Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Aquecimento

Aquecimento

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 29/nov/2013, 14:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :( ,

Tenho neste momento 500l de água e 500w de aquecimento.
O que é certo é que os aquecedores trabalhar todo o dia e não consigo fazer a água passar dos 23,5º

Sugestões sobre a melhor maneira de aquecer a água sem fazer disparar muito a conta de electricidade?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/nov/2013, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas Rui,

Eu tinha o mesmo problema e o meu aquario esta na sala e tive que instalar um ar condicionado para manter a temperatura ambiente e os termostastos quase que nem ligam.
Tu tens o aquario na cafe certo?
Que temperaturas tens ai?

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 29/nov/2013, 15:02

Carlos Resende Escreveu:
Boas Rui,

Eu tinha o mesmo problema e o meu aquario esta na sala e tive que instalar um ar condicionado para manter a temperatura ambiente e os termostastos quase que nem ligam.
Tu tens o aquario na cafe certo?
Que temperaturas tens ai?

Cumpr
Carlos Resende

Sim, na cave. E mesmo durante o verão os aquecedores ligam ... :(

Abraços,
Rui

Mensagem 29/nov/2013, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Entao nao vejo outra maneira sem ser arranjares uma fonte de aquecimento para manter o ambiente quente mas isso sao mais caro na carteira :(

Cumpr

Mensagem 29/nov/2013, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Rui sei que deve ser uma dica parva mas tenta tapar a sump. Assim nao há tanta perda de temperatura

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Mensagem 29/nov/2013, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Rui,

Talvez confirmar a boa circulação de água pelo aquário e sump; e tentar isolar a Sump com móvel e no aquário uma cobertura na zona da iluminação, a ver se conserva melhor o calor...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/nov/2013, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Mete T5 ou HQI´s :D

Mensagem 29/nov/2013, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Rui

Uma parte da resposta chama-se Joaquim Galinhas

Abraco
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 29/nov/2013, 18:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Rui, mete os 2 de 250w em zonas diferentes. Um na Sump e talvez um no aquário principal (durante o inverno só).

Já agora, forra a sump com poliestireno extrudido (wallmate)

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 29/nov/2013, 19:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
em tempo existia a moda dos termostatos em titânio ou la o que era , ao que parece aquilo aquecia muito bem , nunca experimentei , só me lembro de ouvir falar , será que não ajuda ???
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/nov/2013, 21:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Termoestatos é tudo a mesma coisa, uns melhores que outros claro...
O que ajuda sim é forrar o aquario e a sump com roofmate ou esferovite, os tubos de retorno
com aquela espuma dos tubos do gás ou aquecimento central.
Eu tenho o meu assim á 2 anos e no ano passado desliguei 1 termoestato de 150w e o minimo que desce é aos 24º.
Sem forrar com os 2 a trabalhar em dias frios chegava a 23º. Um grau de diferença é significativo na conta e na estabilização
do aquario.
Claro que hqi aquece mas de noite arrefece de novo. O melhor mesmo sera tentar estabilizar um valor sem oscilação.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 29/nov/2013, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Rui,

Como já foi referido a solução a curto prazo passa mesmo por colocares mais termostatos/aquecedores, coloca-os directamente no aquário, pelo menos o mais potente!

Aqui as T5 e as HQI são uma mais valia no inverno :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 29/nov/2013, 23:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Ola Rui,

Eu tenho a minha sump forrada com esferovite. Ajuda bastante. Só tenho um termostato de 300w.

Ando aqui a pensar que o escumador deve arrefecer imenso a agua pq mistura ar frio com agua quente. Vou experimentar ligar um tubo à admissão do escumador e fazer o tubo dar umas voltas dentro de agua ficando uma ponta de fora. Será que resultava? :ymparty:

Pode sempre cobrir a sump totalmente! Pq não?

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 30/nov/2013, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Eh pa qualquer dia estamos a colocar radiadores a óleo para aquecer a água. ;) A solução mais simples e visto que o local aonde se encontra o aquario tambem é fria mesmo de verão é arranjar um aquecedor de titânio de 500w e o respectivo controlador .... e já está. :)

Mensagem 30/nov/2013, 02:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Olá Rui, já tiveste ai três comentários relevantes,
1º isola a sump em toda a volta, não sei se é a definitiva ou uma que estava em cima de uma palete,
2º isola os tubos, que me pareceu que vão pelo chão,
3º coloca os termostato o mais afastado possível um do outro,

e 4º que não tem nada a ver com a temperatura retira o escritório daquele local se não queres ter problemas com PC e afins,
quando tive a infeliz ideia de montar os vários aquários que desmontei da loja, e montei na garagem foi só desgraças ferramentas oxidadas, agua a escorrer pelas paredes, e o mais grave o capô do meu clássico a aparecer com pontos de ferrugem.

Se tiveres alguma parede naquela zona para o exterior coloca um ventilador, isto já a pensar no que vais ali fazer + tanques.

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 01/dez/2013, 22:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Para poder opinar preciso de saber a temperatura ambiente. :D

Mensagem 02/dez/2013, 00:59

Boas ;) ,

Obrigado a todos. a ideia de forrar a SUMP com roofmate será implementada agora quando trocar o palote pela SUMP de vidro.

Vou colocar 3 termoestátos de 300W ligados a um controlador (Obrigado Ricardo) em zonas distintas que a SUMP é mesmo muito grande.

Os tubos também serão trocados por tubo de PVC flexível e deixarão de passar pelo chão.

Quanto à humidade já tenho um extractor de ar para ligar a uma saída na garagem. Aquilo move 400m3 de ar por hora pelo que não deverei ter problemas. Além disso nem sequer tenho muita evaporação de água.

Quanto à temperatura ambiente deve andar nos 16º de inverno e nos 20º nos dias de pico de calor mas tenho que confirmar com um termómetro. É uma coisa que ando a querer comprar à imenso tempo e fica sempre para segundo plano. Uma estação meteriológica.

Abraços e obrigado pelas vossas sugestões.
Rui

Mensagem 02/dez/2013, 09:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Existem umas forras fáceis de instalar para isolamento térmico de tubagens.
Fica aqui 1 exemplo

Imagem 2472

http://site.grupojsa.com/catalogos/isoltubex.pdf

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 02/dez/2013, 10:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Obrigado a todos. a ideia de forrar a SUMP com roofmate será implementada agora quando trocar o palote pela SUMP de vidro.

Vou colocar 3 termoestátos de 300W ligados a um controlador (Obrigado Ricardo) em zonas distintas que a SUMP é mesmo muito grande.

Os tubos também serão trocados por tubo de PVC flexível e deixarão de passar pelo chão.

Quanto à humidade já tenho um extractor de ar para ligar a uma saída na garagem. Aquilo move 400m3 de ar por hora pelo que não deverei ter problemas. Além disso nem sequer tenho muita evaporação de água.

Quanto à temperatura ambiente deve andar nos 16º de inverno e nos 20º nos dias de pico de calor mas tenho que confirmar com um termómetro. É uma coisa que ando a querer comprar à imenso tempo e fica sempre para segundo plano. Uma estação meteriológica.

Rui

De 16º para 24º/25º não é fácil!
O melhor é um AC, ou mais resistências...
Isolamentos de tubos e outras "mariquices" poupam-te 1º ou 2º no máximo, agora para subir quase 10º só mesmo com aquecimento ativo!!!

Mensagem 02/dez/2013, 16:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Rui

Ola Rui
Eu no teu caso isolava a sala com roofmate comprava um aquecimento a óleo e aquecia a pelo menos 20º pois 16 graus é muito frio até para nós.
Subir 10º não é fácil só com resistências e qualquer avaria trás consequências graves.
Abraço
Pedro Tavares

Próximo

Voltar para Discussão Geral