Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral DSB's - Deep Sand Bed Filter System

DSB's - Deep Sand Bed Filter System

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Uma das modas neste momento é aquários "Bare Botton". Eu pessoalmente gosto de ver a areia no fundo e acho que nem tudo é culpa dela. Felizmente há aquários que não seguem essa onda e até exageram na quantidade de areia.

Resolvi partilhar convosco um dos aquários que mais gosto e qua acho que é o sonho de qualquer um ... ou não.

Vejam que vale bem a pena carregarem no link

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month

Bom Dia,

Li um artigo muito bom e resolvi partilhar com os meus amigos aqui do Forum.

O artigo é este:

http://www.reef-eden.net/DSBs.htm

Imagens de filtros e fotografias do processo já maturado:

https://www.google.pt/search?q=Deep+san ... 66&bih=622

Um exemplo de um aquário com resultados espetaculares utilizando este sistema:

http://www.reefkeeping.com/joomla/index ... -the-month

Cumprimentos
Miguel

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 19/fev/2014, 04:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Boas, segundo o que parece ele não limpa muito a sump, e tem uma divisória com rocha onde acumula detritos propositadamente para criar bicharada, que nunca foi limpa?
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 19/fev/2014, 10:46

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Boas, segundo o que parece ele não limpa muito a sump, e tem uma divisória com rocha onde acumula detritos propositadamente para criar bicharada, que nunca foi limpa?

Boam dia Ana,

É isso mesmo. Não percebeste mal. É um sistema de chamado "Deep sand bed" aqui tens um artigo sobre isso.

http://www.reef-eden.net/DSBs.htm

Há quem o defenda há quem o combata, eu não sou biologo nem químico, mas sei que no mar há areia :)

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 19/fev/2014, 11:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Miguel...
também sou defensor das DSB, manti uma por 4 anos. Não há nada igual a uma DSB bem mantida e cheia de bicharada... é uma quantidade de vida brutal, não se consegue ver nada igual em qualquer outro sistema.
O problema é mesmo esse... o da bicharada. Muitas pessoas montaram DSBs mal habitadas e o sistema muitas vezes acabou por "crashar" ao longo do tempo, originando muitas criticas e "aversão" ao sistema.

Mas quando é bem mantido é qualquer coisa de inexplicavel a quantidade de vida presente no aquário. Quando alimentava, chegava a deixar de ver areia... ;) . Esse aquário é bem bonito, já o tinha visto.

Mensagem 19/fev/2014, 12:39

Marco Madeira Escreveu:
Boas Miguel...
também sou defensor das DSB, manti uma por 4 anos. Não há nada igual a uma DSB bem mantida e cheia de bicharada... é uma quantidade de vida brutal, não se consegue ver nada igual em qualquer outro sistema.
O problema é mesmo esse... o da bicharada. Muitas pessoas montaram DSBs mal habitadas e o sistema muitas vezes acabou por "crashar" ao longo do tempo, originando muitas criticas e "aversão" ao sistema.

Mas quando é bem mantido é qualquer coisa de inexplicavel a quantidade de vida presente no aquário. Quando alimentava, chegava a deixar de ver areia... ;) . Esse aquário é bem bonito, já o tinha visto.

Boas Marco.

Até que enfim que encontro alguém que me compreende. Eu acho que a malta estraga tudo quando tenta mexer no DBS achando que está sujo... E não há nada de mais errado.

Mas fico contente de ver alguém com a tua experiência a valorizar este tipo de filtragem biológica. :-bd

Abraço
Miguel

Mensagem 19/fev/2014, 15:19

Miguel Pinho Escreveu:
Boas Marco.

Até que enfim que encontro alguém que me compreende. Eu acho que a malta estraga tudo quando tenta mexer no DBS achando que está sujo... E não há nada de mais errado.

Mas fico contente de ver alguém com a tua experiência a valorizar este tipo de filtragem biológica. :-bd
Abraço
Miguel

Existem muitos defensores de DSBs, embora este tipo de sistema/técnica não é hoje muito comum. O pessoal mexe porque efectivamente não tem bicharada para manter o areão limpo, mas também não tem DSBs "puras (mais de 10cm)" e bem habitadas/colonizadas. Por exemplo o Gil que é mais do "old-school" voltou agora e notas que tem considerações e opções mais "biológicas" ao contrário das técnicas recentes... mas tudo é uma questão do sistema que se escolhe.

O que se ve hoje em dia é pouca ou nenhuma areia. Quem tem areia, tem pouca e limpa ou sinfona a areia porque não tem nada lá que a mantenha limpa e geralmente o grão é grosso o suficiente para deixar passar porcaria para baixo. Nesse caso, também recomendo que a limpem e a mantenham livre de porcaria. A unica safa é usar sugarsize, que é o que uso desde a versão 4. Dessa maneira o grão é tão pequeno que passa muito pouca ou quase nenhuma porcaria para as camadas inferiores. O problema do sugar size é o pessoal não gostar de ver grãos de areia na coluna de água, e por isso evitam o seu uso. São apenas escolhas...

Um dia destes volto ás DSBs... é outro mundo! :D Quando tive DSB a minha maior bristle worm tinha 90cm e um dedo de largura! ;) .
Se gostas deste tipo de sistemas dá uma olhada aos artigos do Ron Shimek. A base de dados dele sobre criaturas que se encontram na DSB é espetacular e bastante completa.

Mensagem 19/fev/2014, 15:45

Marco,

Criei um Tópico sobre o DSB's para ver se consigo recolher informação de quem já tenha tentado utilizar este sistema. ;)

Obrigado pela informação.

Abraço
Miguel

Mensagem 19/fev/2014, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Miguel Pinho Escreveu:
Um dia destes volto ás DSBs... é outro mundo! :D Quando tive DSB a minha maior bristle worm tinha 90cm e um dedo de largura! ;) .

Com esse comprimento, valia para aí um 30€ - http://www.ebay.com/sch/i.html?_kw=bristle+worm

Mensagem 19/fev/2014, 16:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Marco Madeira Escreveu:
Dessa maneira o grão é tão pequeno que passa muito pouca ou quase nenhuma porcaria para as camadas inferiores. O problema do sugar size é o pessoal não gostar de ver grãos de areia na coluna de água, e por isso evitam o seu uso. São apenas escolhas...

Foi exactamente o que eu escolhi. Sugar Size ... entrou muito bem no sistema pois foi muito bem ciclada à parte e práticamente não acumula porcaria nem deixa assentar a porcaria dos peixes que se mantêm na coluna de água até ir para a SUMP.

Na realidade é uma questão de fluxo. Tenho as duas Tunze 6095 a 80% do máximo e não tenho areia nenhuma pelo ar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/fev/2014, 17:02

Antonio Paulo Simões Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:

Com esse comprimento, valia para aí um 30€ - http://www.ebay.com/sch/i.html?_kw=bristle+worm

LOL, lindo... nem sabia que isso se vendia á unidade no ebay!! :D

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Como já foi dito pelo Marco (que tem muita experiência em DSB's) é um sistema que funciona, o problema é fazê-lo funcionar corretamente!

O principal problema de crashes associados a DSB's acho que é o facto de na realidade... não serem DSB's!
Quem é que tem mais de 10cm de areia? É certo que também há relatos de haver zonas anaeróbicas a partir dos primeiros 5/6 cm, mas "ninguém" tem 10cm de areão e isso sim, é uma DSB.

Se não tem zonas anaeróbicas não é uma DSB para mim, é uma bomba relógio! :ymdevil: =))

Partindo do princípio que realmente é uma DSB bem montada, depois há o problema da manter. há bicharada que se TEM de ter e outra que NÃO se pode ter. Por exemplo, não é recomendado ter valencianas com DSB's porque não só revolvem muito o areão (demasiado), como comem alguma da bicharada que serve para manter a DSB saudável!

Agora em termos de sistema, julgo que é dos poucos, senão mesmo o único, que tem realmente uma zona anaeróbica! ;)

Acho que vou colocar uma caixa de acrilico na sump com 15 cm de altura de areia sugar size. So não sei onde posso comprar a bicharada para o imput. Será que a areia viva dá? E onde posso compra-la?

Boas :D ,

Areia viva não me parece a melhor opção. Com uma profundidade dessa vai concerteza morrer muita bicharada e ser pior a emenda que o soneto.

Isto deverá ser feito com areia sugarsize seca ...

De qualquer maneira como starter basta comprar uma pequena RV de boa qualidade para meter por cima. Se calhar o melhor é mesmo duas ou três pedras de proviniências diferentes.

O resto faz a natureza!

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
podes montar um remote dsb, 'e tipo um dsb remota quando quiseres podes retiar, ha pessoas que fazem isso em baldes compartimento etc..... so tem uma power head a levar pra la a agua e nao deixar acumular detritos no inicio da areia....

A ideia é mesmo essa, Pedro. :)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Miguel Pinho Escreveu:
A ideia é mesmo essa, Pedro. :)

Miguel,

Tás farto de estar sossegado, já vi...
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Não é bem isso, mas quase. Neste momento tenho amónia 0,25 e nitritos 0,05 e Nitratos 0.
Dava-me jeito transformar isso tudo em Nitratos :)

Miguel Pinho Escreveu:
Não é bem isso, mas quase. Neste momento tenho amónia 0,25 e nitritos 0,05 e Nitratos 0.
Dava-me jeito transformar isso tudo em Nitratos :)

Boas,

Uma DSB ou remote DSB não começa a fazer efeito no dia em que a montas ...

Para além disso se tens problemas de picos de amónia deverias era resolver o problema de base.

Abraços,
Rui

A fase das bactérias é rápida ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
dsb demora mesmo bastante tempo ate começar a " funcionar "

Próximo

Voltar para Discussão Geral