Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeiro marinho

Primeiro marinho

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 11/mar/2013, 19:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Boas

Tenho na mente o meu primeiro aquário com o seguinte setup;

-aqua 120*50*60 altura em construção numa vidreira
-sump 100*30*40
-escumador Bubble-Magus NAC 7 ou Bubble-Magus NAC 9 ou Custom Reef Extreme Cone 150
-iluminação é onde reside um problema ou é uma DIY led que não faço a mínima ideia por enquanto mas vou fazer um post relacionado com isso ou compro uma t5 6*54 so não sei qual mas estou inclinado para ReefSET LM 1206 - 6 x 54 Watts acho que é made in Portugal mais ao menos.
-bomba de reposição Eheim Compact+ 3000 que já tenho
-bomba circulação estava a pensar usar Sicce Voyager Stream Pump 3 pois comprar uma Vortech de 400€ para estar a 50% acho desperdício de dinheiro e a austeridade não o permite. mas também queria uma Tunze Nanostream 6045.
- mais uma bomba de 200l\h ou menos para UV que só será ligado cerca de 4 horas diárias e posteriormente em caso de urgência e na inclusão de novos residentes.
-para osmose estava a pensar em adquirir um no Leroy Merlin pois se o nome é o mesmo tem 3 estágios e custa 50€ para que gastar 150€ noutro lugar. ou então http://www.aqua-station.com/index.ph...mart&Itemid=56 sempre com um pré filtro de 2 estágios carvão e uma areia que tinha aqui numa cisterna.

Estou aberto a criticas sugestões e reclamações e a perguntas também.

Mensagem 11/mar/2013, 19:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Pedro Duarte Escreveu:
Boas

-sump 100*30*40
-escumador Bubble-Magus NAC 7 ou Bubble-Magus NAC 9 ou Custom Reef Extreme Cone 150
-iluminação é onde reside um problema ou é uma DIY led que não faço a mínima ideia por enquanto mas vou fazer um post relacionado com isso ou compro uma t5 6*54 so não sei qual mas estou inclinado para ReefSET LM 1206 - 6 x 54 Watts acho que é made in Portugal mais ao menos.
-bomba circulação estava a pensar usar Sicce Voyager Stream Pump 3 pois comprar uma Vortech de 400€ para estar a 50% acho desperdício de dinheiro e a austeridade não o permite. mas também queria uma Tunze Nanostream 6045.
- mais uma bomba de 200l\h ou menos para UV que só será ligado cerca de 4 horas diárias e posteriormente em caso de urgência e na inclusão de novos residentes.
-para osmose estava a pensar em adquirir um no Leroy Merlin pois se o nome é o mesmo tem 3 estágios e custa 50€ para que gastar 150€ noutro lugar. ou então http://www.aqua-station.com/index.ph...mart&Itemid=56 sempre com um pré filtro de 2 estágios carvão e uma areia que tinha aqui numa cisterna.

Parece-me bem tudo menos o aquario,
eu ia para 120x60x55altura (depois como retorno fica com 50cm reais)
Os 60 de altura vai condicionar a iluminação.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 12/mar/2013, 02:23

Ricardo Oliveira Escreveu:
Pedro Duarte Escreveu:
Boas

-sump 100*30*40

Parece-me bem tudo menos o aquario,
eu ia para 120x60x55altura (depois como retorno fica com 50cm reais)
Os 60 de altura vai condicionar a iluminação.

Ok! também tenho tido duvida quanto a isso pelo que vou alterar para 120*50*50. Visto não querer mais que 2-3 cm de substrato e usando somente T5 60 podia causar problemas em alguns corais que estejam no areal.

Mensagem 12/mar/2013, 02:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Não consegues 60 de fundo?

É que 50 só vai-te limitar muito o layout. 60 é porreiro, 70 é quase ideal!

Abraços,
Rui

P.S: bom ver tanta gente nova a iniciar-se neste hobby .... venham mais.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/mar/2013, 06:40

É possível ter 60 mas será o máximo a Maria [-x não deixa que seja muito grande e 350lt :D já é grande o móvel vai ser diy onde também tenho uma duvida metal ou madeira. em metal teria a base em pinho daquele do leroy ou maxmat e a forra em mdf em madeira seria muito mais pesado e tirava espaço interior para arrumação. também o furo para a sump tenho um passa muros de 2'' 50mm se não estou em erro acho suficiente mas fazer no fundo os 3 furos 1 para sump 1 retorno 3/4'' e 1 de segurança 3/4 ou era melhor 2 retornos 3/4'' e dois esgoto 2'' no vidro de fundo não ficava muito fraco.

Mensagem 12/mar/2013, 09:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia,

Antes de mais, bem vindo ao mundo do Recife...

Eu concordo com o Rui, 60 é porreiro, 70 é o ideal, 80 era soberbo =)
Mostra uns projectos de 60 ou até mesmo 70 à tua Maria e vais ver que ela muda de ideias (a minha mudou) =))

O teu móvel vai ser DIY? Então caso seja, dá uma olhadela no projecto do Rui Gaspar... porque não é só colocar barrotes de madeira e siga... a água salgada tem um efeito completamente diferente na madeira do que a água doce, por isso vai com calma e pensa bem ;)

De resto, acho que os equipamentos e tudo mais parece-me bem.

Força nisso e boa sorte ;)

Mensagem 13/mar/2013, 07:20

Boas.

Obrigado pelas dicas. O post do Rui Gaspar que falas é este viewtopic.php?t=605. Bom o aquário foi alterado para 60 de largura. Quanto aos furos para a sump no fundo é seguro fazer 2 de 50mm mais os dois de retorno? qual a melhor opção.

Mensagem 13/mar/2013, 09:05

Bom dia,

Nunca vi um tubo de 50mm a entupir, eu no meu tenho 3 furos:

- 40mm tubo de descarga
- 32mm tubo ladrão
- 20mm tubo de retorno

1 Abraço,
Armando

Mensagem 13/mar/2013, 11:51

Pedro Duarte Escreveu:
Boas.

Obrigado pelas dicas. O post do Rui Gaspar que falas é este viewtopic.php?t=605. Bom o aquário foi alterado para 60 de largura. Quanto aos furos para a sump no fundo é seguro fazer 2 de 50mm mais os dois de retorno? qual a melhor opção.

Boas Pedro,

Acho que ele se referia antes a este:

http://www.reefforum.net/showthread.php ... ream/page2

E vai estando com atenção que vou publicar daqui a nada o meu sistema de queda de água e retorno.

Abraços,
Rui

Mensagem 13/mar/2013, 11:52

Boas outra vez,

Já agora o móvel foi construído com base neste post to ReefCentral

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... id=1169964?

Abraços,
Rui

Mensagem 13/mar/2013, 17:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá Pedro,
Muito bem vindo a este mundinho delicioso e difícil dos recifes. :D
Já tiveste muitos bons conselhos de pessoal que percebe muito mais que isto que eu.
Como ainda ninguém falou da luz, parece-me que 6x54W é excelente e mais que suficiente. foi o que pus agora no meu.
Em relação à areia, se reparares a maior parte do pessoal está a colocar apenas meio cm ou mesmo nenhuma areia, para minimizar a acumulação de detritos que aumenta os fosfatos.
qualquer dúvida estamos por aqui.

abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/mar/2013, 18:13

Boa tarde,

Obrigado a todos pelas opiniões e ajudas e pelas duvidas vi o post do Rui Gaspar e gostei muito aquilo que vi e cheguei a conclusão que 100*60*50(altura) era o ideal para mim( e como nasceu o meu pequeno ainda não fui a vidreira confirmar as medidas tenho de lá ir já me ligaram e tudo).
Agora as duvidas 4*39 daria para mim? estava a pensar nesta ATI Sunpower Calha T5 4x39w ou ReefSET LM 1004 - 4 x 39 Watts. e outra a sump agora terá o mesmo comprimento do aquário ou seja irá estar encostada as paredes do móvel mesmo apertada mas também é o meu primeiro irei evoluir e mudar de sump um dia mais tarde.
Quanto a fabrico qual o primário indicado para a madeira e a tinta? Só o primário serve não precisa de levar um pré tratamento com tapa poros?
Gostei das tuas portas e dobradiças dão um toque especial a coisa a meu ver um glamour um je ne sais quoi. podes dar os planos de construção. a madeira que parece que usas-te foi um contraplacado será que estou enganado.
Espero este domingo começar a construção do móvel e ter o aquário cá ainda este mês.
Desculpem a minha ignorância mas o que é exactamente o tubo ladrão e para que serve?
Ainda bem que abri este post que o desenho no papel já tem muitos riscos com alterações e todas para melhor.

Mensagem 13/mar/2013, 20:35

Pedro Duarte Escreveu:
Boa tarde,

Obrigado a todos pelas opiniões e ajudas e pelas duvidas vi o post do Rui Gaspar e gostei muito aquilo que vi e cheguei a conclusão que 100*60*50(altura) era o ideal para mim( e como nasceu o meu pequeno ainda não fui a vidreira confirmar as medidas tenho de lá ir já me ligaram e tudo).
Agora as duvidas 4*39 daria para mim? estava a pensar nesta ATI Sunpower Calha T5 4x39w ou ReefSET LM 1004 - 4 x 39 Watts. e outra a sump agora terá o mesmo comprimento do aquário ou seja irá estar encostada as paredes do móvel mesmo apertada mas também é o meu primeiro irei evoluir e mudar de sump um dia mais tarde.
Quanto a fabrico qual o primário indicado para a madeira e a tinta? Só o primário serve não precisa de levar um pré tratamento com tapa poros?
Gostei das tuas portas e dobradiças dão um toque especial a coisa a meu ver um glamour um je ne sais quoi. podes dar os planos de construção. a madeira que parece que usas-te foi um contraplacado será que estou enganado.
Espero este domingo começar a construção do móvel e ter o aquário cá ainda este mês.
Desculpem a minha ignorância mas o que é exactamente o tubo ladrão e para que serve?
Ainda bem que abri este post que o desenho no papel já tem muitos riscos com alterações e todas para melhor.

Boas,

Depende dos corais que queres manter. Mas se fores para LPS e moles 4x 39 chega perfeitamente. Para SPS dava jeito um pouco mais .... 6 ou 8x 39 dependendo dos requisitos de iluminação!

Eu só dei primário e depois tinta. Duas demão de primário com lixagem entre cada demão.
Depois silicone branco nas juntas.

Não usei contraplacado. Só nos tampos.
Tudo o resto é feito em pinho! Segue os planos do reefcentral.

O link é: http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1169964

tubo ladrão é um tubo geralmente mais acima da descarga que só serve de segurança em caso de entupimento do "drain" principal.

Abraços,
Rui

Mensagem 11/jun/2013, 09:13

Boas visto um dia mais tarde querer ter um mandarim qual a altura do substrato 3 a 4 cm?

Mensagem 11/jun/2013, 09:18

Pedro Duarte Escreveu:
Boas visto um dia mais tarde querer ter um mandarim qual a altura do substrato 3 a 4 cm?

Acho que isso é irrelevante.
Mas e fotos da montagem e do móvel?

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Mensagem 13/jun/2013, 19:31

Boas
De momento nada de fotos o móvel já ta mas houve um contratempo em relação ao tanque estou em contacto com a vidromoldura que aqui no sul é complicado arranjar de fabricantes só de lojas e pedem 400€ para cima para um de 300lt.
Ver se o aquário vem para casa este mês.

Mensagem 23/dez/2013, 10:12

Boas a minha sump é aberta sem divisórias e queria por umas duas ou 3 algum sabe dizer um silicone de confiança que se use neste hobby, pois também gostava de construir um reservatório por cima da sump para agua de reposição uns 30 lt

Mensagem 23/dez/2013, 12:26

Vivas,

Porque 2 ou 3 divisórias? Qual é o efeito que pretendes...?

Mensagem 23/dez/2013, 13:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Olá Pedro no Leroy na Guia vi a venda não sei se são bons mas são acessíveis.
Sou nova nisto e penso que fazer em casa não vale o risco.
Mas aqui em casa o já se fala em fazer um cubo. O meu marido de início não queria o aquário mas agora está sempre em cima. E quer um aquário de com sump 60*60*60 ainda este está ciclar. Diz que quer uma anemona carpet verde. Por isso vou seguir com atenção as respostas.
Boa sorte.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 27/dez/2013, 19:51

Armando Fernandes Escreveu:
Vivas,

Porque 2 ou 3 divisórias? Qual é o efeito que pretendes...?

Boas Armando queria fazer quebra bolhas e queria por a midia como carvão e resinas numa e um refugio no meio entre o escumador e o retorno.

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Olá Pedro no Leroy na Guia vi a venda não sei se são bons mas são acessíveis.
Sou nova nisto e penso que fazer em casa não vale o risco.
Mas aqui em casa o já se fala em fazer um cubo. O meu marido de início não queria o aquário mas agora está sempre em cima. E quer um aquário de com sump 60*60*60 ainda este está ciclar. Diz que quer uma anemona carpet verde. Por isso vou seguir com atenção as respostas.
Boa sorte.

Obrigado Lucia ja vi la a venda também só não sei se são bons.

Voltar para Novo no hobby