Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral BM curve 7 ou curve 5

BM curve 7 ou curve 5

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 09/nov/2013, 14:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Boa tarde

Estou a arrancar com um projecto para um aquário de 225l e estou com esta duvida agora no escumador.

Será que o curve 7 não será escumação a mais? Está anunciado de 700l a 900l..

Cumprimentos

Mensagem 09/nov/2013, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Tens que somar a capacidade do aquário com a sump.
E depois multiplicas por 2 ou 3. Eu acho o nac curve 7 ideal.

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 09/nov/2013, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
É um bocado como os carros...

Se pudermos ter um com mais cavalos e potência, porque não?

Acho que escumação nunca é demais...

Mensagem 09/nov/2013, 17:38

Desde já obrigado pelas respostas.

Pedro a ideia que eu tenho é que corres um pouco o risco de zerar o sistema se não mantiveres uma carga orgânica adequada..

Era nesse contexto a minha duvida.

Cumprimentos

Mensagem 09/nov/2013, 18:02

O escumador vai tirar-te principalmente o que não é essencial ao sistema. O zerar é sempre um termo relativo pois não conseguimos em casa medir todos os valores que compõe a água do nosso aquário.

Mas mais importante, são os compostos inorgânicos... esses não são dissolvidos pelos escumadores.

Mensagem 09/nov/2013, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Sérgio

Ao contrario do que possas imaginar a tua questão é de fácil resposta, em primeiro lugar tens que saber a quantidade total de água do teu sistema, depois que tipo de vivos queres manter nesse aquário e desta forma ficas a saber o que deves comprar.
O fabricante não tem uma norma instituida para seguir e assim determinar para que litragem o seu escumador está preparado, o que deixa um pouco ao critério de cada um a quantidade de água e de ar que deve ser misturada no aparelho para que este dê conta do recado. Existem muitas bombas com turbinas diferentes e cada um defende a sua dama, como se costuma dizer. Temos aqueles que optam por adicionar um factor "cagaço" maior e apostam em grandes quantidades de ar e água na mistura, outros para terem um preço mais competitivo usam bombas com menos caudal. Por segurança a litragem que cada fabricante atribui é sempre com base num aquário pobre em vivos e sem grandes exigencias.
Nos escumadores para sistemas até aos 500 litros ninguém procura enganar ninguém até porque os custos associados ao seu fabrico são baixos e a tecnologia necessária á sua construção é fácilmente dominada. A partir dos 500 litros e porque são sistemas que já permitem uma maior quantidade de vivos as coisas mudam de figura e não é pouco comum ver equipamentos que seriam razoáveis em sistemas de 750 - 800 litros a serem anunciados para 1200 litros ou mais e depois temos os resultados que se conheçem, grandes aquários que não conseguem manter os corais ou peixes porque o escumador não chega onde era necessário.

Na minha opinião deves comprar um escumador que tenha capacidade para a tua litragem e uma tolerancia de + 25% isto porque com o funcionamento o equipamento tem tendencia a diminuir o rendimento devido á acumulação de detritos.
Marcas tens muitas e... modas também.

Já agora pesta atenção que os fabricantes mais sérios determinam capacidades diferentes de acordo com a povoação do aquário e isto aplica-se ao tipo de sistema que queres ter no futuro.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 09/nov/2013, 23:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
atencao que o curve 7 se nao me engano da pa colocar uma bomba aquabee 2000 para substituir a original portanto 'e uma mais valia na minha opiniao...

Mensagem 12/nov/2013, 19:18

Obrigado malta, duvidas houvessem já foram esclarecidas, curve 7 será

Em principio no final do mês já tenho a estrutura e o aquário cá em casa :D

Mensagem 12/nov/2013, 19:29

Tudo de bom, Sérgio!

Qualquer ajuda é só perguntar, que o pessoal anda por cá...

:D

Mensagem 12/nov/2013, 21:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Se queres um exemplo de satisfação, eu tenho um aquário de 420 litros reais (Aquário + Sump - ocupação de rocha) e 14 peixes (5 grandes e 9 pequenos) 7 camarões e 50 corais e frags. O escumador Nac curve 9 faz algum barulho quando a sump está destapada na frente, mas nada insuportável. Resultado NO3 = Zero ás vezes desligo durante a noite quando dou comida para os corais.

Mensagem 13/nov/2013, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Miguel Pinho Escreveu:
Se queres um exemplo de satisfação, eu tenho um aquário de 420 litros reais (Aquário + Sump - ocupação de rocha) e 14 peixes (5 grandes e 9 pequenos) 7 camarões e 50 corais e frags. O escumador Nac curve 9 faz algum barulho quando a sump está destapada na frente, mas nada insuportável. Resultado NO3 = Zero ás vezes desligo durante a noite quando dou comida para os corais.

Boas
Tens o Nac 9 com a bomba atman ou com a bomba rock?
Abraço
Pedro Tavares

Voltar para Discussão Geral