Miguel Pinho Escreveu:
César,
É evidente que não vou questionar a tua experiência e compara-la à minha. Eu apenas conto o que sei, e neste caso tive PO4 a 0.5 e com trocas de água em dois meses ficou a baixo dos 0.10. É só o que tenho de experiência para contar, de resto não sei mais nada só lendo ou ler outras experiências (as vossas por exemplo

).
Agora já vi muitos lamentos muita gente a utilizar Bare Botton e depois vejo na net isto:
http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month
Por isso nem sempre o que se lê é indiscutível...
Abraço
Miguel
Miguel,
0,5 de PO4 é um valor alto, inaceitável para a maioria dos SPSs, mas muito diferente de 1,5; a partir de valores que não sei precisar, mas seguramente mais que 0,5, os fosfatos da água começam a fixar-se na rocha viva e se esses níveis se acumularem durante bastante tempo (como é o caso), vão persistir a muitas trocas de água e de resinas.
Quanto ao bare bottom, não tenho experiência, mas é uma nova maneira de funcionar com aquários, mas DSBs, apesar de parecerem cada vez menos usadas, continuam também a ter muitas virtudes e a proporcionarem muitos aquários de sucesso.
No meu pobre aquário tenho dois ou três centímetros de areia e se conseguisse tirava mais alguma atrás e deixava só a parte da frente com areia; mas a areia para além dos problemas que às vezes dão, também tem outras funções e virtudes para além das estéticas.
Abraço e parabéns pelo aquário que parece ir muito bem, para o tempo que tem...