Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Aqui (relato de um user de zeovit, apesar de estar na secção de FAQ do site) diz que sim!

Aqui (Manual do site da KZ) diz que sim!

Aqui (que é o texto "chapa 5" o Alexander mete nos tópicos, como o teu):

1. Place 1.2 liter zeovit in a Zeo Reactor. Water flow around 500 liters per hour. Connect the reactor pump to a clock timer and run the reactor pump with a 3 hour on / 3 hour off / 3 hour on interval. Please make sure the zeolite is not exposed to air while the pump is switched off. Clean the material daily. Leave the zeolite 4 weeks in the filter until you do the first change out. This is the first changing interval, others could be lengthen to 6 – 8 weeks.

2. Place 0.5 liters activated carbon in a filter sock and keep it in a passive water flow in your sump, changed every 30 days. Knead the carbon daily to keep the surface clean. Most users get perfect results with korallenzucht carbon.

3. Dose 5 drops ZeoBac daily for the first 2 weeks, flowed by a 2 – 3 x weekly dosage of 5 drops. Dose 0.5 ml ZeoStart 2 x daily (morning & evening). Dose those in front of the Zeo reactor pump while it is switched on.

diz que não!

Aqui (que é o ciclo de 14 dias sugerido no site da KZ e no site Zeovit.com também) diz que não!

Aqui (manual resumido do método do site da KZ) diz claramente que não!

Aqui (loja da KZ que vende os starter Kits incluíndo este que é o máximo) Diz que não!

Por isso, há locais onde aparece e outros onde não aparece!
Tu não estás a dosear ZeoFood ou estás? O Alexander recomendou-te usar?

Mais uma vexdisto tudo depende do que é definido como sendo a 1ª parte do método. No meu entendimento a 1ª parte é unicamente para reduzir nutrientes e para o conseguir usa-se o que se chama de Basic 4, onde o ZeoFood não está! Contudo para reduzir nutrientes, é preciso alimento para bactérias e o ZeoFood é (também) alimento para bactérias.

Agora que já fiquei ainda mais confuso, e já que se está a falar de comida, vou almoçar! :-B :ymsick: :-bd

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo,

O food está incluido na 1ª parte do zeovit mas nao quer dizer que o uses ou não, tambem existem quem não use os zeolitos, no caso do Pedro Gomes por exemplo...

Mas tu estás a usar ZeoFood? O Alexander recomendou-te usar?

Hugo Figueiredo Escreveu:
Mas tu estás a usar ZeoFood? O Alexander recomendou-te usar?

Nao, ainda nao cheguei a essa parte...
Editado pela última vez por Joao Tomas em 20/fev/2014, 13:13, num total de 2 vezes.

Mau... agora é que fiquei ainda mais confuso... :-\

Então estás em que parte? zero? :)
Então a primeira parte e a base não é a redução de nutrientes?

Mau... agora é que fiquei ainda mais confuso... :-\

Então estás em que parte? zero? :)
Então a primeira parte e a base não é a redução de nutrientes?

eheheh dentro da 1ª parte existem outras partes lol

ahhh pronto, desconhecia! :D

O zeovit não é um sistema rigido, deve ser sempre adaptado ao nosso aquario e só deves dar o passo seguinte consoante a resposta do aquario.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D
Que confusão que para aqui vai ...

Eu também não estou a usar o food.

Epá para aquários já estabelecidos com níveis altos de nutrientes eles próprios são usados para alimentar as bactérias e dai a não utilização de food.

Mais tarde com os nutrientes completamente zerados e estáveis deverá ser usado dependendo da reacção dos corais.

Aqui há quem dê food, há quem dê AA, vitalizer e Xtra.

Agora acho que a confusão é dizerem que a primeira parte do método é redução de nutrientes. Também é mas não só.

A primeira parte do método é o método completo e o resto é para afinação de cores ou reposição de determinados elementos em falta.

É claro que com a evolução dos produtos e do sistema as coisas foram-se confundindo.

Este é o meu entendimento.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D
Que confusão que para aqui vai ...

Eu também não estou a usar o food.

Epá para aquários já estabelecidos com níveis altos de nutrientes eles próprios são usados para alimentar as bactérias e dai a não utilização de food.

Mais tarde com os nutrientes completamente zerados e estáveis deverá ser usado dependendo da reacção dos corais.

Aqui há quem dê food, há quem dê AA, vitalizer e Xtra.

Agora acho que a confusão é dizerem que a primeira parte do método é redução de nutrientes. Também é mas não só.

A primeira parte do método é o método completo e o resto é para afinação de cores ou reposição de determinados elementos em falta.

É claro que com a evolução dos produtos e do sistema as coisas foram-se confundindo.

Abraços,
Rui

+ 1
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

...Agora acho que a confusão é dizerem que a primeira parte do método é redução de nutrientes. Também é mas não só.

Abraços,
Rui

É isso que estou a tentar dizer com o exemplo do food...

Tirando de lado a questão se o food é ou não da primaira parte do método, e desde logo quantas partes o método tem, eu vejo o método da forma que é explicado neste guia da própria KZ. eles chamam-lhe guia de esoclha dos produtos mas eu acho que clarificou finalmente o método, pelo menos processualmente falando!

http://www.korallen-zucht.de/files/20131110_korallenflyer_engl_150dpi.pdf

Temos áreas de produtos: Básico, nutrição, especializados, específicos para cores e para tratar doenças/problemas. Isto é o que diz este guia! e faz-me todo o sentido.

Como eu vejo o método:
A ideia base é tentar replicar os parâmetros da água natural!

Como é que o zeovit se propõe fazê-lo:
Primeiro reduzem-se os nutrientes ao máximo, depois "alimentam-se" os corais (porque retirámos toda a "comida" da água) e finalmente ajustam-se cirurgicamente cores, doenças, pragas, ou um ou outro fator.

Neste sentido, e mais uma vez olhando este guia, o básico (que será o que eu acho se pode chamar a 1ª parte do método) é (digo eu de forma simplista):

- Zeovit --> Área de colonização.
- ZEObak --> Bactérias
- Zeostart --> carbono/alimento para as bactérias (diria até vinagre para bactérias que aquilo cheira nitidamente a ácido acético, mas o que é que os produtos têm é outro tema :ymdevil: )

Ora isto é a base de qualquer método probiótico (prodíbio, pellets, etc), certo? :D

Não faz sentido? :-\

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Tirando de lado a questão se o food é ou não da primaira parte do método, e desde logo quantas partes o método tem, eu vejo o método da forma que é explicado neste guia da própria KZ. eles chamam-lhe guia de esoclha dos produtos mas eu acho que clarificou finalmente o método, pelo menos processualmente falando!

http://www.korallen-zucht.de/files/20131110_korallenflyer_engl_150dpi.pdf

Temos áreas de produtos: Básico, nutrição, especializados, específicos para cores e para tratar doenças/problemas. Isto é o que diz este guia! e faz-me todo o sentido.

Como eu vejo o método:
A ideia base é tentar replicar os parâmetros da água natural!

Como é que o zeovit se propõe fazê-lo:
Primeiro reduzem-se os nutrientes ao máximo, depois "alimentam-se" os corais (porque retirámos toda a "comida" da água) e finalmente ajustam-se cirurgicamente cores, doenças, pragas, ou um ou outro fator.

Neste sentido, e mais uma vez olhando este guia, o básico (que será o que eu acho se pode chamar a 1ª parte do método) é (digo eu de forma simplista):

- Zeovit --> Área de colonização.
- ZEObak --> Bactérias
- Zeostart --> carbono/alimento para as bactérias (diria até vinagre para bactérias que aquilo cheira nitidamente a ácido acético, mas o que é que os produtos têm é outro tema :ymdevil: )

Ora isto é a base de qualquer método probiótico (prodíbio, pellets, etc), certo? :D

Não faz sentido? :-\

Para mim mais que certo.
A única diferença é que pela minha experiência este método é muito mais eficaz que qualquer outro.
Nos outros métodos por vezes ouve-se falar de pellets a mais, bactérias a mais e névoa no aquário, etc.
No ZEovit nunca ouvi nada semelhante.

Sendo que... a KZ defende-se de tudo "impondo" TPA's religiosas e carvão activado.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Certo é a questão de ser por ventura o único que consegue mesmo reduzir os fosfatos a zero!!! Isso acho o mais impressionante e toda a gente o consegue...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu não, apesar do Zeovit (1ª parte), incluindo zeólitos, continuo a ter que usar resinas anti-fosfatos; o meu aquário tem sete anos de montagem e provavelmente é uma situação mais difícil de controlar só com o Zeovit, como é natural.

Por acaso lembrei-me do teu aquário quando escrevi isto e das dificuldades que tens com fosfatos :D
Mas o que é certo é que quem começa o método todo de início consegue invariavelmente chegar a valores totalmente zero o que me parece muito bom e que não acontece com tanta frequência em outros métodos!!!

Pois é Hugo; tento manter (e consigo), os níveis entre 0,05 e 0,08, mas à custa da ajuda das resinas.

Mesmo assim 0,08 (mesmo com a margem de erro) já toda a gente diria que é impossível manter corais com as cores como as tens no teu aquário e a verdade é que...

Quando meço duas vezes seguidas 0,08, troco as resinas e rezo para que seja erro do teste e que o aquário esteja a 0,04 e não a 0,12. :D :D :D :ymsick:

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Sim o método Zeovit em base é um método probiotico. Mas na minha opinião é mais completo, e falo só da base. P.e. o da Prodibio são ampolas com bactérias e ampolas com uma fonte de carbono orgânica. Os BioPellets é somente uma fonte de carbono orgânica, tal como a Vodka...Uns têm só uma coisa, outros as duas, uns contrala-se outros não se controla a dose.
No Zeovit tem-se as pedras e tudo o que as envolve e há controle nas dosagens.

Quanto ao alimentar os corais na 1ª parte, isto acontece porque ao dosearmos o Zeostart estamos não só a alimentar as bactérias no ZEOvit (no reactor) e que depois ao mexermos libertamos o "mulm", mas também se alimenta o bacterioplâncton na coluna de água.
No entanto a relação alimentação-corais pálidos-falta de "nutrientes" no sentido que falam tem um pouco que se lhe diga...a ver se perco uns minutos para transmitir a minha ideia sobre esse tema...

César, durante esses 7 anos usaste kalk? Ainda tens a mesma areia? e a rocha?
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral