Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Canhões de Leds DIY

Canhões de Leds DIY

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 11/mar/2014, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Bom Dia,

Esteticamente, a iluminação de reefs com canhões de Leds é o que mais me agrada e é bastante prático quer a nível de regulação e alinhamento dos spots quer a nível de espaço superior visitável do aquário.
A Luz que eles dão parece-me eficiente pelo que vejo em fotos da Orphek.
O que efectivamente não gosto é o preço :D não gosto porque não quer dizer que não seja justo, mas é de certo injusto eu não ter dinheiro para comprar dois focos =))

Por essa razão, tenho vindo a acompanhar com bastante interesse os dois projectos DIY de canhões de Leds (o do João Tomás e o do Ricardo Santos)

Pedia a estes dois colegas do Forum para fazerem uma actualização dos seus projectos e já agora se houver mais projectos desse género e alguém quiser partilhar, desde já agradeço.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 11/mar/2014, 17:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Olá Miguel,

que fotos da Orphek é que falas?

Assim que der vou actualizar o tópico. ;)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 11/mar/2014, 17:31

Ricardo Santos Escreveu:
Olá Miguel,

que fotos da Orphek é que falas?

Assim que der vou actualizar o tópico. ;)

Ricardo,

O Canhão da Orphek é este:

http://orphek.com/dif100/

http://orphek.com/led/wp-content/galler ... 100-xp.jpg

Abraço
Miguel

Mensagem 11/mar/2014, 17:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Miguel...
não sei se já conheces mas dá uma olhada nos canhões da Ecoxotic que também são bastante interessantes.
Tens um bom exemplo de um aqua com eles aqui...

www.youtube.com Video from : www.youtube.com

Mensagem 11/mar/2014, 17:58

Boas Marco,

Conheço perfeitamente e gosto muito, e aliás o Filipe Valente tem um aquário montado com cahões desses e Par38 à mistura.

;)

Abraço
Miguel

Mensagem 11/mar/2014, 19:03

Boas,

Este exemplo que o Marco deu para mim é bem melhor, e vê-se bem a evolução. Para não falar que na altura que o chinês apareceu com esta montagem, não se via mais marcas com canhões.

Quanto a esse aquário "com canhões Orphek", que eu adoro (não por causa dos LEDs), já o disse aqui no forum várias vezes, para mim não é exemplo em relação a luz LED, vê aqui porquê: http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1838193
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 11/mar/2014, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
eu também ja disse porque sempre adorei o aquario e o segui , o aquario tinha luz natural .... :D :D
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/mar/2014, 19:47

Paulo Oliveira Escreveu:
eu também ja disse porque sempre adorei o aquario e o segui , o aquario tinha luz natural .... :D :D

tinha e continua a ter :)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 11/mar/2014, 20:34

Isso é que é um desafio, Luz natural e evitar algas... Eu por acaso conheço um aquário assim, mas não consegue ter corais duros :D. Cá em portugal deve ser difícil conseguir isso sem recorrer a tubos solares.

tipo isto:

http://www.espaciosolar.com/img_v1/ES_tubos_fq_1.jpg

Mensagem 11/mar/2014, 23:03

Miguel Pinho Escreveu:
Isso é que é um desafio, Luz natural e evitar algas... Eu por acaso conheço um aquário assim, mas não consegue ter corais duros :D. Cá em portugal deve ser difícil conseguir isso sem recorrer a tubos solares.

tipo isto:

http://www.espaciosolar.com/img_v1/ES_tubos_fq_1.jpg

Boas Miguel,

Isso de luz natural criar algas é em boa parte um mito! É verdade que a luz natural tem mais PAR/PUR mas a luz é apenas parte do que as algas necessitam.
O Adee resolveu bem isso, aproveitou que tinha espaço e boa luz e meteu no sistema um bom Algae Scrubber e ainda alga Chaetomorpha sp.. Dessa forma controlou bem os "nutrientes".
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 12/mar/2014, 09:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Ricardo Santos Escreveu:
Isso de luz natural criar algas é em boa parte um mito! É verdade que a luz natural tem mais PAR/PUR mas a luz é apenas parte do que as algas necessitam.

Exactamente..., Sempre que posso os meus aquários apanham sol e desde que os nutrientes estejam controlados, algas nem ve-las. A partir deste mês o meu aquário vai passar a apanhar sol todos os dias outra vez durante umas 2 a 3 horas...

Só consigo fazer isso entre Março e Outubro mais ou menos que é quando o Sol está numa determinada rotação que faz com que bata a luz no aqua, naquela posição onde ele está localizado. Desculpem o off-topic mas já agora alguem me sabe explicar isto com mais precisão, com mais dados cientificos? Ou enviar-me artigos?
Deve ter a ver com a rotação da terra, rotação do sol e as estações mas gostava de ler mais sobre o assunto. Para não desviar o tópico podem me enviar por mp por favor?

Voltar para Discussão Geral