Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral No3

No3

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

No3

Mensagem 09/dez/2013, 01:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Boa noite,

Neste momento estou a fazer as medições de No3, Nitratos, com testes Sera. Até então tudo excelente, sempre consegui medir bem e vi-os descer dos 50 para os 10. Neste momento começam a baixar dos 10, logo, com o teste Sera começa a ser muito complicado fazer a leitura em valores mais baixos.

Vou mandar vir um novo. Apesar de já ter pesquisado e conseguir perceber que os Salifert, Elos e penso que Jbl são os prediletos para fazer as medições mais baixas pela malta em geral, continuo com umas duvidas:
Estive a ver as escalas, e, por exemplo, nos Salifert as cores dos 2 e 5 ppm são praticamente iguais:
Imagem

Será ainda assim fácil fazer a leitura destes?

Fico na dúvida qual mandar vir.. Sei que os Hanna seriam os melhores, mas estão fora de qu€stão.
Qual encomendo? Salifert? E para o Mg (magnésio), estava a pensar Salifert também, o que acham?

Mensagem 09/dez/2013, 01:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu tenho Salifert e para NO3 serve perfeitamente!

2 ou 5 ppm de no3 é pouco relevante, por isso...

Mensagem 09/dez/2013, 03:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
magnésio o salifert é porreiro ve se bem quando mudar a cor

nitratos já usei sera e é bom também da pra diferenciar bem, comecei a usar tetra há pouco tempo também da pra ver bem, mas é mais complicado que os sera

no3 da salifert nunca usei sinceramente

Mensagem 09/dez/2013, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
O teste salifert é super simples de se fazer mas em escalas entre os 5 e os 25ppm é uma carga de trabalhos para definir. Abaixo dos 5 torna-se novamente facil de fazer uma vez que deve-se colocar a escala de lado e depois dividir o resultado por 10 e depois so dificulta a medição entre os 0 e os 1ppm mas aí ja é tao baixo o valor que se tiver mais um pouco nao importa nada...

Mensagem 09/dez/2013, 17:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Eu já cheguei a usar o Salifert de Nitratos e a escala de cores é tão difícil de comparar que se tornava um pesadelo...

Bendita a hora que arranjei o teste da Sera, a escala de cores muito mais simples (amarelo = 0; laranja pálido = 10; laranja vivo = 25 ppm; ...).

E ainda bem que não gastei dinheiro num fotómetro/colorímetro da Hanna para Nitratos, pois com os Biopellets consegui reduzir os nitratos ao mínimo. Quando o teste Sera deixa de dar amarelo e começa a ficar alaranjado normalmente é quando o reactor está a precisar de acrescentar mais um pouco de biopellets. :)

De resto ainda não há Hanna Checker de Nitratos... apenas de Nitritos... há é um colorímetro/fotómetro da Hanna para Nitratos mas custa cerca de 200 euros e os reagentes mais uns euros...

O teste Salifert de Magnésio já recomendo e estou a utilizar. Muito fácil de obter os resultados.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/dez/2013, 23:14

Pois, eu tenho o Sera No3. Aquilo dos 50ppm até aos 10ppm é relativamente fácil de interpretar. Agora de 10ppm para baixo é impossível, a não ser que tenha 0ppm que será amarelo (é o que me dá com a O.I.), mas como a leitura de cores é 0ppm-amarelo, e salta logo para os 10ppm-laranja claro, torna-se impossível perceber se tenho 8ppm ou tenho 3ppm.

Os salifert de magnésio já percebi que é fácil, agora de no3, a escala de 10ppm para baixo continua a parecer muito próxima a nível de cor. João Tomás, não percebi aquilo do dividir por 10. Para saber os ppm?

Outra dúvida:
Quando faço a leitura de cores (além de ser feita sem luz directa - faço sempre por baixo de uma lampada 6500k) a proveta de vidro deve ser olhada de cima, mas devo-a encostar ao papel das cores? ou apenas uns 1 ou 2cm a "pairar" sobre a folha? Digo isto pois fazendo as duas situações, a cor muda substancialmente - colado ao papel fica mais escura laranja, a pairar fica quase amarela. Este é outro dos motivos para considerar o teste dificil. Ou poderei olhar de lado na proveta quando é abaixo dos 10ppm? Que confusão eu sei, mas entre 3ppm ou 10ppm já faz alguma diferença no aquário!

Mensagem 09/dez/2013, 23:20

André Martins Cardoso Escreveu:
Pois, eu tenho o Sera No3. Aquilo dos 50ppm até aos 10ppm é relativamente fácil de interpretar. Agora de 10ppm para baixo é impossível, a não ser que tenha 0ppm que será amarelo (é o que me dá com a O.I.), mas como a leitura de cores é 0ppm-amarelo, e salta logo para os 10ppm-laranja claro, torna-se impossível perceber se tenho 8ppm ou tenho 3ppm.

Os salifert de magnésio já percebi que é fácil, agora de no3, a escala de 10ppm para baixo continua a parecer muito próxima a nível de cor. João Tomás, não percebi aquilo do dividir por 10. Para saber os ppm?

Outra dúvida:
Quando faço a leitura de cores (além de ser feita sem luz directa - faço sempre por baixo de uma lampada 6500k) a proveta de vidro deve ser olhada de cima, mas devo-a encostar ao papel das cores? ou apenas uns 1 ou 2cm a "pairar" sobre a folha? Digo isto pois fazendo as duas situações, a cor muda substancialmente - colado ao papel fica mais escura laranja, a pairar fica quase amarela. Este é outro dos motivos para considerar o teste dificil. Ou poderei olhar de lado na proveta quando é abaixo dos 10ppm? Que confusão eu sei, mas entre 3ppm ou 10ppm já faz alguma diferença no aquário!

Abaixo dos 10ppm deves mudar a escala e ver de lado em vez de pelo topo e depois divides por 10 o resultado.

Mensagem 09/dez/2013, 23:59

Agora de 10ppm para baixo é impossível, a não ser que tenha 0ppm que será amarelo (é o que me dá com a O.I.), mas como a leitura de cores é 0ppm-amarelo, e salta logo para os 10ppm-laranja claro, torna-se impossível perceber se tenho 8ppm ou tenho 3ppm.

Se der um amarelo puro significa que estará nos 0ppm, se der um laranja claro puro, que está nos 10ppm. Por vezes dá um intermédio (amarelo alaranjado) então estará sensivelmente nos 5ppm. O ideal é procurar que esteja sempre no amarelo puro. Quando começar a ficar ligeiramente alaranjado já significa que poderá estar a 5 ou mais ppm.

Com o teste Salifert, para ver com precisão abaixo dos 10ppm, a quantidade de líquido colorido é tão fino que nem consigo ver bem...
Imagem

Mensagem 10/dez/2013, 00:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas Andre

Fica aqui o esquema dos nitratos da salifert em portugues.

NITRATOS SALIFERT
Gama Baixa :

1 . Encha tubo de ensaio com 1 ml de água.

2 . Adicione 4 gotas nível de NO3 -1.

3 . Adicione 1 colher nível de NO3 -2 e agite por 30 segundos.
4. Deixe descansar por 3 minutos.

5. Coloque o tubo de ensaio em uma parte branca da cartela de cores e comparar as cores olhando de cima. Divida os valores na tabela
por 10.

Valores na tabela estão em mg / L ou ppm NO3 .

Espero ter ajudado ;)

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 10/dez/2013, 00:30

Carlos Resende Escreveu:
Boas Andre

Fica aqui o esquema dos nitratos da salifert em portugues.

NITRATOS SALIFERT
Gama Baixa :

1 . Encha tubo de ensaio com 1 ml de água.

2 . Adicione 4 gotas nível de NO3 -1.

3 . Adicione 1 colher nível de NO3 -2 e agite por 30 segundos.
4. Deixe descansar por 3 minutos.

5. Coloque o tubo de ensaio em uma parte branca da cartela de cores e comparar as cores olhando de cima. Divida os valores na tabela
por 10.

Valores na tabela estão em mg / L ou ppm NO3 .

Espero ter ajudado ;)

Cumpr
Carlos Resende

Carlos, nao esta certo para dividir por 10 o copo é visto de lado com a escala.

Imagem

Mensagem 10/dez/2013, 00:44

E encostam mesmo o tubo de ensaio/proveta ao papel ou fica ligeiramente afastado?
Digo isto porque no teste da Sera faz MUITA diferença na cor, e não sei como usa nesse aspecto - se encostar parece alaranjado, se for ligeiramente afastado fica amarelado! Logo, se estiver encostado tenho 10ppm, se estiver afastado tenho perto de 0ppm :-o :-o

Mensagem 10/dez/2013, 00:50

E aqui fica a escala de cores e instruções do teste de Nitratos da Sera...

Imagem

Muito mais simples... ;)
Imagem

Mensagem 10/dez/2013, 01:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Artur Fonseca Escreveu:
Com o teste Salifert, para ver com precisão abaixo dos 10ppm, a quantidade de líquido colorido é tão fino que nem consigo ver bem...

Artur, é por isso que o Low range (abaixo dos 10 ppm) se vê de lado e não de cima. Deixas de ter 2/3 mm de profundidade e passas a ter 1/2 cm, o que te permite ver melhor a turbidez/cor do teste.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 10/dez/2013, 03:09

Ricardo Santos Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:

Artur, é por isso que o Low range (abaixo dos 10 ppm) se vê de lado e não de cima. Deixas de ter 2/3 mm de profundidade e passas a ter 1/2 cm, o que te permite ver melhor a turbidez/cor do teste.

Eu sei que se vê de lado. Pois é, deixo de ter 2/3mm de profundidade e passo a ter 2/3mm de altura... é essa quantidade fina que estraga a observação...
Imagem

Mensagem 10/dez/2013, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Artur Fonseca Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:

Eu sei que se vê de lado. Pois é, deixo de ter 2/3mm de profundidade e passo a ter 2/3mm de altura... é essa quantidade fina que estraga a observação...

Boas,
Como o que interessa é a profundidade, podes inclinar ligeiramente a proveta, ficando +/- na diagonal e ganhas um pouco de altura. ;)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 10/dez/2013, 19:23

Bom, então provavelmente vou avançar com o Mg da Salifert e o No3 vou continuar para já com Sera e assim que se aproximar mais do amarela vai também ser com o Salifert para testar valores mais baixos.
Tenho de arranjar os sais para o futuro Balling, portanto Ricardo, em breve falamos para estas coisas aí da Reef Natura.

Mensagem 10/dez/2013, 21:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Olá André

Abri este tópico com algumas referências de testes.

viewtopic.php?p=23415#p23415

Vou actualizando sempre que possa.

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 10/dez/2013, 22:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
E encostam mesmo o tubo de ensaio/proveta ao papel ou fica ligeiramente afastado?
Digo isto porque no teste da Sera faz MUITA diferença na cor, e não sei como usa nesse aspecto - se encostar parece alaranjado, se for ligeiramente afastado fica amarelado! Logo, se estiver encostado tenho 10ppm, se estiver afastado tenho perto de 0ppm :-o :-o

Sim pousa a proveta na parte branca do cartão.
No teste de No3 da salifert diz para o fazeres e se não pousares mesmo vês que a cor fica esbatida como se não tivesses nitratos.

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 11/dez/2013, 02:15

Apenas mais uma questão, neste momento tenho o aquário quase ciclado (já lá vão 2 meses) quando adicionar os peixes (no aquário ainda só tenho equipa de limpeza) os nitratos vão subir certo? Será uma subida muito notória? Ou pelo facto de ter o aquario estabelecido (alem do skimmer e TPAs) praticamente não se nota?
Isto porque a minha intenção é depois começar aos poucos a introduçao de SPSs. Terei de esperar que o No3 suba pela introdução dos peixes e torne a descer?(novamente depois de terem subido e descido no ciclo)

Voltar para Discussão Geral