Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Agua leitosa

Agua leitosa

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 16/dez/2013, 16:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Como o nome do tópico indica estou com a água leitosa. Não são partículas em suspensão (pelo menos com dimensões visíveis a olho nu) é mesmo como se tivesse juntado leite à água (não, não o fiz :D )

150 litros
Temp- 25ºC
Salinidade- 1025

nh3 nh4- 0
No3- 2ppm
No2- 0
Po4- 0

Ph- 8
Kh- 9/10

Cu- 0

Ca- 460
Mg- 1290

Não estou a adicionar Kalk há 2 semanas (pois estava-me a elevar muito o Kh e pH).
Ainda não comecei o Balling pois não tenho consumos praticamente nenhuns

O aquário está a fazer 2 meses, tem apenas equipa de limpeza e uns pequenos frags de zoanthus.
Experimentei elevar as 2 nanostream para a superficie e reduzi inclusivé o caudal para não levantar qualquer areia.
Já experimentei por na saída do Deltec MCE300 um filterbag de 200microns de nylon (lavo de 2 em 2 dias) e praticamente não fica sujo.
O que acham?
A areia é aragonite sugarsize mas lavei-a bem antes de entrar para o aquário, e as bombas estão de maneira a não levantar nem um grão de areia. Será bacteriano?
Trpquei a àgua (30 litros) ontem, com água de osmose com 0 TDS e Sal tropic marin (do normal) e parece até que piorou ligeiramente.

Mensagem 16/dez/2013, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

André Martins Cardoso Escreveu:
Como o nome do tópico indica estou com a água leitosa. Não são partículas em suspensão (pelo menos com dimensões visíveis a olho nu) é mesmo como se tivesse juntado leite à água (não, não o fiz :D )

150 litros
Temp- 25ºC
Salinidade- 1025

nh3 nh4- 0
No3- 2ppm
No2- 0
Po4- 0

Ph- 8
Kh- 9/10

Cu- 0

Ca- 460
Mg- 1290

Não estou a adicionar Kalk há 2 semanas (pois estava-me a elevar muito o Kh e pH).
Ainda não comecei o Balling pois não tenho consumos praticamente nenhuns

O aquário está a fazer 2 meses, tem apenas equipa de limpeza e uns pequenos frags de zoanthus.
Experimentei elevar as 2 nanostream para a superficie e reduzi inclusivé o caudal para não levantar qualquer areia.
Já experimentei por na saída do Deltec MCE300 um filterbag de 200microns de nylon (lavo de 2 em 2 dias) e praticamente não fica sujo.
O que acham?
A areia é aragonite sugarsize mas lavei-a bem antes de entrar para o aquário, e as bombas estão de maneira a não levantar nem um grão de areia. Será bacteriano?
Trpquei a àgua (30 litros) ontem, com água de osmose com 0 TDS e Sal tropic marin (do normal) e parece até que piorou ligeiramente.

Olá,

Adicionas Bactérias ou alguma fonte de carbono?
Imagem

Mensagem 16/dez/2013, 17:28

Não, a única coisa que entra no aquário é: 30 litros TPA todas as semanas, e água doce de reposição (O.I) sem qualquer aditivo.
Por isso é que estou a estranhar! :-? :-?

Mensagem 16/dez/2013, 17:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Que areia tens André?

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 16/dez/2013, 17:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Não, a única coisa que entra no aquário é: 30 litros TPA todas as semanas, e água doce de reposição (O.I) sem qualquer aditivo.
Por isso é que estou a estranhar! :-? :-?

Tira uma foto sff.

Quais são os teus valores de MG CA e KH ?

Tens alguma macro-alga?
Imagem

Mensagem 16/dez/2013, 17:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Isso pode ser uma percepitação de KH devido ao uso de Kalk!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/dez/2013, 18:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Ou má agitação superficial ?
Ou má escumação ?
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/dez/2013, 18:04

Os parametros todos estão lá em cima.
Ca-460
Mg- 1290
Kh- 9/10

A areia é aragonite da Natures Ocean "Sugar size" (Lavei-a bem antes de introduzir, e tenho o cuidado da circulação não levantar a areia, apontando as bombas mais para a superficie)
É esta, mas a surgar size
Imagem

O aquário está assim, não dá para perceber muito bem devido à iluminação, mas dá para entender que está leitosa. Principalmente vendo ao vivo.
Imagem

Mensagem 16/dez/2013, 18:07

O escumador (MCE300) é limpo de 2 em 2 dias devido à escumação (meti em wet, tira a água num tom de chá).
A circulação está apontada à superficie (1x 6025 e 1x 6045 mas ajustei o caudal para menos de metade pois esta faz demasiados L/H para 150L.

Não adiciono Kalk há 2 semanas como referi no inicio do tópico, e depois disso já foram feitas duas TPAs (2 x 30Litros)

Mensagem 16/dez/2013, 18:39

André desculpa, perguntei-te que areia era mas tinhas escrito, não vi.

O problema é quase de certeza da areia.
Vejo que os teus níveis de cálcio e alcalinidade estão bem altos (altos demais para um aquário recente) e não tens consumos, portanto mantêm-se altos. A boa noticia é que isso vai ao sitio.
Na prática, quando colocaste a areia (aragonite) que não é mais do que CaCo3 sólido, ultrapassaste o limite da saturação dos níveis de cálcio, carbonatos e bicarbonatos existentes na coluna de água. Logo impulsionaste a precipitação do carbonato de cálcio da água.

Não mexas mais isso desaparece.

Cump,
Paulo Marinheiro

Mensagem 16/dez/2013, 18:48

Pois piorou.
Paulo Marinheiro

Mensagem 18/dez/2013, 23:27

Okay, experimentei colocar carvão ativado e filter bag e não fez nada :- Continua na mesma.
Inspeccionei o aquário e as bombas não levantam nenhuma areia :-bd
Supondo então que vai tudo ao sítio é uma questão de tempo certo? Não terei de retirar a areia right?
E por curiosidade irá ao sítio porque será consumido? Precipita e cai no fundo?

Mensagem 18/dez/2013, 23:38

Sim, não faz nada o carvão nem o filtro.
O equilibrio químico, no teu caso em concreto, deve acontecer depois de parares com adições de suplementos (o que já aconteceu), fazendo umas mudas de água pequenas e com os consumos de calcio e carbonatos que irás tendo.
E tira o carvão!

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 23/dez/2013, 01:18

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Pelo que eu li um parâmetro que não está bem especificado é o pH que deve estar entre 8,2 e 8,4.

Lá em cima só fala 8, por acaso seria 8,0?

pH é uma função logarítmica qualquer alteração nas concentrações dos iões pode se ter aumento ou decréscimo do valor.

Por favor tire nos essa duvida pois se o pH estiver acima de 8,4 precipita se carbonatos.

Abraços.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 23/dez/2013, 01:21

8,0 ;)
Entretanto parece que está a melhorar, hoje fiz tpa, e em vez de 30l, resolvi fazer apenas 15l e quarta faço outros 15l. Tenho o No3 a 0 praticamente portanto as coisas estão controladas nesse aspecto de carga orgânica. Veremos o que acontece nos próximos dias :)

Mensagem 23/dez/2013, 18:35

8,0 ;)
Entretanto parece que está a melhorar, hoje fiz tpa, e em vez de 30l, resolvi fazer apenas 15l e quarta faço outros 15l. Tenho o No3 a 0 praticamente portanto as coisas estão controladas nesse aspecto de carga orgânica. Veremos o que acontece nos próximos dias :)

Vai normalizar :)

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 13/jan/2014, 01:57

Malta, voltou a acontecer o mesmo.
Começo a achar isto muito estranho. A areia não mexe nem um bocado portanto não será daí. Nunca mais adicionei KALK nem nenhum aditivo.
O que reparei é que isto parece ter acontecido quando liguei a reposição de água evaporada (já não a tinha ligado há uma semana; liguei antes de ontem, e ontem a água estava leitosa).

A água é de O.I e deionizador. Sai com 0 TDS pois os filtros são recentes. O método de reposição (não tenho bóia de nível) passa por um mecanismo que tem um bidon de 10 litros de água sem qualquer aditivo; tenho uma pequena bomba ligada a um temporizador, a bomba vai dar ao aquário principal e na ponta tem uma torneirinha regulavel. Calculei mais ou menos o nível de evaporação diário e acertei a torneira, sendo que a bomba liga umas 4 ou 5 vezes ao dia sempre 3/4m. Não sai pinga-pinga mas também não sai nenhum repucho... O que acham? Só vejo a ligação da adição de água de reposição, à turvação repentina.
Hoje fiz Tpa e limpou um bocadinho.
É possível que o facto da água de O.I entrar com um ph e Kh bastante inferior ao do aquário principal fazer de alguma maneira precipitar o calcio?
Estou a desesperar pois ora tenho a água quase limpinha, ora volta tudo a ficar enevoado.

Mensagem 13/jan/2014, 22:23

Ninguém ? :-\

Mensagem 13/jan/2014, 23:11

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Muito estranho André, para precipitar cálcio o pH deve estar de 8,4 para cima. A água do RO DI sai com um pH por volta de 5,8 a 6,0.
Pode ser que os niveis de cálcio e magnésio estejam acima do esperado.
Minha primeira orientação é fazeres mudas de água com maior frequência e em pequenas fracções até não acontecer mais este problema.
Desculpe-me a demora em responder!

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Voltar para Discussão Geral