Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Legado de 'João Basso'

Legado de 'João Basso'

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 23/jan/2014, 00:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Hoje tive o enorme privilégio de conversar via skype com o 'João Basso'.

Contactou-me, pois já há algum tempo que faço referência às suas ideias.
Mostra-se preocupado, fruto dos seus cerca de 70 anos, em salvaguardar para os novos aquariofilistas, 45 anos de aquariofilia marinha.

Para quem não conhece, trata-se de um aquariofilista brasileiro que é nada mais nada menos que uma das grandes referencias Brasileiras da aquariofilia marinha.
Daquelas pessoas que estaríamos a conversar um dia inteiro sem darmos conta pela passagem das horas.

Tem mantido uma enorme jovialidade e acredito veemente que a aquariofilia é a grande culpada, devido à vontade de convívio e partilha de conhecimentos.

Nessa óptica, decidi abrir este tópico para continuar a divulgar a sua obra.

(...)

Para bombas à mostra, não contem com o Basso...

Há muito tempo que tenta melhorar o conceito de 'closed loop' e inovou uma vez mais.
Deixo-vos o link para a pág. 8 do tópico do respectivo sistema...
O tópico do IPAQ será actualizado em breve com nova documentação.
Sem bombas à mostra (actualizado em breve) e sem fios... apenas corais e peixes.

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... rato/page8

Na pág. 7, post #131, podem ver o 'algae scrubber' (horizontal, ligeiramente inclinado) que equipa o seu aquário, agora sem skimmer, com TPA's distanciadas de meses...

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... rato/page7

Outras ideias:
1.
Caudal da bomba de retorno = 10x ?
Não, esquece... 1x a 1.5x de retorno...

2.
Testes ao aquário? Para quê!?
Coloca-te em frente ao mesmo... e observa-o...

3.
Distribuição da circulação dentro do aquário?
Tipo 'cogumelo' ou outro sinónimo como 'bomba atómica'

4.
Aquário/sump integrados

5.
ATS - Algae Turf Scrubber + closed loop

Participem!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 23/jan/2014, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Bom tópico ! Pedro

Há muitos anos que vou seguindo o percurso do Sr. João Basso, na aquáriofilia e embora nem sempre esteja de acordo com tudo o aquilo que ele diz, sigo e implanto algumas das suas idéias e experiencias nos meus aquários e equipamentos. No fundo aproveito a sabedoria e conhecimento de décadas de experiencia deste colega de "vício" para melhorar as condições dos vivos que mantenho.
Aproveitem que aqui aprende-se muito.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 23/jan/2014, 14:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Tenho-o acompanhado no IPAQ (onde reparei a semana passada estou desde 2004 :-o ) e realmente tem algumas ideias fora do que hoje é aceite, mas sobretudo porque tem uma experiência incrível!

E essa experiência permite-lhe precisamente testar outras coisas porque tem a capacidade de só pelo olhar o reef ver como está a correr!

Há uma palestra na net com uns quantos vídeos que já devorei!

Pedro, obrigado por teres aberto este tópico, é uma bonita e sincera homenagem e... ele ainda não é membro do forum?
Vamos tratar disso!!! :ymapplause:

Mensagem 23/jan/2014, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

O João Basso (já conhecia do ipaq á uns anos) tem uma abordagem simples do que é a aquariofilia de recife. Foi a "corrente" que sempre preferi e segui e que resulta como outras abordagens tambem resultam.

Em 3/4 anos de ausência verifico que a evolução do hobby está a caminhar para sistemas cada vez mais complexos e artificiais (bare-bottoms, utilização massiva de aditivos,etc.). O

Não é uma critica a quem prefere essa abordagem, obviamente é uma questão de gosto e não e´ discutivel o que cada um pretende fazer dos seus sistemas, desde que o objectivo seja sempre proporcionar as melhores condições aos seres que dependem de nós.

Eu vou continuar a seguir a filosofia mais simples e dentro dos limites, ter um sistema o mais natural possivel :)

Mensagem 26/jan/2014, 20:24

Boa noite

Há muitos anos, o João Basso escreveu um livro intitulado 'O aquário marinho do Atlântico'.
Podem baixar o *.pdf...
http://ipaq.prolabs.com.br/downloads/Do ... antico.pdf

Com custo de 5 reais, ainda perdeu dinheiro...

Surgiu agora no IPAQ uma campanha de motivação intitulada ' Basso, escreve um livro' para a elaboração de um novo livro.
Podem ver aqui:
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... e-um-livro

Participem!

PS: Hugo, essa inscrição do Basso... como vai?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 26/jan/2014, 23:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
PS: Hugo, essa inscrição do Basso... como vai?

Ele agradeceu o tópico e disse que viria cá, vamos ver :)

Mensagem 18/fev/2014, 09:56

Bom dia

O João Basso teve a gentileza de me enviar 3 cópias (DVD's, não fosse algum estar danificado e também para distribuir pelos fóruns portugueses) de um filme do qual é protagonista, segundo suas palavras, "quando o cabelo ainda era preto"...

Intitulado "Atlântico", por João Carlos Basso, o filme está dividido em 3 partes.

1. Filme do fundo do mar, com flora e fauna
2. Recolha
3. Fotos

São cerca de 18 minutos de beleza natural.

Apreciem!

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 18/fev/2014, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Obrigado pela partilha Pedro!!!! e um obrigado ao Basso pela disponibilidade!!

Voltar para Discussão Geral