Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Simples às vezes é mais eficaz...

Simples às vezes é mais eficaz...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
O PIF não sobe propriamente o potássio amigo ... o PIF é como o lugol serve para puxar os azuis ..

o Outro sim é para subir os valores .. mas se arranjares cloreto de potássio a 99% faz o mesmo e sai-te muitooooo Mais barato ...

abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Paulo Oliveira Escreveu:
Outro Ponto ... Apesar de gostar dos aquários do Denadai , penso que aquilo passou a ser aquario carne para canhão ... São montados so para a foto e siga , quantas vezes ele ja mudou de aquario ?? quantas vezes ja se viram corais novos ?? alguma coisa cresceu ?? ja viste o aquario novo dele ?? Moles e LPS ?? ha ok tem la uma sps :-o :-o :-o poupa-me .. :D :D

não se guiem por Esteriótipos de aquários da moda , nós enquanto aquariofilistas e pessoas racionais, temos que absorver o que achamos que está certo , podemos ouvir 1000 Opiniões , 1000 Ideias , mas temos que ter a noção do que achamos que devemos aproveitar dessas ideias ...

Miguel , por vezes pegas o "touro" demasiado pelos "cornos" ou seja se tu não fazes uma coisa quase que quem faz é criminoso ... será que nao se pode meter produtos ?? ou será que temos que ter a noção do que estamos a fazer ??
é certo que quanto menos coisa meter-mos melhor , mas será que depois temos as cores que queremos ??

Penso que isso tudo e a bandeira que seguras são coisas muito complicadas de serem ditas da maneira que disseste , la porque nao usas nada , nao quer dizer que ninguém possa usar ou que seja crime usar amigo ...

eu neste momento não estou a dosear zeovit a 4 semanas , por causa do problemas das bolhas e acredita que os meus corais estão a 70% da cor que tinham ... Agora diz me lá achas que vou parar de meter produtos ?? não simplesmente ja o problema das bolhas , era um produto fora de prazo, ja vou começar a fazer aos poucos tudo de novo , claro que nao vou voltar a dose que tinha logo de chapa , vou começar a dosear como se fosse o inicio do processo ...

Amigo Miguel KEEP Calm ....

aquele Abraço

Paulo,

Percebeste mal o meu tópico :D

Ele não se destina a aquariofilistas experientes, mas sim para quem começa.
Quem percebe muito do assunto e usa vários métodos para controlar quimicamente e biologicamente a água e obtém resultados bons a nível de cor e crescimento de corais, acho bem que o faça. Agora para quem começa e vai logo avançar nesse sentido é uma asneira enorme.

Para quem começa a dar os primeiros passos não deve pensar que comprando umas sapatilhas iguais que vai fazer os tempos do Usain Bolt.

O que eu pretendo dizer com este tópico é conseguimos corais com excelentes cores e crescimentos aceitáveis sem ser preciso transformar o aquário num laboratório de química.

Eu nunca escrevo para aquariofilistas experientes pela simples razão que percebem mais do que eu :D

Obrigado pela dica onde compro isso?

Abraço
Miguel

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Ricardo Santos,

Fizeste aí um excelente ponto. Ao retirar compostos orgânicos também deve retirar nitrato, concordo contigo. Só não sei é se isso no final, por retirar demasiado carbono, não vai resultar em acúmulo de nitrato e fosfato. Outra coisa que eu não estava a perceber era a relação do balling com a baixa de nutrientes, essa relação acho que não existe. A explicação dada parece-me demasiado rebuscada.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Miguel , nao concordo com essas palavras , uma vez que escreves um tópico desses num forum toda a gente vai ler ... Toda a gente mesmo como é logico ...

em relação á historia do balling para baixar nutrientes , também não me parece , mas acredito que entretanto apareça ai pessoal a despejar os depósitos do balling ou a fazer balling logo na sump para baixar nitratos e fosfatos ...

para baixar nutrientes é fonte de carbono ou Açúcar ou vodka ou vinagre ....

Miguel o pessoal tem que ser coerente no que escreve, nao estou a dizer que nao está bem dito o que disseste , mas como disse nao podes fazer disso um cavalo de batalha ... conheço aquario que começaram logo com o metodo zeovit , em pessoas que nunca tinham tido salgados e correram logo bem , por outro lado conheço deles mais experientes que mudaram para zeovit e correu mal , como também ja me aconteceu ... tudo depende e na minha opinião existem duas coisas importante seja no método complicado ou no simples , é olhar para o aquário e nunca deixar para amanha o que temos que fazer hoje ...90% do sucesso de um aquário ou de um método passa no tempo que tu passas a olhar para o aquario e de volta dele a perceber a evolução ou não dele ...

Acredita que ja fiz muita TPA as 5 da manha e as 6:30 ja estava no trabalho , ainda ontem cheguei as 2 da manha a casa de ajudar um amigo com um aquario e ainda fui fazer balling porque nao tinha KH, e acertar a água para hoje fazer TPA , quando acabei isso, sabes o que fiz ?? sentei-me no sofá a olhar a minha meia hora para o aquario que ainda nao tinha olhado para ele ontem ...

NA MINHA e Repito NA MINHA opinião isso é que faz um método ou um aquario ter sucesso , o resto vem por acréscimo a essa observação ...

Aquele Abraço ..

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Ricardo Pinto Escreveu:
Outra coisa que eu não estava a perceber era a relação do balling com a baixa de nutrientes, essa relação acho que não existe. A explicação dada parece-me demasiado rebuscada.

Yep... concordo Ricardo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Miguel, no tópico que mencionas o Rinaldo apenas fala nas TPA´s como método para regular o excesso de cloro que poderá existir do balling, facto esse que nunca consegui verificar seja com 2 part do Holmes Farley (que ainda hoje uso) ou com balling. E o excesso de cloro é facil de combater até... basta na TPA seguinte fazer uma diluição mais baixa para 1023/1022 por exemplo.

Agora dizer que Balling reduz nutrirentes por causa das TPAs para regular cloro, é de facto uma explicação rebuscada...

Paulo Oliveira Escreveu:
Miguel , nao concordo com essas palavras , uma vez que escreves um tópico desses num forum toda a gente vai ler ... Toda a gente mesmo como é logico ...

em relação á historia do balling para baixar nutrientes , também não me parece , mas acredito que entretanto apareça ai pessoal a despejar os depósitos do balling ou a fazer balling logo na sump para baixar nitratos e fosfatos ...

para baixar nutrientes é fonte de carbono ou Açúcar ou vodka ou vinagre ....

Miguel o pessoal tem que ser coerente no que escreve, nao estou a dizer que nao está bem dito o que disseste , mas como disse nao podes fazer disso um cavalo de batalha ... conheço aquario que começaram logo com o metodo zeovit , em pessoas que nunca tinham tido salgados e correram logo bem , por outro lado conheço deles mais experientes que mudaram para zeovit e correu mal , como também ja me aconteceu ... tudo depende e na minha opinião existem duas coisas importante seja no método complicado ou no simples , é olhar para o aquário e nunca deixar para amanha o que temos que fazer hoje ...90% do sucesso de um aquário ou de um método passa no tempo que tu passas a olhar para o aquario e de volta dele a perceber a evolução ou não dele ...

Acredita que ja fiz muita TPA as 5 da manha e as 6:30 ja estava no trabalho , ainda ontem cheguei as 2 da manha a casa de ajudar um amigo com um aquario e ainda fui fazer balling porque nao tinha KH, e acertar a água para hoje fazer TPA , quando acabei isso, sabes o que fiz ?? sentei-me no sofá a olhar a minha meia hora para o aquario que ainda nao tinha olhado para ele ontem ...

NA MINHA e Repito NA MINHA opinião isso é que faz um método ou um aquario ter sucesso , o resto vem por acréscimo a essa observação ...

Aquele Abraço ..

Balling para baixar nutrientes.....!!!!!!! Eu nunca disse tal, o que eu disse é que para tentar eliminar os resíduos de cloro criados pelo Balling ou se faz com TPAs (para mim o melhor método) ou colocar carvão activado no sistema. A desvantagem de colocar carvão activado é tirar nutrientes que os corais necessitam. MAIS NADA.

Agora é uma opinião minha. Neste momento tirei o carvão activado da sump porque quero adicionar nutrientes ao sistema.

Não te chateies comigo :)

Volto a dizer: Prefiro ter água do mar no meu aquário que um cocktail de uma solução de água salinada quimicamente alterada a imitar a água própria para corais ainda que não tenha cores magníficas nos corais.

Abraço
Miguel

Marco Madeira Escreveu:
Ricardo Pinto Escreveu:
Outra coisa que eu não estava a perceber era a relação do balling com a baixa de nutrientes, essa relação acho que não existe. A explicação dada parece-me demasiado rebuscada.

Yep... concordo Ricardo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Miguel, no tópico que mencionas o Rinaldo apenas fala nas TPA´s como método para regular o excesso de cloro que poderá existir do balling, facto esse que nunca consegui verificar seja com 2 part do Holmes Farley (que ainda hoje uso) ou com balling. E o excesso de cloro é facil de combater até... basta na TPA seguinte fazer uma diluição mais baixa para 1023/1022 por exemplo.

Agora dizer que Balling reduz nutrirentes por causa das TPAs para regular cloro, é de facto uma explicação rebuscada...

Marco,

Eu NUNCA disse que o Balling reduzia nutrientes. O que eu disse é que ao colocar carvão activado para eliminar o cloro vai retirar nutrientes. OK?
Mas também já percebi que basta ter boa recirculação e fazer TPAs que chega para retirar os resíduos de cloro, por isso já retirei da sump o Carvão activado. :)

Quantos menos tralha, melhor.

Abraço,
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Miguel Pinho Escreveu:
Mas também já percebi que basta ter boa recirculação e fazer TPAs que chega para retirar os resíduos de cloro, por isso já retirei da sump o Carvão activado. :)

Boas Miguel,

Uma vez que o reef é misto em famílias de corais, a aplicação do carvão activado acho que é fundamental para minorar as guerras químicas ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Hummm...
Na minha opinião, na prática o carvão não reduz muito os nutrientes (acho que há confusão entre nutrientes e compostos organicos/inorganicos).
O carvão ajuda a tirar impurezas organicas da água sejam elas gasosas ou não-gasosas, nesse caso particulas e retira também alguns nutrientes (elementos quimicos como o cloro, ferro, sulfato, cobre etc).

Isso em ultima instancia, assim como dizia o Ricardo pode ajudar ou não no ciclo do azoto, ou seja, na transformação amonia - nitrito - nitrato - nitrogenio (gases de azoto). Quando digo ajudar ou não, pode ter a ver com a quantidade de carvão usado e no tipo de substancias organicas que ele realmente está a retirar da água ou não... e que vá interferir no ciclo do azoto.

Eu não uso carvão regularmente, uso apenas pontualmente quando a água do mar vem mais amarela que transparente.
Acho que faz mais mal que bem mas não te posso provar isso!... é meramente espéculativo e apenas dedução dos meus anos no hooby, ou seja, experiencia empirica. Mas o que te posso dizer é que contribui muito pouco para o ciclo do azoto, não tira grande percentagens de nutrientes, e se não for colocado nas devidas proporções e com qualidade, basicamente não faz grande coisa.

Se me disseres que ele ajuda a que a água fique mais clarinha... até concordo! Tem a ver com a obsorção de compostos organicos associados aos fenóis que dão o amarelamento natural da água com o passar do tempo. Isso pode ser resolvido de outras maneiras mas o carvão foi a forma mais facil que arranjaram de o fazer nos aquários, no fundo para evitar TPAs.

...de uma maneira geral existe muita informação sobre carvão e o seu uso mas poucas pessoas realmente tentam saber o que ele realmente faz.
Outra coisa é a diferença entre compostos organicos que interferem no ciclo do azoto e nutrientes. Nutrientes empriricamente estão associados a nutrientes quimicos. Compostos organicos e inorgancios contribuem para a má qualidade da água e em ultima instancia para a formação de amonia.

Talvez aqui ajude... para mim umas das melhores explicações sobre filtração biologica, mecanica e quimica e boa informação sobre o uso de carvão, vulgo GAC.

http://reefkeeping.com/issues/2002-06/dw/index.php

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Ricardo,

Os produtos que coloco são estes:

http://www.korallen-zucht.de/en/shop/pr ... trate.html

http://brightwellaquatics.com/products/potassion.php

O primeiro uso para manter os níveis dia sim dia não coloco a dosagem indicada no frasco e o segundo adiciono nas TPAs.

Já lá vão 2 meses e tenho o potássio enter os 390 e os 400ppm.

Abraço
Miguel

Boas Miguel,

O 1º, tal como o Paulo disse, é para melhorar os azuis nos SPS. O uso em excesso pode ser notado quando corais SPS amarelos começam a ganhar cor verde.
Nota: tudo isto do "jogo" de cores dos SPS só funciona perante condições ideias da água.

O 2º sim é para aumentar o potássio, tal como se pode ler nas instruções. Uma coisa que gosto na Brightwell é isto:
"Ingredients
Purified water, Potassium sulfate, Potassium chloride."
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Ricardo Santos Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Ricardo,

Os produtos que coloco são estes:

http://www.korallen-zucht.de/en/shop/pr ... trate.html

http://brightwellaquatics.com/products/potassion.php

O primeiro uso para manter os níveis dia sim dia não coloco a dosagem indicada no frasco e o segundo adiciono nas TPAs.

Já lá vão 2 meses e tenho o potássio enter os 390 e os 400ppm.

Abraço
Miguel

Boas Miguel,

O 1º, tal como o Paulo disse, é para melhorar os azuis nos SPS. O uso em excesso pode ser notado quando corais SPS amarelos começam a ganhar cor verde.
Nota: tudo isto do "jogo" de cores dos SPS só funciona perante condições ideias da água.

O 2º sim é para aumentar o potássio, tal como se pode ler nas instruções. Uma coisa que gosto na Brightwell é isto:
"Ingredients
Purified water, Potassium sulfate, Potassium chloride."

Obrigado Ricardo,

Mas eu não tenho corais amarelos ou se tenho estão verde clarinho mas como não sei qual a cor dela original....

Imagem

Abraço
Miguel

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Tópico interessante! :ymapplause:

O que me parece é que existe muita contradição nisto dos "produtos" e na ideia formada na nossa cabeça.

Por exemplo há quem diga que não compra uma calha de leds da marca Y ou X porque não lhe dizem quais os leds que usa, mas depois mete zeovit no aquário que também não sabe o que é. :-\
Há quem se recuse a usar midias anti-fosfato mas use carvão! :-\
Há quem não use rocha viva porque pode trazer "pragas", mas depois coloque no aquário as bases onde os corais vêem. :-\

Isto para dizer que muitas vezes dizemos não a um produto pela mesma razão que dizemos sim a outro!

No final tudo se resume a 2 coisas básicas:
1 - Repor os consumos de KH e cálcio à medida que são "gastos".
2 - Reduzir ao máximo Nitrato e fosfato.

Para o fazer há milhentas formas e produtos (que vão surgindo na indústria à medida que a anterior "novidade" ficou saturada). Umas mais naturais outras mais químicas, mas no final no final tudo tem o mesma finalidade! :-B

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

Tópico interessante! :ymapplause:

O que me parece é que existe muita contradição nisto dos "produtos" e na ideia formada na nossa cabeça.

Por exemplo há quem diga que não compra uma calha de leds da marca Y ou X porque não lhe dizem quais os leds que usa, mas depois mete zeovit no aquário que também não sabe o que é. :-\
Há quem se recuse a usar midias anti-fosfato mas use carvão! :-\
Há quem não use rocha viva porque pode trazer "pragas", mas depois coloque no aquário as bases onde os corais vêem. :-\

Isto para dizer que muitas vezes dizemos não a um produto pela mesma razão que dizemos sim a outro!

No final tudo se resume a 2 coisas básicas:
1 - Repor os consumos de KH e cálcio à medida que são "gastos".
2 - Reduzir ao máximo Nitrato e fosfato.

Para o fazer há milhentas formas e produtos (que vão surgindo na indústria à medida que a anterior "novidade" ficou saturada). Umas mais naturais outras mais químicas, mas no final no final tudo tem o mesma finalidade! :-B

Hugo

essa é exatamente a razão porque isto é tão viciante :D :D

eu quanto mais anos tenho de aquario,digo... sei tudo :) ,mas não percebo nada de nada :p :p

,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006

True story ;)

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Anterior

Voltar para Discussão Geral