Como já passaram 5 meses, volto a mostrar a imagem do início para não precisarem de ir ao primeiro post e depois verem a evolução do início para o agora.

Como balanço deste 5 meses de experiência, há corais que têm crecido a um ritmo que se nota bastante, principalmente os Euphyllia e o Sarcophyton, já tive três baixas de peixes (um palhaço pequeno, um gramma loreto e um six-line) e nas últimas semanas, como referi no post anterior tive um surto de algas por culpa minha mas que já está em franca resolução.
Devo confessar que até está a correr melhor do que inicialmente previa até porque sempre achei que manter um reef era algo de muito complicado e trabalhoso e afinal mantendo uma rotina e tomando decisões informadas tudo se torna simples. Dá-me muito goso ver o crescimento dos corais especialmente agora após o surto das algas ver que são seres bastante complexos e com as condições ideais eles são capazes de se auto-regenerarem. Já houve reprodução de turbos e nassários e os zooas e sun coral já enviaram pólipos pela coluna de água pelo que já se fixaram noutros pontos e desenvolveram-se.
Dentro das várias entradas desde o último post, destaco um dendro preto e dois moles brancos. OS moles têm-se desenvolvido bem mas a dendro nem por isso. A dendro nunca abriu os seus tentáculos e perdeu todo o tecido exterior. Tentei de tudo para o fazer comer, desde a retirar para alimentar num garrafão com diversas comidas mas foi sempre em vão. Agora, ele abre as bocas na presença de comida no aquário mas sem extensão dos tentáculos. Vamos ver como corre, ainda tenho esperança.

Mas como é de fotos que a malta gosta cá vai as fotos atuais.

As fotos não são grande coisa mas o que conta é a intenção. Espero que gostem e venham daí esses comentários e sugestões.