Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Ricardo,

Durante estes sete anos nunca usei kalk; no inicio usei reator de cálcio, mas substituí dois anos passados por balling, pois como tive problemas com os corais que não cresciam (PO4 completamente fora dos limites), não havia consumos e o reator desequilibrava-me completamente o aquário.

Há cerca de quatro anos atrás, mudei toda a areia e uma parte significativa da rocha (+/- 75%), pois desisti, após anos de investir em resinas, de retirar por essa via os fosfatos que tinha nas rochas e possivelmente na areia.

O aquário tem uma grande carga orgânica (peixes, rocha e corais) e penso ser por isso que tem sido difícil controlar sobretudo os fosfatos; os nitratos embora não muito baixos (1,5-3), mantém-se estáveis e não me preocupam.

Os outros parâmetros também se mantêm estáveis, graças a testes rigorosamente semanais, com o consequente acerto (normalmente mínimo), do balling e de TPAs também semanais, de cerca de 15%.

Abraço
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 105
Boas.

Já tenho zeobaK, e encomendei o zeostart e o sponge power
Não irei usar reactor de zeolitos nem zeovit, em vez disto irei usar 3 litros de siporax.
Se tudo correr bem vou arrancar com sistema a 21/22 de Março com o ciclo dos 14 dias.
Depois colocarei todo o relato da montagem e dosagens.

Abraço.
A. Sousa
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Antonio Sousa Escreveu:
Boas.

Não irei usar reactor de zeolitos nem zeovit, em vez disto irei usar 3 litros de siporax.
Se tudo correr bem vou arrancar com sistema a 21/22 de Março com o ciclo dos 14 dias.

Abraço.
A. Sousa

Boas,

Qual a razão para não usares zeolitos?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Antonio Sousa Escreveu:
Boas.

Abraço.
A. Sousa

Boas,

Abraços,
Rui

No sábado fui até ao Fragario do Norte e estive a falar com o Carlos Mota e ele recomendou-me o siporax.
Ele explicou que o zeovit vai albergar as bactérias e siporax como é poroso também é bom para suportar as bactérias.
Basta por o siporax numa rede ou em algum recipiente plastico furado (tipo egcrate) e de preferência num suporte qualquer que fique dentro da sump, para a água passar por todo ele e todos os dias mexer o siporax, como se faz no reactor de zeolitos.

Abraço.
A. Sousa
Imagem

Antonio Sousa Escreveu:
Antonio Sousa Escreveu:
Boas.

Abraço.
A. Sousa

Boas,

Abraços,
Rui

No sábado fui até ao Fragario do Norte e estive a falar com o Carlos Mota e ele recomendou-me o siporax.
Ele explicou que o zeovit vai albergar as bactérias e siporax como é poroso também é bom para suportar as bactérias.
Basta por o siporax numa rede ou em algum recipiente plastico furado (tipo egcrate) e de preferência num suporte qualquer que fique dentro da sump, para a água passar por todo ele e todos os dias mexer o siporax, como se faz no reactor de zeolitos.

Abraço.
A. Sousa

Boas...

Epá lê e informa-te bem. Zeolitos é bem mais que fixador de bactérias.

Eu tenho Zeolitos e siporax ... Não tem nada uma coisa a ver com a outra.

Aconselho-te a leres a faq no site zeovit.com

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk

Antonio Sousa Escreveu:

Abraço.
A. Sousa

Repara no que diz o manual do Zeovit:

"Their chemical composition can vary greatly and therefore exhibit different properties of adsorption, ion
exchange or molecular retention."

"Our mix consists of three different zeolites. These zeolites were chosen because of their ability to reduce certain toxins in a balanced manner."

Claro que para além disto também fixam bactérias como o siporax mas não é a mesma coisa.

E tanto assim é que mesmo fixando as bactérias como os Zeolitos fazem ao fim de 6 a 8 semanas tens que os trocar ou então começas a ver os níveis no aquário a subir.

Não é que não funcione sem zeolitos pois há aquários que fazem o método sem usar as pedras, mas os resultados demoram muito mais a aparecer e são bem mais complicados de controlar!

Abraços,
Rui

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Os Zeolitos "gastam-se" como as biopellets ou têm de ser trocados porque sim e porque os valores de PO4 e NO3 começam a subir?

Eu em parte até compreendo essa associação entre zeolitos e siporax! :D

Boas,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Os Zeolitos "gastam-se" como as biopellets ou têm de ser trocados porque sim e porque os valores de PO4 e NO3 começam a subir?

Eu em parte até compreendo essa associação entre zeolitos e siporax! :D

Não diria gastam-se mas mais saturam-se. Notas sim pq os valores começam a subir.

Tu compreendes????? Eu não! embora ambos fixem bactérias tem funções bem diferentes.

Então era o mesmo que comparar rocha com zeolitos e areia com zeolitos e bombas com zeolitos e vidros com zeolitos ... lá por que também serve para fixar bactérias não quer dizer nada !!!

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Siporax não absorve nutrientes como os zeolitos mas sim desnitrifica-os!

Ok
Já percebi.
Mas então para quê usar siporax e zeolitos?
Imagem

Eu compreendo em parte como referi pela forma como eu já expliquei aqui que vejo o método:

1º - Tenta-se reduzir nutrientes e/ou colocá-los a níveis parecidos com a água do mar!
2º - "Alimentam-se" os carais à medida de cores, espécies, tipo de pólipos, etc, etc, etc.

Neste conceito, os zeolitos e o siporax (e as biopellets, já agora) têm o mesmo objetivo, embora os zeolitos e os produtos da 1ª parte do método possam alimentar os corais "no caminho", (como as bio-pellets também o fazem).

Eu não vejo como o siporax possa alimentar corais e neste aspeto não tem nada que ver com zeolitos, agora no objetivo principal têm ligações sim, só que o zeovit propõe-se a reduzir nutrientes de forma química (digo eu porque no zeovit é tudo muito obscuro :ymdevil: mas parece-me que é um processo mais químico que biológico) e o siporax/biopellets de forma biológica.

É neste sentido que eu referi que até posso compreender a associação entre zeolitos e siporax! ;)

Boas :D ,

Antonio Sousa Escreveu:
Ok
Já percebi.

Só o estou a usar siporax porque não tenho muita rocha no aquário que é fundamental para o processo de desnitificação!

No entanto assim que comecei com zeolitos reduzi para menos de metade o que tinha. Lá está pq os zeolitos tb servem para fixar bactérias ... e a aqui a palavra chave é ... TAMBÉM !

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Antonio Sousa Escreveu:
Ok
Já percebi.

Olha para o siporax como se rocha trata-se, serve para fixação de bacterias e aumentares a capacidade de filtração biologica do sistema.
O siporax virou moda novamente com os aquarios de layouts minimalistas com pouca rocha que começaram a aparecer. O siporax é muito util mas deve estar sempre limpo caso contrario torna-se um pesadelo pois ao acumular detritos torna-se uma fabrica de nitrato e fosfato.

Muito bem.

Vou então optar pelo zeovit para arrancar com o sistema.
Rui usas reator de zeolitos?

Obrigado pela ajuda.
Imagem

Boas,

Antonio Sousa Escreveu:
Muito bem.

Vou então optar pelo zeovit para arrancar com o sistema.
Rui usas reator de zeolitos?

Obrigado pela ajuda.

Sim uso ...

Uso o Vertex Rx-Z 1.5 e digo-te que é um espetáculo.

Imagem

Abraços,
Rui

Ok.
Obrigado.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Imagem

Boas Rui,

Não seria melhor colocar a bomba de retorno à esquerda de tudo na Sump? Da forma que aparece na imagem dá ideia que pouca água passará pelos termostatos e daí possivelmente problemas de aquecimento da água...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Boas ;) ,

Artur Fonseca Escreveu:
Boas Rui,

Não seria melhor colocar a bomba de retorno à esquerda de tudo na Sump? Da forma que aparece na imagem dá ideia que pouca água passará pelos termostatos e daí possivelmente problemas de aquecimento da água...

Artur,

Se reparares a água só sai do compartimento do escumador por trás e também já posicionei a saída do reactor fluidizado para seguir a mesma influência de rotação da água.

Na realidade a água circula como na figura portanto passa tudo pelos termoestátos antes de ir para a bomba de retorno

Entretanto meti também a sair da torneira que se vê mais à direita dois tubos que correm a divisória de cada lado e fazem circular a água pela sump inteira. Ver se depois tiro outra foto mais actualizada.

Imagem

Abraços,
Rui

Essa SUMP está um abuso de bem organozada!
Mais bonita que muitos aquários! =))

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Se reparares a água só sai do compartimento do escumador por trás e também já posicionei a saída do reactor fluidizado para seguir a mesma influência de rotação da água.

Na realidade a água circula como na figura portanto passa tudo pelos termoestátos antes de ir para a bomba de retorno

Entretanto meti também a sair da torneira que se vê mais à direita dois tubos que correm a divisória de cada lado e fazem circular a água pela sump inteira. Ver se depois tiro outra foto mais actualizada.

Imagem

Boas Rui,

Realmente não tinha reparado bem na saída da água do compartimento mais junto ao vidro traseiro da sump... MAS... continuo não convencido com a correcta circulação pelos termostatos... Se o fluxo dessa saída do compartimento fosse superior ao fluxo de aspiração da bomba de retorno, até acredito que a água corresse totalmente até ao lado esquerdo, mas como o fluxo é exactamente igual, a bomba vai aspirar e o fluxo da água deve ser praticamente em linha recta dessa zona de saída do compartimento para a entrada da bomba. Então suspeito que os termostatos, e até a caixa do Siporax, não esteja a ter um fluxo ideal por esses lugares...
PS: vou ver se coloco uma foto editada a ilustrar a minha versão :)
PS2: a minha versão da coisa... :)
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral