Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral HQI vs T5 vs LED

HQI vs T5 vs LED

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 01/abr/2014, 21:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Ahhh! As saudades que eu tinha dum tópicozinho destes. :-o

Sou obrigado a concordar com o meu amigo Mota - A iluminação é para aí 25% do sucesso de um aquário.
Ainda me lembro quando tive o meu primeiro aquário, em que tinha T5 com reflectores topo de gama - feitos em "chapa martelada" =)) E não era por isso que deixei de ter boas cores.

Por falar em LED's... que calhas manhosas são essas do chineses? Isso é bom?
Sou fiel às T5, mas como estou comprador, até posso considerar outras coisas.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 01/abr/2014, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
o que o pessoal anda a falar e isto,eu ja tenho e é 5 estrelas :D :D

http://www.ebay.co.uk/itm/120W-Full-Spe ... 461c51b597
carlos calheiros

Mensagem 01/abr/2014, 23:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ricardo Pinto Escreveu:
Ahhh! As saudades que eu tinha dum tópicozinho destes. :-o

Sou obrigado a concordar com o meu amigo Mota - A iluminação é para aí 25% do sucesso de um aquário.
Ainda me lembro quando tive o meu primeiro aquário, em que tinha T5 com reflectores topo de gama - feitos em "chapa martelada" =)) E não era por isso que deixei de ter boas cores.

Por falar em LED's... que calhas manhosas são essas do chineses? Isso é bom?
Sou fiel às T5, mas como estou comprador, até posso considerar outras coisas.

Um abraço

Boas,

Vê o meu tópico que tens lá umas fotos ... :D

Vou organizar um groupbuy ...

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/abr/2014, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Exatamente, tb comprei a minha no ebay e é mesmo igual a essa!!

Mas tb já encontras no fragário à venda!

http://www.fragariodonorte.pt/?id=4&cid=46&pid=2051

Tem uma potencia brutal!

cumps

Mensagem 02/abr/2014, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Abraço,
Rui

Alinho. 2 para mim :D

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 02/abr/2014, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Hugo Figueiredo Escreveu:

Com aminoácidos os corais estão a recuperar a cor... :|

Sent from my iPhone using Tapatalk

Que aditivo estas a utilizar?

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 02/abr/2014, 10:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Sergio Magro Jacinto Escreveu:

Com aminoácidos os corais estão a recuperar a cor... :|

Sent from my iPhone using Tapatalk

Que aditivo estas a utilizar?

Abraço

Estava a usar Coral Vitalizer, mas parei há 1 semana e meia +/- e não noto qualquer diferença!

Mensagem 02/abr/2014, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Eu quero assim, só LEDS :D
Imagem

Imagem

Já agora, quem me monta uma estruturazinha destas com roldanas e tudo #:-s ?

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 02/abr/2014, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Paulo Marinheiro Escreveu:
Continuo a afirmar que no futuro, só mesmo o provavelmente. Nem sei se haverá LEDs no futuro e não outro tipo de fonte que ainda nem existe.

Algures neste tópico escrevi isto. Nem a propósito, ainda hoje recebo no meu email de trabalho uma tecnologia de indução que embora conhecida os custos de produção eram altos e só agora está entrar no mercado.
Já afirmei e reafirmei a minha opinião relativamente à escolha do tipo de iluminação, trata-se essencialmente de opções. No meu caso (para o meu aquário), prefiro escolher as que esteticamente me agradam muito mais e que apresentam excelentes resultados ao longo do tempo, HQIs.
Reservo a experimentação para os mais entusiastas e para as empresas do ramo. ;)

Mas deixo-Vos com esta secção retirada do email que me enviaram, onde fica tão claro que afirmar que o que quer que seja é "o futuro" é tão vago e incerto quanto um filme de ficção científica dos anos 90.

MAT® - Induction Lamps

Tratam-se de lâmpadas fluorescentes, mas sem necessidade de filamentos ou eletrodos pelo que apresentam uma elevada duração (mais de 60.000h). Por outro lado o mercúrio encontra-se em estado sólido pelo que se reduz consideravelmente o perigo de contaminação em caso de quebra da lâmpada. Apresenta uma elevadíssima eficácia fotópica (150 pupil lm/W) e um elevado CRI (>80%) permitindo com excelente resultados lumínicos a redução média de 40% no consumo (MAT 150W = 250W de vapor de sódio de alta pressão ou iodetos metálicos), baixando grandemente os custos com manutenção (graças à elevada vida útil).

Abraço,
Paulo Marinheiro

Mensagem 02/abr/2014, 17:43

trata-se essencialmente de opções

Tudo são opções Paulo! :) Mas eu diria que o problema não são as opções mas sim a carteira!

Eu acho que se o fator dinheiro não contasse, toda a gente usava HQI. Mesmo quem tem T5!
Mesmo o fator temperatura, acho que era suportável e contornável de outra forma!

As T5 primeiro e os Leds mais recentemente só apareceram porque a malta quer tentar baixar os custos de eletricidade, porque se não fosse isso, todos ainda usavamos HQI! :D

Mensagem 02/abr/2014, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
trata-se essencialmente de opções

Tudo são opções Paulo! :) Mas eu diria que o problema não são as opções mas sim a carteira!

Eu acho que se o fator dinheiro não contasse, toda a gente usava HQI. Mesmo quem tem T5!
Mesmo o fator temperatura, acho que era suportável e contornável de outra forma!

As T5 primeiro e os Leds mais recentemente só apareceram porque a malta quer tentar baixar os custos de eletricidade, porque se não fosse isso, todos ainda usavamos HQI! :D

Hugo

Não sei se será bem assim.... há outro factor que te estás a esquecer chamado estética. Acho que os canhões de Leds quando estiverem mais testados e evoluídos são quanto a mim mais agradáveis esteticamente que as calhas de HQI porque não usam reflectores.

Como costumo dizer HQI e T5 têm a vantagem de estarem mais que testadas a nível de resultados. Os Leds ainda não.
Mas os Leds têm uma vantagem de poderem ser melhores do que neste momento são, as HQI e T5 já não tem margem de progressão.

Outra vantagem dos Leds é que não existe praticamente um decréscimo de intensidade luminosa com o decorrer das horas de uso comparando com as HQIs e T5.

Cumps
Miguel

Mensagem 02/abr/2014, 18:35

Miguel, estética, shriming, temperatura, UV, etc, etc, etc são tudo fatores mas o que realmente interessa é a bufunfa. :D

Eu tenho-me por ter algum sentido estético e para um aquário antes de tudo tem de fazer sentido no espaço e na decoração, mas tive um aquário com 2 HQI pregadas à parede durante 3 anos (altura também não havia outra coisa).

A estética e os outros fatores são muito bonitos, mas no final os custos é que é o que interessa, e vejo muitos amigos a abandonar o hobby por causa dos custos e nunca vi ninguém abandonar o hobby porque o aquário é feito, ou aquece muito a casa ou, ou, ou...

Mais, eu não tenho dúvidas que essas calhas de 120W dos chineses funcionam perfeitamente, mas 120W está já muito próximo de uma HQI de 150W e não fosse a questão do espetro eu não sei se pessoalmente não preferiria ter uma HQI de 150W a uma calha dessas de 120W. O mesmo se passa com os canhões de leds de 100W. Tanto um caso como outro, usam leds que são tudo, menos eficientes (embora eficases). Mas isso sou eu! ;)

Mensagem 02/abr/2014, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Miguel, estética, shriming, temperatura, UV, etc, etc, etc são tudo fatores mas o que realmente interessa é a bufunfa. :D

Eu tenho-me por ter algum sentido estético e para um aquário antes de tudo tem de fazer sentido no espaço e na decoração, mas tive um aquário com 2 HQI pregadas à parede durante 3 anos (altura também não havia outra coisa).

A estética e os outros fatores são muito bonitos, mas no final os custos é que é o que interessa, e vejo muitos amigos a abandonar o hobby por causa dos custos e nunca vi ninguém abandonar o hobby porque o aquário é feito, ou aquece muito a casa ou, ou, ou...

Mais, eu não tenho dúvidas que essas calhas de 120W dos chineses funcionam perfeitamente, mas 120W está já muito próximo de uma HQI de 150W e não fosse a questão do espetro eu não sei se pessoalmente não preferiria ter uma HQI de 150W a uma calha dessas de 120W. O mesmo se passa com os canhões de leds de 100W. Tanto um caso como outro, usam leds que são tudo, menos eficientes (embora eficases). Mas isso sou eu! ;)

As calhas de 120w Leds são baratas foi por isso que as comprei. De resto esteticamente não são bonitas e quanto serem eficientes é uma questão que não te posso responder em relação às novas. As minhas estou contente porque apesar de os corais não crescerem como debaixo das T5 crescem e as cores são óptimas. Mas por 303€ que foi o que paguei por elas em Fev de 2013 não posso pedir mais :)

O que melhora bastante é colocar umas PAR38 como iluminação suplementar.

A nivel de luz o meu aquário para ficar excelente era adicionar 3 Par38 no total teria 348W e tinha melhor luz que duas HQI de 250w. Acredita se algum dia vieres ao Porto vens cá casa e eu mostro-te.

Abraço
Miguel

Mensagem 02/abr/2014, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Hugo,

Estás a esquecer que com os LEDs deixa também de haver necessidade de substituir lâmpadas com frequência, o que é muito muito bom por experiência própria. ;)

Mais, eu não tenho dúvidas que essas calhas de 120W dos chineses funcionam perfeitamente, mas 120W está já muito próximo de uma HQI de 150W e não fosse a questão do espetro eu não sei se pessoalmente não preferiria ter uma HQI de 150W a uma calha dessas de 120W.

Na verdade a calha LED de 120W está muito próximo de uma HQI de *250W* ;) Uma calha LED de 60 a 75W é que está próxima de uma HQI de 150W.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/abr/2014, 00:14

Artur, acho que não percebeste nada do que escrevi! :D

Mensagem 04/abr/2014, 21:39

Boas,

3 chegam!

Abraços,
Rui

Mensagem 07/abr/2014, 11:13

Abraço,
Rui

Boas,
Rui, isto é para breve?
Contas conseguir um preço melhor que os 99£?
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/abr/2014, 13:57

Boas 94,5€ já com portes vindo de Inglaterra.

Sent from my HTC One using Tapatalk

Mensagem 07/abr/2014, 14:29

Boas 94,5€ já com portes vindo de Inglaterra.

Sent from my HTC One using Tapatalk

Muito bom :)
Podes então arrancar com o Groupbuy que isto vais ser um vê se te avias :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/abr/2014, 16:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Mas quais sao as calhas. Sao as que tem as varias cores ou so azul e branco

Pintos Reefs

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral