Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral O teste ao teste

O teste ao teste

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 10/dez/2013, 14:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
No seguimento no tópico do meu aquário em que tinha comprado um liquido para ver os valores dos testes abro este post para que possamos "discutir" sobre isto.

Para ja o liquido que utilizei comprado na Aquapro2000 é este Gilbers Multireference parece ser feito em laboratório, aqui também outro site que penso que seja da marca reefanalytics.

Os testes foram feitos aos teste que tinha, com o tempo e se aparecer testes de outras marcas tento fazer e ir actualizando o post.

O frasco tem tem a hipótese de testar Alcalinidade, Estrôncio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fosfato, Silicatos, Nitrito, Nitrato, Salinidade entre outros que não sei sequer o que é.

Neste caso os que fiz foram Nitrato, Cálcio, Magnésio, Alcalinidade e Fosfatos e todos os testes foram feitos com muito calma e cronometrados para tentar ser o mais certo possível.

Nitratos:
Valor do liquido: 11ppm (margem de erro +/- 5%)

RedSea: 4ppm
Salifert: 10ppm

Cálcio:
Valor do liquido: 415ppm (margem de erro +/-1%)

RedSea: 440ppm
Salifert:415ppm

Magnésio:
Valor do liquido: 1270ppm (margem de erro +/- 1%)

RedSea: 1400ppm
Salifert: 1230ppm

Alcalinidade:
Valor do liquido: 6.90dkh (margem de erro +/- 1%)

RedSea: 7.40dkh
Salifert: 7.70dkh
Hanna: 7.56dkh

Fosfato:
Valor do liquido: 1ppm (margem de erro +/- 1%)

Hanna: 0.95ppm
Salifert: 1ppm (clica aqui para mais infos)

Potássio:
Valor do liquido: 395ppm (margem de erro +/- 1%)

Salifert: 390ppm
RedSea: + 465ppm

Como disse irei actualizando o tópico com medições de outros testes

Espero que tenha sido útil

:-bd
Editado pela última vez por Anthony Neto em 30/dez/2013, 01:08, num total de 3 vezes.
Cump.
Anthony

Mensagem 10/dez/2013, 15:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Anthony,

Muito útil, obrigado.
O problema é que de lote para lote os testes variam muito e é necessário afinar os desvios cada vez que se muda de embalagem.
:-BD
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 10/dez/2013, 16:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Anthony,

Muito interessante o tópico, obrigado pela partilha dos testes.

Apenas umas dúvidas...

Qual a densidade?

Por que razão a diferença entre os valores padrão que referes e os valores padrão desta imagem?
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/dez/2013, 18:34

~Boas Artur

Todos os valores são diferentes, consoante o lote devera ser valores diferentes, ate o rotulo é tipo de papel colado na garrafa.

E esse que mostras tem ferro e este não tem.
Cump.
Anthony

Mensagem 10/dez/2013, 18:40

César Silvério Escreveu:
Olá Anthony,

Muito útil, obrigado.
O problema é que de lote para lote os testes variam muito e é necessário afinar os desvios cada vez que se muda de embalagem.

Boas César,

Sim todos os lotes poderá haver diferenças mas não devera ser assim tão diferente, com isto não vou afinar nada mas tenho uma ideia do que realmente terei no sistema as diferenças não são assim tão grandes.. isto em alguns o de nitratos da RedSea vai la vai...

A RedSea desiludiu-me pelo menos com os testes e ainda quero fazer de potássio que não esta comigo de momento mas tou curioso porque acho que esta também marado...

Salifert barato e fiável :p

Cump.
Anthony

Mensagem 10/dez/2013, 20:30

Se reparares nos valores medidos com os testes RedSea dos Nitratos e Cálcio, estão praticamente iguais aos que vêm na foto ;)

Eu não me fiava muito nessa solução de calibração... tal como os testes, a solução também pode não ser fiável... penso eu de que... :)
Imagem

Mensagem 10/dez/2013, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
muito bom post anthony, o ideal sera medir os fosfatos com um test salifert, pois pela minha expreencia fosfatos com testes salifert 'e pra esquecer os valores sao completamente diferentes.... ja com os medidores digitais hanna nao me parece acontecer isso, a prova esta no teste que tu fizeste que deu quase o mesmo com margem de 1% de erro.

;)

Mensagem 10/dez/2013, 21:04

Artur Fonseca Escreveu:
Se reparares nos valores medidos com os testes RedSea dos Nitratos e Cálcio, estão praticamente iguais aos que vêm na foto ;)

Eu não me fiava muito nessa solução de calibração... tal como os testes, a solução também pode não ser fiável... penso eu de que... :)

Artur mas tens de te guiar para os valores que estao no frasco nao com valores de outro lote!!

Cada lote podera ter os seus valores

No entanto posso te dizer que o Quim comprou a uns tempo o frasco para fazer o teste ao teste da fauna marin mas não tem nitrato nem fosfato (por isso comprei este) e os valores da RedSea estavam completamente fora e acredita não estou aqui a puxar pelas marcas mas fico triste a RedSea estar a demonstrar algum problema com testes.... até o próprio vendedor da RedSea em Portugal disse a um lojista que tem havido problemas com os testes de KH.

Pois se o liquido esta ou não certo nao saberemos mas daquilo que consegui saber é que é feito e testado em laboratório, visto que o comprei quero crer que esta certo!!! Ahahahah

Isto e o mesmo que enviar a água a aquele gajo da Alemanha que tem uma loja e tem la um laboratório todo xpto para fazer testes... sabes la se realmente ta certo!!! ;)

No entanto não estou a a calibrar nada os valores continuo a guiar pelo o teste, agora se realmente esta certo não sei mas se o de nitratos esta certo imagina a RedSea....

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 10/dez/2013, 21:06

Pedro Sousa Escreveu:
muito bom post anthony, o ideal sera medir os fosfatos com um test salifert, pois pela minha expreencia fosfatos com testes salifert 'e pra esquecer os valores sao completamente diferentes.... ja com os medidores digitais hanna nao me parece acontecer isso, a prova esta no teste que tu fizeste que deu quase o mesmo com margem de 1% de erro.

;)

Terei esse prazer Pedro so preciso de tar com a mesma pessoa que tem o potássio.

Depois digo os valores.

;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 10/dez/2013, 21:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
o meu salifert sempre deu 0 em fostatos, a semana passada o artur fez me o favor de testar no hanna dele e deu 0.11 ppm...

ja encomendei um hanna pra mim, salifert em fosfatos parece me mau,em compensacao pode ter outros muito bons, o de magnesio da salifert 'e bastante bom pois 'e o que uso e nota se bastante bem a diferenca de cor e 'e facil de usar ;)

Mensagem 11/dez/2013, 15:54

Anthony Neto Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá Anthony,

Muito útil, obrigado.

Boas César,

Sim todos os lotes poderá haver diferenças mas não devera ser assim tão diferente, com isto não vou afinar nada mas tenho uma ideia do que realmente terei no sistema as diferenças não são assim tão grandes.. isto em alguns o de nitratos da RedSea vai la vai...

A RedSea desiludiu-me pelo menos com os testes e ainda quero fazer de potássio que não esta comigo de momento mas tou curioso porque acho que esta também marado...

Salifert barato e fiável :p

Olá outra vez Antony,

Não é bem assim; eu de cada vez que mudo de lote, comparo os valores dos testes com análises feitas à solução padrão e os resultados podem variar bastante.

O teste de magnésio da Salifert, é o que na minha experiência tem mantido maior constância de lote para lote, com diferenças mais ou menos constantes de pequeno valor (tipo 15 mg/l); já com o Salifert cálcio, há diferenças de lote para lote que no caso do actual é de + 25 mg/l.

Com o Checker electrónico da Hanna para o Kh, já registei diferenças de zero a oito por cento, consoante o lote e com o Checker de fosfatos, as diferenças podem variar segundo o fabricante, entre + 0,04 ppm, a - 0,04 ppm, isto é se medes 0,06, podes ter entre 0,02 e 0,10.

Nalguns casos isto é desprezível para o aquário/corais, noutros sobretudo quando os valores estão apontados para perto dos limites, talvez nem tanto.
Eu pelo sim, pelo não, tento minimizar os erros dos testes, comparando com o padrão sempre que mudo de embalagem.

Abraço

Mensagem 12/dez/2013, 00:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

César Silvério, qual é a opinião que tem do Checker do KH? Tenho o de PO4 e estou na dúvida se compre ou não o primeiro. Uso os testes da Salifert, são simples e económicos além de que normalmente são os utilizados na maior parte dos TOTM, dando assim para comparar valores.

Abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 12/dez/2013, 00:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Muito bom Anthony!!! :ymapplause:

Como diz o Carlos, o ideal seria medir todos os lotes para termos uma ideia, mas estas referências não deixam de ser importantes!

Quanto aos testes em si, sempre usei salifert e agora comprei de fósforo e KH e até agora estou a gostar! :D

Mensagem 12/dez/2013, 01:03

Eu tenho dois Hanna Checkers: Fosfatos e KH. Recomendo ambos.
Imagem

Mensagem 12/dez/2013, 13:54

Ricardo Rodrigues Escreveu:
César Silvério, qual é a opinião que tem do Checker do KH? Tenho o de PO4 e estou na dúvida se compre ou não o primeiro. Uso os testes da Salifert, são simples e económicos além de que normalmente são os utilizados na maior parte dos TOTM, dando assim para comparar valores.

Abraço :)

Olá Ricardo,

Quando é que aparece?

Quanto ao checker, estou satisfeito com o desempenho; é fácil de fazer (o Salifert também) e parece-me razoavelmente rigoroso, embora haja algumas variações (0% a 8%- em dois anos de análises semanais- talvez uns 6/7 embalagens), de lote para lote, dos reagentes.

Abraço

Mensagem 12/dez/2013, 17:20

Boas César

De facto nunca observei bem essa questão de teste para teste... verei mais tarde...

No entanto isto são só referencias e dos testes que eu tenho em casa.

a respeito da precisao dos fosfatos segundo o site : "±4% da leitura ±0.04 ppm (mg/L) @ 25ºC" Sera que nao é 4% dos 0.04 é que no site americano da Hanna diz "±0.04 ppm ±4% of reading accuracy" (Hanna)

Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 18:40

Olá Anthony,

Eu no principio também interpretei como 4%, mas infelizmente é 0.04.
De qualquer modo, penso que é melhor que andar adivinhar cores.

Já agora uma questão que te ando para te colocar há algum tempo:
penso que tens chekers para ferro e iodo; segundo me parece esses checkers não têm interesse para aquário, pois a sua resolução mínima é de 0,1 ppm e os valores normais para ambos os elementos na água do mar são centesimais (tipo:0,06/0,08).
Confirmas?

Abraço

Mensagem 12/dez/2013, 20:23

César Silvério Escreveu:
penso que tens chekers para ferro e iodo; segundo me parece esses checkers não têm interesse para aquário, pois a sua resolução mínima é de 0,1 ppm e os valores normais para ambos os elementos na água do mar são centesimais (tipo:0,06/0,08).

Boas César,

Mas no processo de arredondamento, os valores entre 0.000 e 0.049 são arredondados para 0.0ppm; e os valores entre 0.050 e 0.100 são arredondados para 0.1ppm. Então se o valor de Iodo ideal deverá ser 0.06ppm, por exemplo, basta querermos que o teste do Hanna Checker dê 0.1ppm. ;)
Imagem

Mensagem 12/dez/2013, 21:01

Podemos dizer que foi assim uma pequena grande loucura... no entanto estava me a guiar pelos parâmetros da redsea que são:
Iodo 0,06ppms sendo que o medidor mede a 0.1ppms são 0,04 ppms de diferença.
Ferro segundo eles usar 0,15 ppms, e já foi colocado essa questão no reefcentral se podia ser um engano e segundo eles não, é mesmo o 0.15 e esse o hanna mede, valor esse é o que noto mais descia e rápida e essa explicação que dão...é que passado 3/4 horas de dosear o ferro o sistema absorve todo.
Ver se encontro isso para meter aqui.

Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2013, 21:37

Próximo

Voltar para Discussão Geral