Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Melhor teste aos fosfatos

Melhor teste aos fosfatos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 20/fev/2014, 15:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Desculpa, mas não são nada só para agua doce.

Leiam antes de darem conselhos!!

Preocupem-se menos com o número de posts!
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 20/fev/2014, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Desculpa, mas não são nada só para agua doce.

Leiam antes de darem conselhos!!

Preocupem-se menos com o número de posts!

Boas César eu disse o que me disseram e como disse na minha resposta foi baseada num pessoa que fazia os testes com os hanna...apesar de eu tambem os fazer. O que quis dizer é que o teste é mais fiavel com a agua doce(uma vez mais pelo o que entendi). em relação á segunda parte da sua resposta era para mim? é que se era posso viver bem o forum e venho aqui pesquisar e vender as coisas como muito o fazem. Acho que certas respostas dadas tambem são muito boas para o bom ambiente do forum. MAS ISTO DIGO EU QUE SOU NOVO NESTAS COISAS E NÂO UM SUPRA SUMO/MASTER

Mensagem 20/fev/2014, 17:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Quanto aos aparelhos de osmose inversa que usamos para aquariofilia (e que são semelhantes ou iguais em outros usos) todos eles têm uma membrana que é possível trocar (e são universais) e todos têm pré-filtros (sedimentos e carvão) e pós-filtros (resinas) que é possível trocar!
A finalidade da osmose não é tirar o po4 da água! Para se ver se um aparelho de osmose está ou não a funcionar bem ou ainda em condições tem que se medir o TDS da água.

Em relação ao teste, o que o César está a falar, segundo me parece, é em relação à precisão!
César, como é que lês a precisão? é que +/- 4% e +/- 0.04ppm é igual se o valor de leitura fôr 1ppm, mas muito diferente se fôr 0.03ppm p.e. :-\
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 20/fev/2014, 18:41

Ricardo,

Eu interpreto a margem de erro como no máximo + ou - 0,04 ppm e isto sendo válido para qualquer valor.

Penso pelo que tenho lido noutros fóruns que é assim e portanto com um resultado de 0,04 podermos, conforme a margem de erro do aparelho e até do reagente,ter um valor entre 0,00 e 0,08; esta é a minha interpretação depois de ler as especificações e não só.

E claro que a fiabilidade da osmose se deve medir verificando o TDS da água.

Abraço

Mensagem 20/fev/2014, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
César Silvério Escreveu:
Ricardo,

Eu interpreto a margem de erro como no máximo + ou - 0,04 ppm e isto sendo válido para qualquer valor.

Penso pelo que tenho lido noutros fóruns que é assim e portanto com um resultado de 0,04 podermos, conforme a margem de erro do aparelho e até do reagente,ter um valor entre 0,00 e 0,08; esta é a minha interpretação depois de ler as especificações e não só.

E claro que a fiabilidade da osmose se deve medir verificando o TDS da água.

Abraço

Cesar,

Eu só estava a ver a parte dos fosfatos para perceber que quando eu faço a TPA estou na teoria a retirar água com 0.07ppm de PO4 e a colocar água com 0.03 ppm. Mas falta uma coisa... testar depois de misturar o sal :)

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 20/fev/2014, 21:05

Miguel,

Pois até pode ser do sal, mas continuo a dizer que na minha opinião e segundo a interpretação que faço das especificações do teste da Hanna, que a água até pode estar a zero e o teste dar 0,03.

Eu sei que se assim for o teste não é muito preciso, mas penso que é o melhor que temos a preços razoáveis.

Abraço

Mensagem 20/fev/2014, 21:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Miguel, eu percebi isso. :)
Mas como colocaste em causa a osmose pelo facto de estares a ter uma leitura de po4 na água à saída...falei sobre o TDS.
César Silvério Escreveu:
Miguel,

Pois até pode ser do sal, mas continuo a dizer que na minha opinião e segundo a interpretação que faço das especificações do teste da Hanna, que a água até pode estar a zero e o teste dar 0,03.

Eu sei que se assim for o teste não é muito preciso, mas penso que é o melhor que temos a preços razoáveis.

Abraço

Isto!
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Anterior

Voltar para Discussão Geral