Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Valores ideais para KH

Valores ideais para KH

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 26/jan/2014, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Tenho tido grande dificuldade a atingir o valor que gostaria no que diz respeito a kh.

Facilmente cai para os 6.0 se não estiver a dosear bicarbonato de sódio à força toda. Agora com as bombas doseadoras tenho conseguido que o valor varie entre o 6.5 e os 7.5 mas o que eu gostaria mesmo era de o estabilizar no 8.0

A minha pergunta é:

Qual o valor de kh ideal para um aquário de Sps e Lps?

Ficava muito grato a quem indicasse os valores que têm de kh e os consumos em teromo ou de gramas de bicarbonato de sódio/dia ou ml/dia (indicando a concentração ou a marca do balling utilizado)

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 26/jan/2014, 21:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
7
Ou entre 6.5 e 7.5 dKH

Fauna Marin Light à risca e antes da crise de algas estava a dosear 90ml mas não me parece que esta informação sirva de alguma coisa já que cada aquário é um aquário diferente ..

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jan/2014, 22:50

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
7
Ou entre 6.5 e 7.5 dKH

Fauna Marin Light à risca e antes da crise de algas estava a dosear 90ml mas não me parece que esta informação sirva de alguma coisa já que cada aquário é um aquário diferente ..

Obrigado,

A informação é útil, 90ml/dia correcto?

Abraço
Miguel

Mensagem 26/jan/2014, 23:10

Boas ;) ,

Miguel Pinho Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
7
Ou entre 6.5 e 7.5 dKH

Obrigado,

A informação é útil, 90ml/dia correcto?

Abraço
Miguel

Sim, 90ml por dia, mas depois de limpar as algas e limpar a coralina estou a dosear neste momento 30ml dia ...

Abraços,
Rui

Mensagem 27/jan/2014, 02:09

Rui,

Esqueci-me de um dado importante.... Litragem :) Quantos litros tem o teu sistema?

Abraço
Miguel

Mensagem 27/jan/2014, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Este tempo gere diversas controversias isto porque existem sistemas (TOTM tambem) que têm 11 e 12 de Kh. Penso que o fundamental de tudo é a estabilidade, e nao o valor em si. Excepto sistemas ULN, pois nestes sistemas sugerem que o Kh esteja o mais identico com o ambiente natural, como o Rui dizia entre 6.5 e 7.5.

No teu caso Miguel o importante penso que seja encontrares um valor em que vejas que os corais gostam e que nao osciles muito esse valor como falas.

Mensagem 27/jan/2014, 11:10

Miguel Pinho Escreveu:
Rui,

Esqueci-me de um dado importante.... Litragem :) Quantos litros tem o teu sistema?

Abraço
Miguel

Actualmente ... 500l

Joao Tomas Escreveu:
Penso que o fundamental de tudo é a estabilidade, e nao o valor em si.

ISTO!!!
Não só no KH mas em todos os outros parâmetros. Mesmo o Fosfato ... :D

Abraços,
Rui

Mensagem 27/jan/2014, 11:19

Joao Tomas Escreveu:
Este tempo gere diversas controversias isto porque existem sistemas (TOTM tambem) que têm 11 e 12 de Kh. Penso que o fundamental de tudo é a estabilidade, e nao o valor em si. Excepto sistemas ULN, pois nestes sistemas sugerem que o Kh esteja o mais identico com o ambiente natural, como o Rui dizia entre 6.5 e 7.5.

No teu caso Miguel o importante penso que seja encontrares um valor em que vejas que os corais gostam e que nao osciles muito esse valor como falas.

Obrigado João,

Esses valor de kh (6,5 a 7,5) são exactamente os que tenho. Eu acho que não é o ideal, o ideal seria 9. Em alguns artigos que li na net dizem que os corais não gostam de kH baixo e Ca alto por isso o ideal é ter uma reserva alcalina alta.

P.S. - Os corais que te comprei estão 5* deram-se bem no meu aquário :D

Abraço,
Miguel

Mensagem 27/jan/2014, 11:24

Miguel Pinho Escreveu:

Obrigado João,

Esses valor de kh (6,5 a 7,5) são exactamente os que tenho. Eu acho que não é o ideal, o ideal seria 9. Em alguns artigos que li na net dizem que os corais não gostam de kH baixo e Ca alto por isso o ideal é ter uma reserva alcalina alta.
Miguel

Existe uma relação complexa entre a alcalinidade e a carga organica, e o que se tem verificado recentemente em sistemas ULN é que se o Kh estiver acima dos 8 começam a queimar as pontas dos SPS.

Em sistemas como o teu penso que o ideal é achares o valor ideal comparando a reaçao dos corais e depois conseguires estabilizar ao maximo esse valor sem grandes oscilações.

Como te disse anteriormente, os corais gostam é de estabilidade!!

Fico muito contente em saber que os teus corais estão bem, e isso da para ver nas fotos, essa valida está linda ;)

Mensagem 27/jan/2014, 16:07

Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:

Obrigado João,

Miguel

Existe uma relação complexa entre a alcalinidade e a carga organica, e o que se tem verificado recentemente em sistemas ULN é que se o Kh estiver acima dos 8 começam a queimar as pontas dos SPS.

Em sistemas como o teu penso que o ideal é achares o valor ideal comparando a reaçao dos corais e depois conseguires estabilizar ao maximo esse valor sem grandes oscilações.

Como te disse anteriormente, os corais gostam é de estabilidade!!

Fico muito contente em saber que os teus corais estão bem, e isso da para ver nas fotos, essa valida está linda ;)

Bem João,

Eu que estava preocupado com os valore kH / Ca que no meu caso será 7.0 / 440 tu ainda estás "pior" 6.0 / 500 !!!!

Já agora qual das minhas acroporas é a valida? :D Não sei nada de nomes.

Abraço

Mensagem 27/jan/2014, 16:27

Bem, esses valores ja estão desactualizados!!

Se tens 7 e ves os corais bem entao deixa-te ficar, senao aumentas ;)

A tricolor parece ser uma valida.

Mensagem 27/jan/2014, 19:43

Joao Tomas Escreveu:
Bem, esses valores ja estão desactualizados!!

Se tens 7 e ves os corais bem entao deixa-te ficar, senao aumentas ;)

A tricolor parece ser uma valida.

Pois... neste momento reduzi na adição de cloreto de cálcio para não me fazer descer o KH.

Sim deve ser uma Valida tricolor pelo menos no google imagens aparece algumas iguais à que tenho. Uma das hastes dessa acropora estava a tocar numa rocha e ela colou a essa rocha :).

Abraço
Miguel

Mensagem 27/jan/2014, 20:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas Miguel,

O Rui e o João já disseram quase tudo.

Para mim um KH em torno dos 7 dkh é óptimo! Perfeito será se se manter aí mesmo! Por isso o teu kh está bom.
Eu devido aos altos consumos muitas vezes o kh desce e anda mesmo a baixo dos 6.5 dkh. O que sinto quando isso acontece é uma redução de crescimento e num ou noutro coral pode mudar a cor (para pior) se os períodos forem grandes.
A uma semana aumentei o co2 no reactor de cálcio e nunca mais me lembrei de fazer testes...a uns dias uma Euphyllia da minha produção estava com "brown jelly" e quando algo de errado está a acontecer a 1ª medição que faço é sempre o kh, e estava a 14.5 dkh...felizmente não passou para mais nenhuma, pois é uma infecção tramada, mas tenho a certeza de que foi do kh estar tão alto.
Quanto ao Cálcio existe um valor correcto para o cada valor de kh, eles têm de estar em equilibrio (por isso é que não é bom um kh baixo e um Ca alto) e para uma alcalinidade de 7 dkh o valor de Ca correspondente é de 410 ppm :-!
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 27/jan/2014, 20:52

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Miguel,

O Rui e o João já disseram quase tudo.

Para mim um KH em torno dos 7 dkh é óptimo! Perfeito será se se manter aí mesmo! Por isso o teu kh está bom.
Eu devido aos altos consumos muitas vezes o kh desce e anda mesmo a baixo dos 6.5 dkh. O que sinto quando isso acontece é uma redução de crescimento e num ou noutro coral pode mudar a cor (para pior) se os períodos forem grandes.
A uma semana aumentei o co2 no reactor de cálcio e nunca mais me lembrei de fazer testes...a uns dias uma Euphyllia da minha produção estava com "brown jelly" e quando algo de errado está a acontecer a 1ª medição que faço é sempre o kh, e estava a 14.5 dkh...felizmente não passou para mais nenhuma, pois é uma infecção tramada, mas tenho a certeza de que foi do kh estar tão alto.
Quanto ao Cálcio existe um valor correcto para o cada valor de kh, eles têm de estar em equilibrio (por isso é que não é bom um kh baixo e um Ca alto) e para uma alcalinidade de 7 dkh o valor de Ca correspondente é de 410 ppm :-!

Obrigado Ricardo,

Já estou a trabalhar nesse sentido :)

Abraço
Miguel

Mensagem 27/jan/2014, 22:41

Miguel,

Queres alterar o Kh porque tas a ter problemas nos corais? é que nas fotos nao pareceu...

Atençao nao deves ligar tanto aos numeros, para mim o Kh 7.5 é bom, para o Ricardo é 7...para ti pode ser outro valor.
Se continuas com os corais como tens nas fotos acho que nao deves mudar nada so porque leste no forum que é assim ou assado.

Se ta bom nao mexe!!
Abraço ;)

Mensagem 28/jan/2014, 02:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Pessoalmente acho que um valor de KH que oscile o mais lentamente possível entre 7 e 8 ºd estará óptimo.

Abaixo de 7º talvez um pouco arriscado. E abaixo de 6º alerta vermelho.

Cálcio entre 410 e 440 ppm. Magnésio entre 1250 e 1320 ppm (cerca de 3 x Ca + 20).
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/jan/2014, 10:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Miguel Como Vês os valores variam de aquário para aquário ...
Penso que como foi dito o melhor é a estabilidade , ja tive muitos problemas de KH como subidas repentina na qual me queimou a Staghorn e não foi só nas pontas , penso que se tens o KH a 7 e notas que os corais estão bem deixa estar , eu por exemplo uso o KH a 7,7 , mas ha quem use a mais e a menos , acaba por ser melhor ter um valor estável do que andar a variar , agora se queres subir um bocadinho , como sabes tens que subir muito lentamente ...

Para mim , posso estar errado mas é o que tento seguir e o que mantenho é CA 430 MG 1275 KH 7,7 ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/jan/2014, 11:05

Paulo Oliveira Escreveu:
Miguel Como Vês os valores variam de aquário para aquário ...
Penso que como foi dito o melhor é a estabilidade , ja tive muitos problemas de KH como subidas repentina na qual me queimou a Staghorn e não foi só nas pontas , penso que se tens o KH a 7 e notas que os corais estão bem deixa estar , eu por exemplo uso o KH a 7,7 , mas ha quem use a mais e a menos , acaba por ser melhor ter um valor estável do que andar a variar , agora se queres subir um bocadinho , como sabes tens que subir muito lentamente ...

Para mim , posso estar errado mas é o que tento seguir e o que mantenho é CA 430 MG 1275 KH 7,7 ...

Abraço

Obrigado Paulo,

Abraço

Mensagem 24/fev/2014, 21:27

Boas,

Neste momento sigo à risca o método balling da Fauna Marin.

Num artigo que vi na revista BioAquaria os consumos diarios de Kh de um aquario de sps seria de aproximadamente 25ml/100l.
Pois no meu aquario tenho 1,5 vezes mais....

Neste momento estou a dosear 30ml de 4 em 4 horas e o meu aquario tem 450litros

Alguém tem estes valores? Será isto normal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 25/fev/2014, 00:47

Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Neste momento sigo à risca o método balling da Fauna Marin.

Num artigo que vi na revista BioAquaria os consumos diarios de Kh de um aquario de sps seria de aproximadamente 25ml/100l.
Pois no meu aquario tenho 1,5 vezes mais....

Neste momento estou a dosear 30ml de 4 em 4 horas e o meu aquario tem 450litros

Alguém tem estes valores? Será isto normal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Daquilo que percebi até agora a alga coralina é um consumidor extremo de KH. Eu quando raspo a alga tenho uma quebra significativa no consumo.

Tanto que agora ando sempre a limpar para não ter variações na dosagem

Abraços,
Rui

Próximo

Voltar para Discussão Geral