Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby AQUA DREAM

AQUA DREAM

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 08/abr/2014, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 30
Boas sou o Paulo depois de 20 anos em agua doce estou a ver como me dou em salgados como tenho 2 cubos iguais decidi fazer um salgado vamos ver como me corre a experiência

Data de Montagem 03/04/2014

Aquário em vidro panorâmico com esquinas redondas, com bom acabamento tanto para agua doce como salgada.

Este aquário vem completo com matérias filtrantes (esponja + cerâmicas + carvão + biobolas) para agua doce e bomba de retorno para o filtro (550 lh).

O aquario traz de origem duas lâmpadas 36W PLL, uma actinica e uma 10.000K, e iluminação nocturna de 8 Leds para efeito de moonlight.

Cada iluminação tem um interruptor independente.

Medidas: 50cm de comprimento x 51 cm de altura x 60 cm de largura. Capacidade: 94 litros uteis

móvel estilo antigo madeira boa e pedra mármore

aquecimento um jagger 150w arrefecimento duas ventoinhas que se ligam ao mesmo tempo que as luzes

1 escumador para aquários até 150 litros e uma de circulação de 1000 lth

peixes 2 doris e uma donzela

espero que gostem e umas opiniões são bem vindas
Editado pela última vez por Rui Manuel Gaspar em 08/abr/2014, 15:25, num total de 1 vez.
Razão: editado para colocação correcta dos videos!
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 08/abr/2014, 14:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Paulo

Não leves a mal, mas..

2 reparos:
1. Duas "Dorys" (Paracanthurus hepatus) não é peixe para esse aquário, nem de perto nem de longe. Aliás têres um é mau, 2 ainda pior porque se vão matar um ao outro. Sinceramente o meu conselho é vende-los e colocar peixes adequados ao tamanho de aquário que tens. Acrescenta-se que é um peixe que fica praticamente com o comprimento do teu aquario em adulto...
Neste caso não colocaria nenhum cirurgião, mesmo que doutra espécie, é um crime, ainda por cima tão cedo.

Em 100 litros, podes colocar gobios, grammideos, pseudochromis e afins, procura em http://www.liveaquaria.com na parte do "NANO FISH".

2. Não sei se pretendes mantêr corais ou só peixes, se pretenderes mantêr corais no futuro terás que alterar algumas coisas, nomeadamente a rocha e iluminação. A circulação parece-me insuficiente mesmo para têr só peixes, permite muita porcaria acumular no fundo..

É para isso que tambem servem os foruns, melhorarmos os nossos aquarios, tens aqui uma boa oportunidade de corrigir o mau começo, ás vezes é mesmo falta de informação.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 08/abr/2014, 14:06, num total de 3 vezes.

Mensagem 08/abr/2014, 14:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Paulo,

começaste mal... Lê um pouco aqui no forum, há muita informação para que começes um aquário de água salgada como deve de ser.
Se realmente começaste a 4 de Abril, ainda não devias ter nada ai no aqua, ainda nem terminaste o ciclo.
Esse hepatus (dori) não é peixe para um aquário desses, a rocha não me parece de boa qualidade, nem parece rocha de reefs.

Embora possas usar esse filtro interno do aqua, deixa apenas as ceramicas e acrescenta carvão se gostares de usar carvão, tudo o resto tira, não se costuma usar em aquários de água salgada. Qual a marca e modelo do escumador?

Faz as coisas como deve de ser para não perderes animais e dinheiro, tens muita informação no forum e o pessoal vai ajudando. Começa por ler este artigo:

viewtopic.php?f=4&t=30

Mensagem 08/abr/2014, 14:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
É Paulo, não foi um bom começo, podias ter vindo cá antes de meteres água, mas a coisa vai-se compor que a malta ajuda!

Realmente 2 cirurgiões nesse aquário é um crime! Vão morrer mais tarde ou mais cedo!
Seja como for no video só vi 1, mas mesmo esse tenta vendê-lo porque vai estar constantemente em stress!

Relativamente à filtragem é como o Marco diz, retira tudo e deixa só as cerâmicas e vai olhando para que não acomulem muita sujidade, quando estiver sujo, lava as cerâmicas COM ÁGUA DO AQUÁRIO, limpa o espaço, e volta a colocar as cerâmcias no lugar!

Força com isso! :-B

Mensagem 08/abr/2014, 15:16

obrigado pessoal pelos vossos conselhos quanto a que tenho na sump foi o que me indicaram as pedras que tenho tinha-as num aquário de agua doce como nao alteram os parâmetros da agua achei que nao fazia mal quanto as doris vou tentar que elas cresçam mais um pouco nem sabia que se matavam que a minha ideia se o cubo der certo fazer do meu agua doce de 450 litros de jumbos salgado quanto a decoração as únicas pedras que tenho cá é vulcânica e como estou desempregado nao tenho dinheiro para outra, mas vou fazer como o pessoal diz e deixar só as cerâmicas na sump obrigado
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 08/abr/2014, 15:32

Boas Paulo

A questão é que as rochas na água salgada não têm uma função meramente decorativa (convem que seja pelo menos o mais natural e semelhante ao habitat natural), são tambem uma das principais fontes de filtração do aquário, se queres mantêr corais no futuro, é obrigatório. Podes comprar rocha morta natural na aquaristic a cerca de 7 euros / quilo, que com o tempo torna-se rocha viva.

Quanto aos Hepatus, mas mesmo no de 450 L só poderás mantêr um dos dois por causa da agressividade intra-especies.
Se essa transição demorar algum tempo, mais vale venderes os que tens actualmente e comprares um mais á frente.

Atenção com a rocha vulcanica, não me lembro de muita coisa da agua doce, mas tenho ideia que ou acidifica a agua ou liberta componentes, algo do género.

Boa sorte com a questão do desemprego.

Mensagem 08/abr/2014, 15:39

obrigado Gil pela rápida resposta eu nao quero corais naturais para já estava a pensar nos artificiais pelo aquilo que me disseram a rocha vulcânica dá e deram-me como exemplo os vulcões das ilhas fiji mas vou ler mais antes de fazer mais besteiras
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 08/abr/2014, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Boas.
Desde ja boa sorte para o projeto. Nao vou dizer o que ja foi dito. Precisando de ajuda apita.
Cumps

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 09/abr/2014, 15:22

boas já despachei uma hepatus ,

alguém podia dizer-me quanto custa em media o preço da rocha morta

obrigado
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 09/abr/2014, 15:42

Podes comprar rocha morta natural na aquaristic a cerca de 5 euros / quilo (+ portes), que com o tempo torna-se rocha viva.
Pagas o mesmo de portes até aos 20 kg de total de encomenda senão estou em erro, fica-te em 7€/quilo já com portes senão estou em erro.
Cá será talvez mais um 1,5€/quilo, mas com a vantagem de poderes escolher (a maioria das lojas vende).
Editado pela última vez por Gil Miguel em 09/abr/2014, 15:47, num total de 1 vez.

Mensagem 09/abr/2014, 15:46

Gil Miguel Escreveu:
Podes comprar rocha morta natural na aquaristic a cerca de 5 euros / quilo (+ portes), que com o tempo torna-se rocha viva.
Pagas o mesmo de portes até aos 20 kg de total de encomenda senão estou em erro, fica-te em 7€/quilo senão estou em erro.

e é preciso fazer alguma coisa a rocha ou posso po-la logo no aquário desculpa a ignorância
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 09/abr/2014, 15:51

Boas

A rocha normalmente vem com bastante pó e outras porcarias agarradas, eu pessoalmente lavo-a á mangueirada com bastante pressão e desta vez deixei-a uns dias em agua de osmose para ir libertando a porcaria que ainda fica.

Nem toda a gente concorda, o mais correcto será colocares a rocha em agua de osmose e mudares a agua toda 2 vezes por semana.

Ao final de 2 semanas vês se agua está transparente ou amarelada. Para aferires mais correctamente se está pronta podes medir os fosfatos dessa agua.

Em termos de filtro biológico e senão queres gastar muito, não vás para os reefbranches, vai antes para os plates e para as marine reef rocks (acho que é este o nome).

Isto porque os reefbranches são muito densos (pesados) e com menos capacidade de filtração biológica (pouca porosidade)

Mensagem 13/abr/2014, 11:03

[youtube]http://youtu.be/_vZatSWAUw0[/youtube]

passado uma semana esta assim
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 19/abr/2014, 23:09

1 casal de ocellaris
1 donzela dascyllus melanurus
2 Chrysiptera parasema
1 Paracanthurus hepatus

quinze dias depois
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1NzfSQ8Hh0o[/youtube]
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 20/abr/2014, 00:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Paulo Cepra Escreveu:
1 casal de ocellaris
1 donzela dascyllus melanurus
2 Chrysiptera parasema
1 Paracanthurus hepatus

quinze dias depois
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1NzfSQ8Hh0o[/youtube]

Boas

Se me permite, acho que está a ir muito rápido.
Desses peixes, fique só com os ocellaris.
O hepatus é muito grande para esse aquário, as donzelas são muito agressivas então num aquário pequeno pior ainda.
Mais uma vez digo isso está a ir muito rápido, o aquário é muito recente.

Como está isso a nível de testes?
Não leve a mal mas se não segue alguns conselhos que ja lhe foram dados além de problemas que pode vir a ter no aquário não vai ter muita ajuda por parte do pessoal.

Mensagem 03/jun/2014, 13:21

boas depois de corrigir algumas coisas no aquário por ex só tenho 2 peixes palhaço rocha viva e alguns corais na sump pus uma bomba 1500 lth e uma bomba de circulação de 4400 lth mas por mais que mexa nas pedras nao consigo fazer um layout que goste não tenho muito jeito para isso.

será que alguém aqui de Lisboa podia dar uma ajuda no layout?

cumprimentos Paulo Dionísio
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 03/jun/2014, 16:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boa tarde, Paulo

Lisboa, em que zona? eu estou a trabalhar por lá esta semana e podemos combinar se quiseres. Posso dar a minha opinião e vale o vale, é uma ajuda.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 03/jun/2014, 19:01

olivais ao pé da GALP da 2ª circular

e já agora obrigado
abraços

Paulo Dionísio

Mensagem 04/jun/2014, 03:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Paulo Cepra Escreveu:
boas depois de corrigir algumas coisas no aquário por ex só tenho 2 peixes palhaço rocha viva e alguns corais na sump pus uma bomba 1500 lth e uma bomba de circulação de 4400 lth mas por mais que mexa nas pedras nao consigo fazer um layout que goste não tenho muito jeito para isso.

será que alguém aqui de Lisboa podia dar uma ajuda no layout?

cumprimentos Paulo Dionísio

6500l/H num aquario de 50cm......os peixes fazem surf não?Vou repetir o que as pessoas já falaram,vai com calma e antes de fazer ou comprar pergunta que a gente ajuda senão vais andar a gastar dinheiro 2 vezes........ :D
carlos calheiros

Mensagem 10/jun/2014, 11:28

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Zp0KI_e4S60[/youtube]
abraços

Paulo Dionísio

Próximo

Voltar para Novo no hobby