Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Valores ideais para KH

Valores ideais para KH

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 25/fev/2014, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Neste momento sigo à risca o método balling da Fauna Marin.

Num artigo que vi na revista BioAquaria os consumos diarios de Kh de um aquario de sps seria de aproximadamente 25ml/100l.
Pois no meu aquario tenho 1,5 vezes mais....

Neste momento estou a dosear 30ml de 4 em 4 horas e o meu aquario tem 450litros

Alguém tem estes valores? Será isto normal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Olá Miguel,

O meu consome aproximadamente 48 ml/100 l.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/fev/2014, 17:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
César Silvério Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Neste momento sigo à risca o método balling da Fauna Marin.

Num artigo que vi na revista BioAquaria os consumos diarios de Kh de um aquario de sps seria de aproximadamente 25ml/100l.
Pois no meu aquario tenho 1,5 vezes mais....

Neste momento estou a dosear 30ml de 4 em 4 horas e o meu aquario tem 450litros

Alguém tem estes valores? Será isto normal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Porra mas tu tens mais sps que eu de água =)) =)) =)) Só tenho uns frags e pouco mais... queres ver que estou a dosear KH para a coralina :-w

Olá Miguel,

O meu consome aproximadamente 48 ml/100 l.

Abraço

Mensagem 26/fev/2014, 11:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Miguel,
não deves comparar consumos de KH entre dois aquários pois há muitas variáveis que condicionam/afectam o seu consumo no sistema. Por exemplo, a própria quantidade de CO2 na sala onde está o aquário influencia os consumos, ou ainda a propria movimentação de água á superficie do aquário influencia os consumos do KH.
Se alterares a movimentação á superficie do aquário o teu KH pode manter-se mais ou precipitar-se mais pela simples troca gasosa que ocorre perdendo/ganhando iões de Co2.

O consumo de KH não esta apenas e directamente ligado ao consumo feito pelos corais e coralina, á outras variaveis que afectam, dai não valer a pena comparar entre aquários diferentes.

Mensagem 26/fev/2014, 13:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Marco Madeira Escreveu:
Boas Miguel,
não deves comparar consumos de KH entre dois aquários pois há muitas variáveis que condicionam/afectam o seu consumo no sistema. Por exemplo, a própria quantidade de CO2 na sala onde está o aquário influencia os consumos, ou ainda a propria movimentação de água a seuperficie do aquário influencia os consumos do KH.
Se alterares a movimentação á superficie do aquário o teu KH pode manter-se mais ou precipitar-se mais pela simples troca gasosa que ocorre perdendo/ganhando iões de Co2.

O consumo de KH não esta apenas e directamente ligado ao consumo feito pelos corais e coralina, á outras variaveis que afectam, dai não valer a pena comparar entre aquários diferentes.

Boas Marco

Ora uma possível explicação para um problema meu...
Depois do Paulo Oliveira falar das bolhas e da lareira e do oxigénio etc... foi ver as minhas cabulas dos testes...
No entanto antes de tudo o "problema" que tenho no aquário, NÃO TENHO CONSUMOS NENHUNS no aquário, faço testes semanais antes da muda de agua e posso dizer que na muda de agua que faço acertos os valores e o KH esta nos 7.7, pois passado uma semana esta exactamente o mesmo, isto acontece com o KH o CA e o MG.
Desde +/- Outubro que tenho o reactor de CA desligado, tenho cerca de 40/50 sps mais de metade é frags mas já tenho alguns grandes, mas não cresceram ca claro...

Que dizes Marco?

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 26/fev/2014, 13:37

Peço desculpa Miguel este assunto não te haver muito com o assunto do qual começaste o tópico mas como o Marco falou do CO2 aproveitei ....

Cump.
Anthony

Mensagem 26/fev/2014, 15:01

Boas Anthony,

mas não tens consumos e também não tens crescimentos? Ou tens crescimentos e não tens consumos?
Desculpa, mas não entendi o problema...

Mensagem 26/fev/2014, 15:27

Crescimentos posso dizer que são minúsculos, para a base na boa cresce mas coral em si nada... tenho por exemplo digitatas ou montipora de prato que ate é suposto ter um rescimento rapido, no meu... nem velos...

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 26/fev/2014, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Pelos Vistos nem uma nem Outra Marco ....
ja comigo é o contrario , tenho consumos Brutais , os corais crescem desmesuradamente mas com as tais bolhas , e as cores estão como nunca estiveram ... :D :D :D
Agora penso que ja resolvi o problema dentro do móvel para ajudar na areação ... como tenho um tubo de diâmetro 90 que vem da rua para dentro do móvel onde está a sump , mas como nao tinha ar forçado , acabava por nao entrar muito ar , agora passou a ter ar forçado la dentro :D :D :D Vamos ver se Ajuda na oxigenação da Coisa ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/fev/2014, 16:06

Anthony Neto Escreveu:
Crescimentos posso dizer que são minúsculos, para a base na boa cresce mas coral em si nada... tenho por exemplo digitatas ou montipora de prato que ate é suposto ter um rescimento rapido, no meu... nem velos...

Bem... então tens os consumos explicados. Se não crescem pode ser de outras coisas, e devido a isso não teres consumos significativos de KH e CA (Mg aqui nem entra muito na equação), ou se os tens, são tão insignificantes que são repostos com as trocas de água que fazes. Talvez seja uma questão de tempo Anthony... ás vezes os sps demoram a disparar, e depois de repente, começam a escalar por ai acima.

Paulo, já falámos disso... nunca vi nada assim em todos estes anos. Estava desconfiado da corrente mas aparentemente não era. Mas se estás com boas cores e crescimentos deixa andar... as coisas boas levam tempo a acontecer ;) . Já alteraste a corrente e a renovação do ar na sump, agora é esperar e ver os resultados.

Mensagem 26/fev/2014, 17:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sim Marco ...

Alterei a circulação a Tona de água , alterei a circulação das bombas , e alterei a corrente de Ar dentro do movel ... em relação a cores , Estão como nunca estiveram amigo Marco , estão brutais ... Vamos a ver o que dá ...
Mas vou meter uma explicação no meu topico que encontrei para nao tar aqui com off Topic no topico do Amigo Miguel ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/fev/2014, 18:29

Marco Madeira Escreveu:
Boas Miguel,
não deves comparar consumos de KH entre dois aquários pois há muitas variáveis que condicionam/afectam o seu consumo no sistema. Por exemplo, a própria quantidade de CO2 na sala onde está o aquário influencia os consumos, ou ainda a propria movimentação de água á superficie do aquário influencia os consumos do KH.

Obrigado

Mensagem 26/fev/2014, 22:23

Marco Madeira Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:

Bem... então tens os consumos explicados. Se não crescem pode ser de outras coisas, e devido a isso não teres consumos significativos de KH e CA (Mg aqui nem entra muito na equação), ou se os tens, são tão insignificantes que são repostos com as trocas de água que fazes. Talvez seja uma questão de tempo Anthony... ás vezes os sps demoram a disparar, e depois de repente, começam a escalar por ai acima.

Paulo, já falámos disso... nunca vi nada assim em todos estes anos. Estava desconfiado da corrente mas aparentemente não era. Mas se estás com boas cores e crescimentos deixa andar... as coisas boas levam tempo a acontecer ;) . Já alteraste a corrente e a renovação do ar na sump, agora é esperar e ver os resultados.

Pois ate pode ser mas acho muito estranho com a quantidade não haver consumos...
E, ao início e com menos corais cheguei a ter consumos.

Cump.
Anthony

Mensagem 26/fev/2014, 22:44

Anthony,

Atenção que há parâmetros na água que se não estiverem com valores aceitáveis, os SPS não consomem o KH... Um deles é o PO4 elevado.

Cumps
Miguel

Mensagem 26/fev/2014, 23:03

Miguel Pinho Escreveu:
Anthony,

Atenção que há parâmetros na água que se não estiverem com valores aceitáveis, os SPS não consomem o KH... Um deles é o PO4 elevado.

Cumps
Miguel

Boas,

Varia dos 0,03 aos 0,06 com o hanna...

Cump.
Anthony

Mensagem 27/fev/2014, 09:39

Pois Anthony... entendo.
Mas sabes que o tempo ajuda... dá tempo ao sistema. Deves ter alterado alguma coisa ao longo do tempo que fez abrandar os crescimentos. Verifica os parametros e vai mantendo isso estável e com as TPAs certas. Mais cedo ou mais tarde isso arranca e vais começar a ter consumos. Ás vezes queremos apressar a natureza e geralmente não dá certo... principalmente nos nossos pequenos sistemas fechados.
Se tiveres um histórico de operações ao longo dos meses, se calhar consegues perceber melhor o que pode ter afectado o desenvolvimento e crescimento "normal" do sistema.

Anterior

Voltar para Discussão Geral