Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Método Zeovit - 1ª e 2ª Parte

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
eh pá... bem me parecia que me lembrava de algo relacionado... :p

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :( ,

Tenho neste momento 500l de água e 500w de aquecimento.
O que é certo é que os aquecedores trabalhar todo o dia e não consigo fazer a água passar dos 23,5º

Sugestões sobre a melhor maneira de aquecer a água sem fazer disparar muito a conta de electricidade?

Abraços,
Rui

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=2808&start=40
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Artur Fonseca Escreveu:
eh pá... bem me parecia que me lembrava de algo relacionado... :p

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :( ,

Tenho neste momento 500l de água e 500w de aquecimento.
O que é certo é que os aquecedores trabalhar todo o dia e não consigo fazer a água passar dos 23,5º

Sugestões sobre a melhor maneira de aquecer a água sem fazer disparar muito a conta de electricidade?

Abraços,
Rui

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=2808&start=40

Artur, andas distraido ao desenrolar dos acontecimentos no sistema do Rui.
Nessa altura (do problema com a temperatura) a sump que o Rui tinha era outra, e entretanto adicionou mais termostatos e resolveu o problema...

Quanto ao "flow" na sump é fácil de se ter uma ideia de para onde se direcciona. Com a ajuda de um pequeno pedaço de esferovite por exemplo, é só seguir o rasto. :)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Bom dia,

Este método zeovit parece-me bastante complicado e facilmente pode dar para o torto se houver um engano.

Gostava de fazer duas simples perguntas:

Qual é o objectivo do método?

Que o beneficio deste método para os corais?

Cumps
Miguel

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu não acho que o método seja complicado sinceramente! Colocar umas gotas de "produto" todos os dias?
Ok, para quem não vê o aquário diariamente pode ser complicado agora quem o vê todos os dias, é como dar comida para os peixes!

Os 2 principais "problemas" que eu encontro neste método são o custo e não se saber o que os produtos têm! Se eu critico as calhas comerciais de leds por não dizerem que leds usam e não estou a adicionar nada na água, mais tenho de criticar este método por não dizer o que os produtos contêm (eu imagino porque não dizem, mas é uma opinião minha :ymdevil: )

O objetivo do método é igual a todos os outros métodos: saúde, cor e crescimento dos corais! A forma como os vários métodos existentes se propõem alcaçá-lo é que difere! ;)

Rui,

Eu não me fiz entender bem.

Quando falo do objectivo do método era tentar perceber em que parâmetros químicos vai actuar o método, que valores reduz e que valores aumenta ou então que elementos são adicionados à água e para quê.

A segunda pergunta era tentar perceber que modificações se nota nos corais quando utilizamos o método, ou seja aquário sem usar o zeovit vs aquário usando zeovit.

Abraço
Miguel

Não é Rui é Hugo, e para responder a isso é só leres o tópico desde o início que já vários membros colocaram as suas ideias! ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Miguel Pinho Escreveu:
Bom dia,

Este método zeovit parece-me bastante complicado e facilmente pode dar para o torto se houver um engano.

Cumps
Miguel

De uma forma muito breve...o metodo zeovit é igual a muitos outros que exsitem no mercado ou até caseiros (Vodka/vinagre/açucar...carbono + Bacterias) ...redução de nutrientes através do doseamento de carbono + bactérias.

O objectivo do zeovit é tornar um sistema em ULNS e a partir daí dosear todos os elementos necessários para promover o crescimento e cor.

Atenção!! Fala-se muito do sistema de zeovit como um metodo milagroso! NAO É!!! O metodo por diversas razões também pode falhar, assim como os metodos das outras marcas.

Quanto à dificuldade, penso que a unica é a disponibilidade de dosear as gotas diariamente...principalmente quando vamos de ferias!!! quem dá as gotas?? De resto a dificuldade é minima pois é so seguir a receita, mesmo nao sabendo o que os produtos fazem ou têm!!!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Bom dia,

Cumps
Miguel

De uma forma muito breve...o metodo zeovit é igual a muitos outros que exsitem no mercado ou até caseiros (Vodka/vinagre/açucar...carbono + Bacterias) ...redução de nutrientes através do doseamento de carbono + bactérias.

O objectivo do zeovit é tornar um sistema em ULNS e a partir daí dosear todos os elementos necessários para promover o crescimento e cor.

Atenção!! Fala-se muito do sistema de zeovit como um metodo milagroso! NAO É!!! O metodo por diversas razões também pode falhar, assim como os metodos das outras marcas.

Quanto à dificuldade, penso que a unica é a disponibilidade de dosear as gotas diariamente...principalmente quando vamos de ferias!!! quem dá as gotas?? De resto a dificuldade é minima pois é so seguir a receita, mesmo nao sabendo o que os produtos fazem ou têm!!!

João acho que essa das féria nao se aplica a menos que vás de ferias 1 MÊs , mas ai quem te Faz a TPA ?? 1 semana ou 2 sem gotas , não é por ai que os corais vão morrer , até porque se não estás em casa , logo não fazes TPA nem adicionas bacterias nem carbono , mas vai la alguém dar comer aos peixes(normalmente comida a mais) , logo os nutrientes sobem e os corais vão aproveitando para se safar :D :D :D

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Paulo Oliveira Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Bom dia,

Cumps
Miguel

João acho que essa das féria nao se aplica a menos que vás de ferias 1 MÊs , mas ai quem te Faz a TPA ?? 1 semana ou 2 sem gotas , não é por ai que os corais vão morrer , até porque se não estás em casa , logo não fazes TPA nem adicionas bacterias nem carbono , mas vai la alguém dar comer aos peixes(normalmente comida a mais) , logo os nutrientes sobem e os corais vão aproveitando para se safar :D :D :D

Abraço

Falo de 1 semana ou 2 no maximo, ainda nao passei por essa experiencia portanto nao sei se é ou não problemático, mas por exemplo se nao tiveres ninguem para remexer o reactor zeovit' nao será problemático? E quanto à dose de carbono parar em 2 semanas, não haverá problema? Os peixes aguentam bem sem comer 1 ou 2 semanas, já o sistema zeovit nao sei se será assim tao auto suficiente para nao criar problemas...O que tenho visto la fora é o visinho ou o familiar que la vai a casa fazer o metodo...

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Joao Tomas Escreveu:
Falo de 1 semana ou 2 no maximo, ainda nao passei por essa experiencia portanto nao sei se é ou não problemático, mas por exemplo se nao tiveres ninguem para remexer o reactor zeovit' nao será problemático? E quanto à dose de carbono parar em 2 semanas, não haverá problema? Os peixes aguentam bem sem comer 1 ou 2 semanas, já o sistema zeovit nao sei se será assim tao auto suficiente para nao criar problemas...O que tenho visto la fora é o visinho ou o familiar que la vai a casa fazer o metodo...

João,

No próprio manual diz que não há problema.

O que a Zeovit diz é ... "se não puder fazer, retome a rotina assim que puder"

Quanto ao método em si para mim e tal como já referi noutro tópico o objectivo é não só reduzir nutrientes mas torná-los estáveis que para mim é o mais importante. ESTABILIDADE de parâmetros.

O método pode falhar redondamente tal como outro qualquer. Vê o exemplo mais simples de aquários com TPAs semanais. Se deixares de as fazer o aquário descamba. Com Zeovit ou qualquer outro método é igual.

É como diz o João ... basta seguir as regras.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Hugo,

Peço desculpa por te ter chamado Rui é de manhã :D
Mas vá lá ao menos confundi-te com um gajo porreiro :)) São essas letras verdes que me confundiram.

Abraço
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
não é problema joão , claro não adicionas carbono não agitas os zeolitos os nutrientes começam a subir , mas quando retomares o método vai tudo ao sitio de novo , com mais dose extra ou meno mas vai , acredita que vai , por isso é que nao tenho zeolitos , e se tivesse ou quando tiver tem que ser com um reator que mexa automático , se bem que nao passo mais de uma semana fora de casa , mas nunca se sabe :D :D
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Ricardo Santos Escreveu:
Artur, andas distraido ao desenrolar dos acontecimentos no sistema do Rui.
Nessa altura (do problema com a temperatura) a sump que o Rui tinha era outra, e entretanto adicionou mais termostatos e resolveu o problema...

Quanto ao "flow" na sump é fácil de se ter uma ideia de para onde se direcciona. Com a ajuda de um pequeno pedaço de esferovite por exemplo, é só seguir o rasto. :)

Boas Ricardo,

Nesse caso vou aguardar para ver... :)

Isso de pedaços de esferovite é interessante mas eu sugeria dois produtos ainda melhores: phytobloom (verde concentrado) ou CoralSnow Korallen Zucht (branco leitoso). Desafio o Rui a filmar a Sump e deitar um dos dois líquidos (ou ambos, separadamente no tempo) para observarmos visualmente o percurso da água pela Sump. Uma espécie de tira-teimas... ;) :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Voltando à questão das fases do Zeovit, isto é o que o Alexander diz sobre as fases:

ZEOvit phases depend on the nutrient level & coral appearance. Nutrients are relatively high[with "pooled-reserves"] & corals are dull in coloration. Polyp-extension may or may not be present.

Consider phase 1 the initiatation of ZEOvit method. The basic 4 are used to reduce nutrients in a balanced manner. As nutrients & "reserves" are depleted, the corals become brighter, lighter in appearance & the quantities of the zeo's dosed becomes less.

Enter phase 2[~3-6mos], the corals continue to colorize more & nutrients are becoming more exhausted. During this phase, however, if dosing is stopped for more than a few days, nutrients again begin to rise, & corals become darker. This is due to "pooled-reserves" still remaining available.

Phase 3[5-10months] is characterized by stable nutrients & color appearance of the corals, ie. if the zeo's are not dosed for many days, the N03's/P04's do not increase & coral colors remain fast. In this phase, the stored nutrients are exhausted, as evidenced by the low quantites of Bak/Food7/Start used, with coral color intensive.

Portanto a 1ª parte é mesmo redução de nutrientes e a 2ª "alimentar" e "afinar" os corais. ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 105
Boas.

O meu zeobac cheira muito mal, isto é normal?
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Antonio Sousa Escreveu:
Boas.

O meu zeobac cheira muito mal, isto é normal?

Boas António,
Acho que isso significa que as bactérias apodreceram. Estão estragadas.
Mantinhas isso no frigorífico?
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Boas André.

Não, tinha no móvel onde está o aquário.
Editado pela última vez por Antonio Sousa em 01/abr/2014, 10:39, num total de 2 vezes.
Imagem

Antonio Sousa Escreveu:
Boas André.

Não, tinha no móvel onde está o aquário.

O Zeobak, Biomate e Coral Vitalizer pelo menos convem manter no Frio para a durabilidade ser superior.
Fora do frio pode acontecer o que te aconteceu.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Fiz os primeiros testes á água e acho que alguma coisa não está bem ,será que tem alguma coisa a haver com o Zeobak?

Temp = 25º
Ph= 8.2
Nh4 = <0.05
No2 = 0.8 (Nitritos muito altos)
No3 = 1
Editado pela última vez por Antonio Sousa em 02/abr/2014, 10:26, num total de 1 vez.
Imagem

Antonio Sousa Escreveu:
Fiz os primeiros testes á água e acho que alguma coisa não está bem ,será que tem alguma coisa a haver com o Zeobak?

Temp = 25º
Ph= 8.2
Nh4 = <0.05
No2 = 0.8 (Nitratos muito altos)
No3 = 1

Ainda estás no ciclo?
Há quanto tempo?
Quais têm sido as rotinas?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo