Grupo:UtilizadoresMensagens: 1183 Idade: 47 Localização: Porto, Portugal
A melhor solução que encontrei foi um Chelmon Rostratus. Mas é preciso ter sorte e arranjar um que esteja a alimentar-se de comida congelada para o manter a longo prazo.
O mais eficaz e fácil de manter é o Auriga, e com a vantagem de ser um método natural. No entanto estes amiguinhos tem por vezes alguma apetencia para outros corais depois de se acabar o seu alimento favorito.
Caso isso aconteça tens sempre alguém com o mesmo problema e podes trocar ou vender o peixe.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil
para mim o que resultou quando tive uma ou duas pequenas , foi agua a ferver ... tubinho fininho a sacar água ao lado da aiptasia , e depois seringada de água a ferver ...
Grupo:UtilizadoresMensagens: 299 Idade: 74 Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Boas eu tenho uma colónia de aiptásias nos aquários que estão na garagem para a criação dos bangais, quando preciso de um aquário limpo, meto lá o meu Chelmon Rostratos e pouco mais de uma semana limpou o aquário todo estou a falar de centenas de aiptásias que alguns membros já cá vieram e sabem. Tive dois peixes folha que nunca os vi comer nenhuma, e os camarões de facto só vão ás pequenas. é evidente que quem tenha meia dúzia de aiptásias torna-se fácil matá-las com o vinagre ou kalk. abraço afonso
No meu caso, utilizei uma seringa pequena, com concentrado de limão.
Dei uma injeção exactamente na cabeça da aiptasia, injectando devagar, ela acabou por se agarrar à seringa, descolando da rocha directamente para o lixo
Eu utilizo kalk. O vinagre resulta mas é incolor e não sabemos ao certo onde estamos a deitar. O kalk convêm ser um pouco concentrado mas de maneira a não entupir a seringa. Desligo toda a circulação no aquario. Coloco lentamente o kalk sobre a boca da aiptasia sem ela se retrair, mesmo muito devagar. Passados 5 ou 6 segundos ela sente o kalk e retrai os tentaculos e fica com o kalk depositado dentro dela. Só ligo a circulação passados uns 15minutos. Resulta.
Quando são muitas ja tive 2 chelmons e rapam tudo mesmo. Um deles até penso que morreu entalado entre 2 rochas para chegar a uma aiptasia. Quando dei por ele morto e fui retirar estava mesmo preso com uma aiptasia a 1cm.