Anthony Neto Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Boas Anthony,
acho que a tua abordagem para aumentares uma eventual falta de "nutrientes", não é a mais correcta.
Não há nada mais equilibrado que uma tpa para repôr o que está em falta e exportar o que está a mais, principalmente usando água natural diria.
Tens o teu escumador a tirar a matéria orgânica mais "wet" ou espessa?
De quanto em quanto tempo limpas o copo?
Estás a usar carvão?
Boas Ricardo,
Pois não sei realmente se esta ou não certo mas vou buscar agua amanha e fazer como disse 9 L por dia.
O escumador acho que esta mais espesso do que wet, lavo +/- semanalmente e tiro cerca de 1 litro agua porca
Sim uso carvão da Rowa e mudo mensalmente e tenho RowaPhos para baixar os fosfatos.

Boas,
pois é, como tens o aquário é tirar o carvão sem dúvida.
Limpa o copo do escumador de 15 em 15 dias por agora em vez de semanal, ou mais se necessário. Pessoalmente não gosto da ideia de parar o escumador, mesmo que esteja a tirar de mais, como deve ser o caso, acho sempre o risco.
Depois é a TPA. "Grande" semanal, fará mais impacto que se mudares a mesma quantidade repartida pelos 7 dias. A velocidade que o sistema te está a limpar os "nutrientes" esses 9L diários iriam demorar muito tempo a fazer a diferença.
O RowaPhos por acaso não entrou depois de teres testado esse valor de po4 de 0,10 ppm não? É que essas pontas queimadas pode ser de uma descida rápida de po4...ou já tinham começado a ficar assim a mais tempo?