo consumo mas sim para atingir o valor que quero ou seja entre os 1320 e os 1350ppm

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Hugo, as várias doses por dia, de modo ao valor estar mais estável faz bastante sentido para o kh, principalmente quando se tem consumos grandes. Por exemplo o meu aquário tem um consumo de kh por de 1/2 dkh, isto se usar balling e dosear uma vez por dia estás a ver a oscilação que teria não é? :)
Para o Ca e Mg nem por isso, mas pode-se fazer na mesma claro, mas os consumos são muito menores e a própria oscilação não causa os problemas que causa o kh.

Gonçalo, isso que estás a adicionar é de soluções de Balling? Essa quantidade de Mg que estás a adicionar só faz sentido se estiveres a subir o mesmo, porque para manter é claramente exagerado.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Boas.
É balling sim.

Mas esta quantidade e para manter. Já falei com varias pessoas que usam estas quantidades...

E a verdade e que mantém-se bem assim...

Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem

Tambem me parece elevado essa quantidade diaria de Mg, nao haverá aí alguma precipitação que te esteja a obrigar a dosear a mais????

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral