Miguel, estética, shriming, temperatura, UV, etc, etc, etc são tudo fatores mas o que realmente interessa é a bufunfa.
Eu tenho-me por ter algum sentido estético e para um aquário antes de tudo tem de fazer sentido no espaço e na decoração, mas tive um aquário com 2 HQI pregadas à parede durante 3 anos (altura também não havia outra coisa).
A estética e os outros fatores são muito bonitos, mas no final os custos é que é o que interessa, e vejo muitos amigos a abandonar o hobby por causa dos custos e nunca vi ninguém abandonar o hobby porque o aquário é feito, ou aquece muito a casa ou, ou, ou...
Mais, eu não tenho dúvidas que essas calhas de 120W dos chineses funcionam perfeitamente, mas 120W está já muito próximo de uma HQI de 150W e não fosse a questão do espetro eu não sei se pessoalmente não preferiria ter uma HQI de 150W a uma calha dessas de 120W. O mesmo se passa com os canhões de leds de 100W. Tanto um caso como outro, usam leds que são tudo, menos eficientes (embora eficases). Mas isso sou eu!