Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/mar/2014, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas

Essas calhas do video são um modelo mais antigo. Têm os leds um pouco mais juntos. Ou seja debaixo da calha têm um PAR alto mas para zonas mais afastadas perdem muito. Pelo que tenho lido as do Rui são melhores, até porque essas do video os leds estão colados numa placa de alumínio(já por isso têm 3 ventoinhas) e não num dissipador como as do Rui.

Rui vi uma daquelas que te mandei por mp a trabalhar e posso dizer que não se ouve nada. Gostei bastante e pelas tuas fotos também está muito porreiro mesmo. As tuas gosto bastante da particularidade de dar para ligar umas as outras e não teres 4 cabos pendurados.

Já agora deixo aqui uma calha que me tem deixado bastante interessado. Penso que seja outra boa solução. Se alguem tiver interessado em comprar leds podem dar uma vista de olhos.
http://www.oceanrevivellc.com/goods.php?id=18

Cumprimentos
Ricardo

Ricardo,

Estás enganado as calhas do vídeo têm o mesmo afastamento entre os leds. As duas vantagens das do Rui são:

1-Leds Multicolor (melhoria visual)
2-Lentes 90 graus (não precisam estar como as minhas quase coladas à água) e dão mais par mas menos área.

Cumprimentos
Miguel

3-

Mensagem 02/mar/2014, 15:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas

Essas calhas do video são um modelo mais antigo. Têm os leds um pouco mais juntos. Ou seja debaixo da calha têm um PAR alto mas para zonas mais afastadas perdem muito. Pelo que tenho lido as do Rui são melhores, até porque essas do video os leds estão colados numa placa de alumínio(já por isso têm 3 ventoinhas) e não num dissipador como as do Rui.

Rui vi uma daquelas que te mandei por mp a trabalhar e posso dizer que não se ouve nada. Gostei bastante e pelas tuas fotos também está muito porreiro mesmo. As tuas gosto bastante da particularidade de dar para ligar umas as outras e não teres 4 cabos pendurados.

Já agora deixo aqui uma calha que me tem deixado bastante interessado. Penso que seja outra boa solução. Se alguem tiver interessado em comprar leds podem dar uma vista de olhos.

Cumprimentos
Ricardo

Boas,

Ya ... essas tb tem bom aspecto embora um pouco mais caras.

O espectro tb deve ser porreiro embora um pouco mais azulado dados que não tem os warm white e tem mais dois violeta.

Entretanto farto de sofrer com o Inverno e a falta de possibilidade de ir buscar água ao mar decidi investir numa solução de armazenamento de água para não voltar a passar por isto.

Já chegou ... 1000 litros e tá a andar. Dá para 14 semanas de TPA o que deverá chegar para aguentar o próximo inverno sem me chatear.

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/mar/2014, 15:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Não é que o Apogee também seja uma bora referência (embora seja o mais utilizado por ser barato - quando comparado com um medidor bom de PAR) porque por exemplo dá valores entre 12% e 15% abaixo na faixa mais baixa dos azuis.

Mas não vale a pena estamos a encher mais ainda o tópico do Rui. ;) Nisto do PAR para mim o que o Sanjay diz está bom:
In my experience a target of approximately 100 micromoles/m2/sec at the bottom of the tank will provide enough of a light gradient to satisfy a wide range of corals

Mas é mesmo 100. Medido com um aparelhómetro laboratorial que custa para cima de 4000$, que faz correção da medição de 15 em 15nm no range 350-750nm. :-B

Por isso eu digo que esta calha tem luz mais que suficiente para qualquer coral! :ymhug:

Epá ... aqui ninguém tem um bom medidor de PAR e isso já todos nós sabemos ....

Mas repara. Também não temos um bom medidor de nitratos ... nem um bom medidor de KH, Cálcio, Magnésio ... nem um bom medidor de fosfatos ... e no entanto os valores que se nos apresentam são mais do que suficientes para podermos ter reefs de sucesso.

O mesmo com o Seneye. Não é o supra-sumo da barbatana ... mas para o que precisamos chega perfeitamente. Aqui a malta só quer mesmo entender qual o melhor sítio em termos de iluminação para os corais.

Além disso o PAR nem sequer é a medida mais importante sendo o PUR muito mais relevante e nós não estamos nem temos equipamento para esse tipo de análise.

Abraços,
Rui

Isto! :ymhug:

Mensagem 02/mar/2014, 15:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Rui... nao compares par de HQI com pares lidos de Leds. Não tem nada a ver... nos leds costuma estar 20 a 30% abaixo do real. Se tiveres lentes pelo meio ainda é pior... o problema com os leds é mesmo esse, dificuldade nas leituras de valores par. Já tive Hqi de 400W e nunca queimei um coral. .. já com leds foram alguns.
Ainda agora ouvi o Dana no Macna e ele diz para acrescentar sempre 20 a 30% aos valores medidos e que qualquer sps ou tridacna nao necessita mais que 200 par (de leds) para vingar. Por isso ve lá a tua real necessidade de colocares mais 1 calha.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Mensagem 02/mar/2014, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Boas

Desculpa mas acho que tu é que estás enganado. A diferença é mínima mas uma tem os leds mais afastados que outra.
Tanto é que elas têm o mesmo cumprimentos e uma tem um rebordo maior que a outra.
Atenção digo isto pelo que me foi dito e comparando imagens. Pois nunca as vi lado a lado.
Embora sejam leds de 3w acho que pelo facto de terem dissipadores será outra vantagem.

Mensagem 02/mar/2014, 16:08

Miguel Pinho Escreveu:
Boas

Cumprimentos
Ricardo

Ricardo,

Estás enganado as calhas do vídeo têm o mesmo afastamento entre os leds. As duas vantagens das do Rui são:

1-Leds Multicolor (melhoria visual)
2-Lentes 90 graus (não precisam estar como as minhas quase coladas à água) e dão mais par mas menos área.

Cumprimentos
Miguel

3-

http://www.youtube.com/watch?v=7t4BWKx8hk8

esta é do género das do video, vê como estão os leds e depois compara com as do Rui.
Atenção, mais uma vez digo, isto é pela comparação de imagens e pelo que me foi dito por uma pessoa que vende um modelo semelhante as do Rui.

Mensagem 02/mar/2014, 16:24

Isso só tem essa chapinha para dissipação? :-o
huuummmmm.... :-s

Mensagem 02/mar/2014, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Como sabes tenho 1 calha desse género... há cerca de 6 anos... leds Bridglux de 1W... num total de 120W...
Nesse tempo todo, apenas 1 led se queimou... e foi praticamente no início, o fornecedor mandou uns quantos de forma a eu proceder à substituição
De resto, foi trocar as ventoinhas... e a tampa, pois eram 3x ventoinhas de 90mm e mudei para 1x de 140mm.

Sempre mantive os leds a 20cm acima da linha de água. Têm lentes de 120º
No início faziam um shrimming espectacular! Com o tempo, o espectro ficou mais azulado, fruto da deterioração dos leds brancos.
Hoje estão a iluminar o aquário (90L) temporário que se encontra na cozinha e a uma altura bem mais baixa que os 20cm iniciais.

Ou seja, as calhas no início são sempre um espectáculo!
Depois é aguardar a evolução... eventual corrosão parafusos, correntes de apoio etc etc.

Quanto ao depósito... acredito que já estivesse na tua check list, há muito!
Parabéns pelo todo.

Abraço
Pedro Ferrer
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 02/mar/2014, 16:50, num total de 1 vez.
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 02/mar/2014, 16:44

Boas,

As minhas têm Leds de 3w e estão a funcionar a 100% sem degradação da luz há mais de um ano ;)

As fotos e o vídeo do meu aquário falam por si.

Cumps
Miguel

Mensagem 02/mar/2014, 17:19

Marco Madeira Escreveu:
Rui... nao compares par de HQI com pares lidos de Leds. Não tem nada a ver... nos leds costuma estar 20 a 30% abaixo do real. Se tiveres lentes pelo meio ainda é pior... o problema com os leds é mesmo esse, dificuldade nas leituras de valores par. Já tive Hqi de 400W e nunca queimei um coral. .. já com leds foram alguns.
Ainda agora ouvi o Dana no Macna e ele diz para acrescentar sempre 20 a 30% aos valores medidos e que qualquer sps ou tridacna nao necessita mais que 200 par (de leds) para vingar. Por isso ve lá a tua real necessidade de colocares mais 1 calha.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk

Marco, eu não estou a comparar nada ... quem levantou essa questão foi o Hugo :D

A real necessidade não é nenhuma a bem da verdade. é só para iluminar um pouco mais as pontas do aquário por causa do layout que tenho. E se a meter vou baixar um pouco a intensidade das calhas.

Realmente se aos 180PAR que tenho nas pontas junto quase ao vidro se acrescentar 20% já tenho mais que suficiente.

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 17:21

Boas,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Isso só tem essa chapinha para dissipação? :-o
huuummmmm.... :-s

Hugo essas são as Evergrow ... na realidade as minhas tem dissipador mesmo! :D
Também por isso é que as escolhi.

Mas depois quando trocar as ventoinhas abro uma para se ver por dentro!

Outra diferença é a protecção por LED que parece-me que as evergrow não tem.

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 17:23

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Como sabes tenho 1 calha desse género... há cerca de 6 anos... leds Bridglux de 1W... num total de 120W...
Nesse tempo todo, apenas 1 led se queimou... e foi praticamente no início, o fornecedor mandou uns quantos de forma a eu proceder à substituição
De resto, foi trocar as ventoinhas... e a tampa, pois eram 3x ventoinhas de 90mm e mudei para 1x de 140mm.

Sempre mantive os leds a 20cm acima da linha de água. Têm lentes de 120º
No início faziam um shrimming espectacular! Com o tempo, o espectro ficou mais azulado, fruto da deterioração dos leds brancos.
Hoje estão a iluminar o aquário (90L) temporário que se encontra na cozinha e a uma altura bem mais baixa que os 20cm iniciais.

Ou seja, as calhas no início são sempre um espectáculo!
Depois é aguardar a evolução... eventual corrosão parafusos, correntes de apoio etc etc.

Quanto ao depósito... acredito que já estivesse na tua check list, há muito!
Parabéns pelo todo.

Abraço
Pedro Ferrer

Corrosão parece-me que com as calhas tão elevadas será mais dificil o que não quer dizer que não ocorra.

Entretanto em 6 anos a tecnologia de LED mudou e evoluíu muito pelo que acredito que a durabilidade seja maior.

Abraços,
Rui

Mensagem 02/mar/2014, 17:37

Pois com dissipação tá melhor! Assustei-me quando vi o vídeo...

Ainda por cima estes Leds nem precisam de uma dissipação por aí além agora "aquilo" não é nada :)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 02/mar/2014, 19:05

Boas

Rui sim essas são evergrow mas acredito que seja tudo o mesmo. Há muita coisa a venda no ebay, muda o nome mas é tudo igual. Principalmente nos EUA que várias marcas têm surgido com este tipo de leds.
Por isso é que disse que essas do video são o modelo mais antigo que nem dissipadores têm e por alguma coisa têm 3 ventoinhas e não duas.
As tuas se deres uma olhadela pelos frisos que tem de lado vês o dissipador, pelo menos na que eu vi dava para ver.
Quanto aos led queimarem penso que seja fácil mudar.

Penso que ninguém duvide que estas calhas façam crescer corais, pelo menos a do Miguel tem bons resultados.

Mensagem 02/mar/2014, 20:05

Sinceramente comprei pelo preço era só para moles e depois fui colando duros e pronto... Parece que dá.
Lembro-me de estar no aniversario do Recife.pt e o pessoal falar de calhas espetaculares e eu nem falava das minhas com verhonha. :D

Cumps
Miguel

Mensagem 03/mar/2014, 12:56

Uma vez DIYselfer ... sempre DIYselfer ... :D

Vou abrir a calha para ver quais são as ventoínhas e adquirir umas mais silenciosas.

Entretanto estive a ver e pode mesmo haver uma possibilidade de alterar o POT para qualquer coisa controlável.

O POT segundo os relatos que ando a ler e de quem já fez isto lá fora pode funcionar de uma de duas maneiras.

Ou faz 0-10V Analog ou então faz 0-10V PWM. Se fôr mesmo este o caso (e preciso abrir a calha para saber) então poderemos usar um Reef Angel para controlar as calhas.

O Reef Angel para quem não sabe é um controlador para aquário com mais ou menos as mesmas funcionalidades que um Aquatrónica ou GHL mas com a possibilidade de se usar a programação de fábrica ou programar-mos nós as funcionalidades adicionais que quisermos uma vez que é baseado num Arduino Mega 256.

Tem uma série de módulos e expansões e inclusivamente vão lançar agora o medidor de PAR também!

Abraços,
Rui

Mensagem 03/mar/2014, 13:06

Óh Rui agora aqui para nós que ninguém nos houve: Porque raio queres tu controlar (ainda mais) isso?

Tens 2 calhas.
Ligas 1º os azuis de uma.
Depois os azuis de outra.
Depois os brancos de uma delas.
E por fim os brancos da última!
E depois ao contrário para o rump down!

Como já comentei aqui várias vezes, às vezes metemo-nos em mariquices que de pouco ou nada servem... a não ser pelo gosto de fazer o projeto, sinceramente não vejo necessidade de estares a controlar mais isso. Como disseste anteriormente mantiveram-se e continuam a manter-se, aquários com HQI e T5 (e mesmo Leds) sem essas mariquices.

Mesmo o consumo pode ser +/- o mesmo porque ligando as luzes no pico, podemos diminuir o fotoperíodo e a coisa fica ela por ela!

My 2 cents! :D

Mensagem 03/mar/2014, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Boas,

Tenho uma dúvida relativamente ao tanque que colocaste aí. Armazenas agua natural ou artificial? Tens algum cuidado especial? Já me disseram que não convém armazenar água natural mais do que uns dias, pela degradação da matéria orgânica (?)... Porém para grandes sistemas pode dar muito jeito.

Um abraço e continuação de bom projeto.

Duarte

Mensagem 03/mar/2014, 13:32

Duarte Gaspar Escreveu:
Boas,

Tenho uma dúvida relativamente ao tanque que colocaste aí. Armazenas agua natural ou artificial? Tens algum cuidado especial? Já me disseram que não convém armazenar água natural mais do que uns dias, pela degradação da matéria orgânica (?)... Porém para grandes sistemas pode dar muito jeito.

Um abraço e continuação de bom projeto.

Duarte

Boas ...

Água natural. Sempre armazenei e nunca tive problemas mesmo ao fim de 2 meses guardada!

Abraços,
Rui

Mensagem 03/mar/2014, 14:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Usei durante uns anos água guardada por 6 meses... não é a mesma coisa que acabada de apanhar, mas desde que bem armazenada, nunca me deu problemas. Cheguei a fazer testes e nunca acusou nada de diferente do normal.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros