Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral HQI vs T5 vs LED

HQI vs T5 vs LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/fev/2014, 15:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Sim o ultimo aquario era mesmo com luz natural , depois é que ele meteu os leds ...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/fev/2014, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Paulo Marinheiro Escreveu:
O que eu não gosto na generalidade das calhas leds são o aspecto e a cor que dão ao aquário e isso é apenas uma opção estética. O único ponto que critico que não se enquadra só no aspecto estético é a existência de leds de cor estranha (verdes, laranja, vermelhos) supostamente para complementar determinados comprimentos de onda anunciando uma maior eficiência na fotossíntese, simulação de pôr do sol e nascer do sol e trovoada e mais alguma coisa, o que para mim me parece apenas marketing barato para umas marcas venderem melhor do que outras. Como a excitação da luz do luar, quando isso apareceu há anos. Mas somos quase todos assim nem que seja só um bocadinho, e é natural e desejável...são estas paixões exacerbadas que fazem movimentar a aquariofilia.

Paulo, não concordo que a simulação do nascer e pôr do Sol seja marketing barato...talvez muitos o façam para o marketing, mas estão a contribuir para alguns pontos positivos: consumo, fases energéticas do coral, distribuição da luz face ao coral.
Um bom artigo sobre isso: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=9&t=2325

Isto serve e é aplicável para qualquer tipo de luz, mas sem dúvida que com LEDs se consegue, este ponto, com maior eficácia.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 28/fev/2014, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Ricardo, irei ler mais logo com a máxima atenção. Não o conhecia ;) Vamos ver se mudo de opinião quanto ao efeito prático de tal simulação. Para já e das calhas que apregoam fazê-lo, das tais cheias de corzinhas, não estou convencido e para mim é marketing, um brinquedinho para vender mais...que....oh Ricardo ;) é coisa que não falta neste hobby!
O que me parece é que simular isso é deveras complicado até porque a luz do nascer e pôr do sol no meio aquático cria uma luminosidade difusa. E para uma iluminação que em si ainda está em evolução, parece-me demais assumir já essa particularidade. Mas sim, é a única que, eventualmente, poderá lá chegar.

O outro Ricardo ;) ...quando falei em competência, referia-me a conhecimento técnico.

Abraço,
Paulo Marinheiro

Mensagem 28/fev/2014, 19:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Neste mundo da aquariofilia, existe um negocio por trás como outro negocio qualquer. É evidente que desconfiamos sempre de tudo o que nos apresenta. A imitação da natureza quanto a mim é sempre benéfica mas muitas vezes pouco eficaz. Mas gosto do efeito nascer e por do sol.
Mas há mais negócios que convém não estragar. Por exemplo porque é que acham que a ATI ainda não fabricou uma calha só com Leds? Acho que todos nós sabemos porquê. Iniciar um negocio de Leds onde teriam competir por cota de mercado correndo o risco de acabar outro ( venda de lâmpadas T5) onde são liders seria um acto de estupidez e de irresponsabilidade empresarial.
Por outro lado se a ATI não aderir à moda dos Leds poderá perder o comboio do futuro. Daí as calhas híbridas... Sempre vão poder vender 50% de lâmpadas.

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 28/fev/2014, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Ricardo Santos Escreveu:
Olá, o meu nome é Ricardo e estou agarrado ás T5 há cerca de 9 anos! Não está fácil largar! :p

Mais um por aqui e o meu nome também é Ricardo!

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 01/mar/2014, 09:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

Mota toma la agora uma ... esse aquário que tu gostas com leds não tem um laboratório a volta dele ?? ;) ;) ;) ... realmente é um bom aquário mas como dizes corais é mais do que luz ;) ;)

por alguma coisa disse que iluminação é apenas 25%do sucesso de um aquario :D

mas em vez de um laboratório poderia dizer mais coisas para o sucesso,dedicação\anos de experiência
continuo a dizer que 75% de não ter sucesso em Sps,é controlo de pragas/desregulação de parâmetros químicos
mas é muito mais fácil meter ao barulho a iluminação que a preguiça :)) :))

:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 01/mar/2014, 11:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Também é verdade ... como costumo dizer e fazer ... amanha ja é tarde ;) ;)

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/mar/2014, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
boas

Mota toma la agora uma ... esse aquário que tu gostas com leds não tem um laboratório a volta dele ?? ;) ;) ;) ... realmente é um bom aquário mas como dizes corais é mais do que luz ;) ;)

mas em vez de um laboratório poderia dizer mais coisas para o sucesso,dedicação\anos de experiência
continuo a dizer que 75% de não ter sucesso em Sps,é controlo de pragas/desregulação de parâmetros químicos

:

Gostei desta resposta :)) como todos nós ja vimos aquarios com leds/t5/hqi com muito bom aspecto e tambem outros (assim, assim) ou seja o que muda será mesmo a manuteção ou falta desta que vai fazer com que o aquario vá pelo bom ou mau caminho.

Mensagem 03/mar/2014, 16:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :D ,

Então vamos lá apimentar a coisa outra vez ...

3 anos de leds com bridgelux de 3w a trabalhar a 2w .... Basicamente igual a duas calhas de 120w dos chinocas!

Vejam só a plana dele na última página.

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2252911

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mar/2014, 17:37

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Então vamos lá apimentar a coisa outra vez ...

3 anos de leds com bridgelux de 3w a trabalhar a 2w .... Basicamente igual a duas calhas de 120w dos chinocas!

Vejam só a plana dele na última página.

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2252911

Abraços,
Rui

Boas Rui,

O que não falta praí é disso olha este:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... 355&page=6

Abraço

Mensagem 03/mar/2014, 20:46

Carlos Mota Escreveu:
boas

:

Ora aqui está uma grande questão... e tenho que concordar com o Mota, se não vejamos...
Há uns tempos comprei num fragário que não digo o nome :) uma montipora digitata laranja com base/pontas verdes . Com o tempo a montipora deixou de ter a cor laranja viva e a base verde só se conseguia ver com esforço. Pensei eu, com os Leds esta "Gaja" não fica tão bonita. No Sábado fui comprar aminoácidos e comecei a dosear uma pequena quantidade. Hoje já está mais laranja do que estava até na loja e o verde já é completamente visível.

Moral da história ... O Mota tem razão.

PS - Mota dizias que esta Montipora não crescia como as outras digitatas, mas olha que a diferença não é muito, esta já cresceu e nota-se bem.

Abraço
Miguel

Mensagem 03/mar/2014, 20:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Miguel Pinho Escreveu:
Carlos Mota Escreveu:
boas

:

Ora aqui está uma grande questão... e tenho que concordar com o Mota, se não vejamos...
Há uns tempos comprei num fragário que não digo o nome :) uma montipora digitata laranja com base/pontas verdes . Com o tempo a montipora deixou de ter a cor laranja viva e a base verde só se conseguia ver com esforço. Pensei eu, com os Leds esta "Gaja" não fica tão bonita. No Sábado fui comprar aminoácidos e comecei a dosear uma pequena quantidade. Hoje já está mais laranja do que estava até na loja e o verde já é completamente visível.

Moral da história ... O Mota tem razão.

PS - Mota dizias que esta Montipora não crescia como as outras digitatas, mas olha que a diferença não é muito, esta já cresceu e nota-se bem.

Abraço
Miguel
curioso que estou a notar o mesmo! Com aminoácidos os corais estão a recuperar a cor... :|

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/mar/2014, 21:03

Hugo,

A malta retira os nutriente e lá se vão as vitaminas :D
Um gajo sem vitaminas também fica pálido e no entanto o povinho continua a dizer "Tens que apanhar Sol" =)) =)) =))

Mensagem 01/abr/2014, 13:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Neste caso jogo em todas as frentes....

A minha iluminação é composta por:

No aquario principal:

3x Lumenbright com lâmpadas 400W Radium blue
4x 80W T5 (2 calhas à frente e atras dos Lumenbright, com Lâmpadas Purple e actinic da ATI)
2x Barras com 20 Leds Royal Blue, entre as T5 e os Lumenbright.
barra de leds do profilux que utilizo para simular o nascer e por do sol, trovoadas e moon light (esta ultima ainda nao estáa funcionar a 100%)...é bom para os peixes se irem escondendo.....

A iluminação está toda controlado pelos timers do profilux....assim vai ligando tudo escalonado!

Liga primeiro a barra de leds do profilux, para os peixes irem acordado....depois ligam as barras de leds Royal blue....depois as T5...depois a HQI central...e só depois as duas Hqi laterais...tudo com intervalos de 30 minutos excepto para as Hqi laterais que ligam passado uma hora depois da outra....

PAra desligar é a situação inversa!

No cubo que tenho ao lado do aqua principal utilizo uma calaha led de 120W!

Estou satisfeito com estas combinaçoes...pena é o aquecimento (no verão, porque no inverno é bastante agradável) e consumos...

Tive de adquirir um chiller de 2Hp para arrefecer o sistema!

Mensagem 01/abr/2014, 13:50

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Tu tens pena do aquecimento e a EDP não tem pena nenhuma de ti! =))

Mensagem 01/abr/2014, 14:00

Sim é verdade, mas o investimento numa calha Led para o meu aquario é brutal...e os resultados não são ainda os mais satisfatórios, pelo menos para mim!

Cumps

Mensagem 01/abr/2014, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Pedro,

Já testou os SPSs com essa iluminação do aquário dos cavalos marinhos? Parece haver membros deste fórum com bons resultados usando essa iluminação; e é relativamente económica.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/abr/2014, 14:33

Boas!

Já testei e os resultados como eu previa não foram os melhores, pelo menos desta tentativa...como referi o aquario tem muito pouca circulação logo nunca poderei chegar a uma conclusao satisfatória!

Desta vez tentei com uns pinocos de acropora...da proxima irei tentar com umas montiporas!

Cumps

Mensagem 01/abr/2014, 14:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Já testei e os resultados como eu previa não foram os melhores, pelo menos desta tentativa...como referi o aquario tem muito pouca circulação logo nunca poderei chegar a uma conclusao satisfatória!

Desta vez tentei com uns pinocos de acropora...da proxima irei tentar com umas montiporas!

Cumps

E o que aconteceu Pedro?

Queimaram? Perderam côr? STN? RTN?

É que se isso é uma calha dos chineses de 120W igual à minha é uma bujarda de luz imensa e para SPS terias que reduzir os valores de brancos! Eu já tive que baixar um pouco a minha que estava a queimar corais!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/abr/2014, 15:01

Boas!

Sim é dessas do ebay de 120W com leds de varias cores....o aquario só tem 60 cm de altura e sim, aquilo dá mesmo muita luz...as algas nao param de crescer, mas os moles adoram....os pequenos frags ficaram brancos totalmente de um dia para o outro...mas tb foram cortes a corais que tb já nao estavam grande coisa.....mas essse aquario só tem bomba de retorno(eheim 1000L), nao tem mais circulaçao.....daí ser prematuro tirar conclusoes!

Os zoanthus, as palitoas, as xenias e um pequeno sarco estao a gostar muito da iluminaçao!

tenho os brancos a 25% e oas azuis a 40%

Cumps

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral