Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Bombas de piscina

Bombas de piscina

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 26/nov/2013, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Preciso de ajuda, alguém aqui sabe ou tem bombas de piscina no aquario para o retorno? Passo a explicar, vou mudar a sump para a garagem mas agora fica a faltar uma bomba decente para levar a água para o aquario deve ser cerca de 4/5 m de altura. As minhas questões são marcas? De bombas que possam usar agua salgada sem enferrujar. Quem me poder ajudar agradeço imenso.

Comprimentos
Paulo Pinto

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Mensagem 26/nov/2013, 13:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Boas Paulo,

fala com um logista que trabalhe com a TMC e podes usar as deles, mas gastam um pouco... :-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 26/nov/2013, 14:02

Mensagem 26/nov/2013, 14:06

Obrigado Anthony, ja agora sabes quanto custará esta brincadeira?

Mensagem 26/nov/2013, 14:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas Paulo,
uma destas não dá
http://www.reefnatura.com/store/jebao/3 ... 12000.html

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/nov/2013, 14:17

Boas José rudo bem? Em principio arrancarei com uma bomba dessas mas acho que nao tem grande força chega ao aquario com cerca de 3mil hora

Mensagem 26/nov/2013, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Pela indicação do fabricante vai até perto dos 5 metros, é uma quetão de experimentares.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/nov/2013, 14:45

Pois mas tenho de ver quanto custa as de piscina...se a diferença nao for demasiada.... a jebao a minha primeira escolha, mas o pior é o SE nao der :-(. Pois a jebao até tem o controlador mas que depois nem vai ser preciso pois vai ter de estar sempre no máximo.

Mensagem 26/nov/2013, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Boas Paulo, estou a fazer um projeto igual ao teu na minha garagem e a distancia que me dá é de 4,10 metros em altura,o que fiz foi subi a base que vai levar a sump a altura dos olhos o copo do escumador vai ficar um pouco alto mas consegui reduzir 50 cm em altura ou seja em altura da sump ao aquario de 3,60 o que para a bomba que vou usar não deve ser nada.

Vou furar a sump por baixo e meter um passador para tirar a água suja nas tpas e terei um deposito ao lado com agua limpa que terá uma bomba "fraca" que ira elevar a água nova para a sump.

A bomba que vou usar para retorno é uma ReefSET Flow Pump RS 10000, o cabo do controlador tem cerca de 3 metros o que me vai dar para meter o controlador por baixo do aquário e assim poder usar as funções :D :D

A minha ideia é fazer um sistema de tpa básico para poder ser a minha esposa a fazer as tpas sem esforço ( só abrir o passador e ligar uma bomba) porque trabalho em Lisboa e por vezes estou muitos dias sem vir a casa.

Espero ter ajudado ;;) ;;) ;;)

Mensagem 26/nov/2013, 20:19

Boas Ricardo. Mas isso ja eu tinha agora o que pretendo é que a bomba que ajude na circulação. A minha sump vai ficar a uns 80cm do chão mas mais nao quero . Olha quando quiseres passar por minha casa avisa, assim é mais facil de entenderes.

Mensagem 26/nov/2013, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Gostava de ver mesmo, porque o projeto é idêntico ao meu assim tirava umas ideias :D :D :D

De onde és?

Abraço

Mensagem 26/nov/2013, 23:14

Mensagem 27/nov/2013, 11:02

Boas Paulo

Olha a bomba deve de rodar os 300€.

O que tens que fazer é definir quantos litros queres que vá para o aquário e veres os gráficos de elevação, a jebao como o José diz e bem faz 5m mas... ta mesmo no fim, segundo o gráfico não chega agua nenhuma... e isto sem contar com curvas, um outro joelho que tenhas que por.

Do que tenho visto não há milagres no que toca na elevação ou a bomba gasta energia ou são caríssimas, por isso Paulo define quantos litros queres no aquário, tenta ver quantos joelhos vais meter e vê pelo o gráfico de elevação se da.

Olha para te dar uma ideia o Aquário do Quim precisa de elevar a agua da garagem para a sala que é 1 andar +/- 4 metros mais as curvas +/- 7 com a Deltec E-flow 12 mete 2800L medidos com o caudelimetro da profilux agora comprou a Abyzz A200 e mete 3500L no aquario.
Como podes ver são 2 bombas super boas, potentes, gastam energia e caríssimas.

Espero ter ajudado

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 27/nov/2013, 13:59

Uma vez mais obrigado Anthony :) tive a fazer contas por alto e 3m em relacao aos curvos deve levar uns 7.
Talvez compre uma jebao primeiro mm que depois seja para ficar encostada como de reserva.

Mensagem 27/nov/2013, 20:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Em relação a utilização de bombas que não sejam originalmente desenhadas para utilização em aquários com peixes e/ou corais, alerto para uma situação perigosa...

Conheço um lojista amigo que aqui há tempos instalou uma bomba de lagos num dos aquários de corais. E derrepente os corais começaram a ir todos à vida. Resultado: a bomba tinha o rotor em cobre e ao libertar-se foi contaminando o aquário. Acho que ainda andou umas semanas/meses com trocas de água até conseguir livrar-se do cobre. Entretanto arranjou uma bomba da TMC de uns 8000l/h, salvo erro.

Então fica o alerta ao tentar arranjar soluções mais baratas mas que não estão desenhadas para aquários com peixes e corais. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Voltar para Discussão Geral