Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral humidade paredes ajuda

humidade paredes ajuda

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 09/jan/2014, 01:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

tenho o aquario numa sala de 25m2 o aquario é de 400l o que me esta a acontecer é o seguinte:

a sala é na forma rectangular e o aquario ta num dos cantos desse rectangulo mas não esta mesmo encostado ao canto... a própria sala tem 2 janelas uma normal há beira do aquario, e uma grande do outro lado....

o que me acontece passado uns tempos é que no lado onde esta o aquario nos 2 cantos o mais próximo e o mais longe aparece me pintas pretas na parede, na parte de tras do aquario posso ver umas pingas de agua da evaporação o normal mas na parede de tras não aparece nada so aparece nos cantos.....

fecho o móvel da sump durante a noite e de dia deixo aberto...

durante o dia a janela mais próxima deixo a persiana aberta para entrar ar por aquele buracos pequenos, de noite fecho essa janela e abro a maior so a persiana para entrar ar também.....

ou seja tem bastante ar novo a entrar....

tb me acontece nas madeiras das janelas passado uns tempos aparecer pintas brancas de bolor ou seja humidade....

isto tudo do aquario... queria saber como resolvo isto, já que tenho sempre as janelas abertas ou mais vale fechar? penso que a circulação de ar ajuda não ?

a sala tem 2 portas e também estão sempre abertas.... toda a casa é nova e não tem nenhum problema de infiltrações....

alguma ideia?

obrigado desde já ;)

Mensagem 09/jan/2014, 01:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Olá Pedro

Na minha anterior casa tinha um sistema de 1000 L numa sala com 20 m2 e isso nunca me aconteceu, e era perto do mar num vale (uma zona bastante húmida). Antes desse, tive um de 500L numa divisão com 14 m2 e tambem não tive problemas.

Acho que tem muito a ver com disposição da própria casa e a circulação do ar por toda a habitação (não só a sala)

Um desumidificador não te vai resolver nada e só te vai agravar a evaporação no aquário. Tentares diminuir a evaporação não é saudável para o aquario (não sei que tipo de iluminação tens, mas senão tiveres leds, é mudares, vai tambem ajudar)

A melhor solução que tens é teres uma janela qualquer aberta durante o dia noutra divisão numa zona oposta da casa, que seja o suficiente para fazer alguma corrente de ar quando tiveres ausente durante o dia e deixar o movel aberto o maior número de horas possivel.
No fundo e dentro dos limites do aceitável, e´ promoveres ao máximo a renovação do ar em toda a casa.

Podes ainda tentar pintar a sala com tinta anti-fungica e ires limpando com lixivia o que ainda fôr persistindo.

De resto, pelo menos que eu saiba, não há muito mais a fazer.

Mensagem 09/jan/2014, 02:06

boas gil a tinta e a sala é nova... a casa tem 6 meses toda nova construía mais uma pessoa de família, tenho a impressão que se deixar o móvel aberto é pior pois evapora mais agua acho eu....

tenho sempre uma janela aberta há noite e outra durante o dia, mas so mesmo os buracos das persianas.... não sei mesmo o que fazer ?!

Mensagem 09/jan/2014, 02:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

O problema não terá a vêr com a qualidade de construção, mas sim com a disposição da casa e a circulação do ar que promove.

A titulo de exemplo e hipotéticamente, se em frente á porta da sala ao invês de existir outra divisão com janelas, existir uma parede inteira de um corredor, será um factor que influência a circulação do ar.

Na minha opinião e como já referi, o problema vai passar sempre pela circulação de ar em toda a casa.

Os fungos pretos se fôres limpando não é muito muito preocupante, desde que não comece a cair tinta da parede ou tiveres água a escorrer nas paredes.

Um ar condicionado ajudará ? :) Vêr se aparece alguem mais especializado na matéria.

Mensagem 09/jan/2014, 14:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
durante o dia a janela mais próxima deixo a persiana aberta para entrar ar por aquele buracos pequenos, de noite fecho essa janela e abro a maior so a persiana para entrar ar também.....

ou seja tem bastante ar novo a entrar....

Não, não tem! :D
Simplesmente janelas abertas só em casos extremos (muita corrente de ar) é que servem para renovar o ar de uma habitação/divisão, caso contrário só mesmo com circulação forçada!

Mensagem 09/jan/2014, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Olá, Pedro

A humidade que tens neste momento na tua sala está alterada em relação ao resto da habitação?
É possivel que seja derivado ao aquário porque este influencia directamente a HR do espaço, mas é preciso ter a certeza disso para conseguires resolver o problema.
Em primeiro lugar precisamos de saber o local e as condições climatéricas envolventes, se conseguires dar alguma informação a esse respeito óptimo. Depois que tipo de isolamentos foram integrados na construção? E se existe ventilação centralizada e de que tipo? (activa ou passiva) E só a partir desses elementos é que te posso ajudar.

Dicas mais comuns para minimizar os efeitos da humidade provocada por aquários em espaços fechados:

Pressão positiva da sump - pode ser feito aumentando a pressão atomesférica dentro do compartimento da sump em + - 15Pa
utilizando um ventilador a colocar ar para dentro do compartimento (se este for fechado)

Pressão negativa do espaço - pode ser feito diminuindo a pressão atomesférica em + - 5Pa
utilizando um ventilador a retirar ar para o exterior do espaço. Ter em atenção que quanto mais ar saturado retirar-mos mais condições para aumentar a HR estamos a promover. É preciso actuar com cuidado para não piorar a situação, isto é um daqueles problemas tipicos em que não podemos copiar o que resultou no vizinho do lado :)

Dito isto, cuidado com o uso de desumidificadores e climatizadores porque vamos estar sempre a mexer com a HR dos espaços e as condições para promover o seu aumento.

Dá mais informação se puderes para eu te aconselhar a melhor forma de resolveres a situação.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 09/jan/2014, 15:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Pedro, desculpa usar o tópico mas penso que serve para o mesmo.

Joaquim...
desculpa, mas o que queres dizer com mais +-15PA e +-5PA. O que é PA e como podes medir isso em termos de quantidade de ventilação das ventoinhas?
Pressão atmosferica??

Estou a perguntar isto pois estou a pensar montar uma ventoinha para colocar/ou tirar ar de dentro da sump e agora ao ler isto fiquei com duvidas. É melhor tirar ou colocar ar? ...e como é que medes esses valores que disseste para avaliar qual a melhor solução? :-?

Mensagem 09/jan/2014, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boas, acredito perfeitamente que cada casa terá as suas características e ser mais ou menos propicia à existência de humidade relativa. No entanto, existem princípios que são transversais.

O meu sistema de 800L que está num escritório, criava bastante humidade nas paredes e armário. Também deixava janelas e portas sempre abertas e nada colmatava a existência de humidade.

A solução passou por montar um extrator de ar numa das janelas e mantendo o resto fechado. Acabei com a humidade de vez.

Abraço

Mensagem 09/jan/2014, 20:54

Olá, Pedro

A humidade que tens neste momento na tua sala está alterada em relação ao resto da habitação?
É possivel que seja derivado ao aquário porque este influencia directamente a HR do espaço, mas é preciso ter a certeza disso para conseguires resolver o problema.
Em primeiro lugar precisamos de saber o local e as condições climatéricas envolventes, se conseguires dar alguma informação a esse respeito óptimo. Depois que tipo de isolamentos foram integrados na construção? E se existe ventilação centralizada e de que tipo? (activa ou passiva) E só a partir desses elementos é que te posso ajudar.

Dicas mais comuns para minimizar os efeitos da humidade provocada por aquários em espaços fechados:

Pressão positiva da sump - pode ser feito aumentando a pressão atomesférica dentro do compartimento da sump em + - 15Pa
utilizando um ventilador a colocar ar para dentro do compartimento (se este for fechado)

Pressão negativa do espaço - pode ser feito diminuindo a pressão atomesférica em + - 5Pa
utilizando um ventilador a retirar ar para o exterior do espaço. Ter em atenção que quanto mais ar saturado retirar-mos mais condições para aumentar a HR estamos a promover. É preciso actuar com cuidado para não piorar a situação, isto é um daqueles problemas tipicos em que não podemos copiar o que resultou no vizinho do lado :)

Dito isto, cuidado com o uso de desumidificadores e climatizadores porque vamos estar sempre a mexer com a HR dos espaços e as condições para promover o seu aumento.

Dá mais informação se puderes para eu te aconselhar a melhor forma de resolveres a situação.

boas em primeiro o que 'e HR ?

sim a humidade so ganha na divisao onde esta o aquario a casa 'e nova nao tem humidade em lado nenhum 'e mesmo do aquario porque antes de ter o aquario montado nao ganhava nada...

condicoes climatericas sao as normais... nao tenho ventilacao nem aquecimento nada, so as janelas abertas...

eu deixo o movel da sump fechado de noite e aberto de dia.... e se colocar uma ventoinha ha beira duma janela a retirar o ar? digo uma ventoinha porque nao me apetecia tar a fazer obras agora pra colocar um ventilador sinceramente....

basta aqueles ventiladores pequenos de casa de banho ?

Mensagem 09/jan/2014, 21:00

ja agora se colocasse uma ventinha no movel por baixo onde tem a sump a retirar o ar, ou seja o ar que sai de dentro do movel que e fechado vem carregado de humidade e estaria a sair pra sala em si ou seja pra divisao.... o problema aqui parece me ser retirar o ar da divisao ou renova lo e nao do movel, acho eu... nao ?

Mensagem 10/jan/2014, 10:08

Marco Madeira Escreveu:
Pedro, desculpa usar o tópico mas penso que serve para o mesmo.

Joaquim...
desculpa, mas o que queres dizer com mais +-15PA e +-5PA. O que é PA e como podes medir isso em termos de quantidade de ventilação das ventoinhas?
Pressão atmosferica??

Estou a perguntar isto pois estou a pensar montar uma ventoinha para colocar/ou tirar ar de dentro da sump e agora ao ler isto fiquei com duvidas. É melhor tirar ou colocar ar? ...e como é que medes esses valores que disseste para avaliar qual a melhor solução? :-?

Boas, Marco

"Pa" é uma unidade de medida de pressão (Pascal) um ventilador ao trabalhar vai provocar uma determinada pressão na descarga para vencer a pressão do ambiente que o rodeia e dessa forma aumentar a pressão no espaço para onde essa descarga está a ser feita, num espaço fechado (a sump p.ex.) isto faz com que a evaporação seja menor e não deixa criar condensação. Para que isto funcione é necessário que o móvel da sump seja totalmente fechado.
No que respeita a extração de ar de uma sala para o exterior deve ter-se em atenção a diminuição da pressão pois quanto mais baixa for mais promove a evaporação da água neste caso. Existem ainda outros factores importantes como a diferença de temperatura entre o aquário, o ar da sala e o ar novo que entra na sala por acção da extração, que vão influenciar a quantidade de humidade.
A juntar a isto podemos em alguns casos estar numa zona evolvente mais complicada em termos de HR, como é p. ex. o caso das habitações em zona de Pinheiros ou vegetação muito densa.
Para quem não quer investir muito o melhor é aplicar um ventilador de extração começando por uma capacidade de 10% a 15% o volume da sala (p. hora) e de baixa pressão estática (significa também menor ruido) podem ver nas especificações do equipamento e vem geralmente em Pa ou mm H2O.
Sem medições é mais por tentativa e erro, mas consegues resolver.
Tens o exemplo do Machado de Sousa, que passa por uma baixa pressão no espaço e dessa forma eliminou-se a excessiva humidade da Maternidade do Coral, só que aí houve medições e cálculos para que resulte á primeira.
Qualquer coisa dispõe.

Um abraço

Mensagem 10/jan/2014, 10:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Falou e disse! :ymapplause:

Mensagem 10/jan/2014, 12:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Obrigado pela explicaçao Joaquim.
partindo do principio que nao tenho grandes problemas de humidade na sala, e apenas quero evitar condencasao excessiva dentro da sump, é preferivel colocar ar para dentro da sump ou tirar ar da sump para fora? A sala é grande e bem arejada.

Mensagem 10/jan/2014, 18:11

Marco Madeira Escreveu:
Obrigado pela explicaçao Joaquim.
partindo do principio que nao tenho grandes problemas de humidade na sala, e apenas quero evitar condencasao excessiva dentro da sump, é preferivel colocar ar para dentro da sump ou tirar ar da sump para fora? A sala é grande e bem arejada.

Marco, se a principal fonte de humidade é proveniente do compartimento da sump podes tratar directamente este espaço com um extrator directamente para a rua se for possivel. Se usares o contrário (aumento de pressão) dentro desse compartimento vais deixar de ter seguramente condensação nessa zona mas vais tranferi-la para a sala, ou seja deixas de ter o problema num lado para passares a tê-lo noutro, a HR da envolvente vai sempre sofrer alteração.

Mensagem 10/jan/2014, 22:58

acabei por nao perceber o que tenho de fazer na mesma...

se meter um ventilador dentro do movel da sump o ar cheio de humidade do movel 'e extraido para a propria divisao criando mais humidade na divisao em si

tenho de colocar um ventilador a tirar ar pra fora da divisao e isso ? nao tenho hipoteses de tar a fazer obras agora para colocar o ventilador, uma ventoinha na janela chega ? a puxar o ar pra fora?

ja agora os ventiladores sao aqueles pequenos de casa de banho ? ou daqueles grandes tipo cafe?

Voltar para Discussão Geral