Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Limpeza de bombas e restante acessórios

Limpeza de bombas e restante acessórios

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Como limpar as bombas de circulação de retorno e do escumador???

E o restante material, escumador, reactores, etc....

Bem no meu caso utilizo vinagre para limpar as bombas de circulação, pois normalmente estao cheias de coralina....resulta e creio não ser abrasivo para as bombas....

Agora para o caso das bombas de retorno e do escumador....poderei utilizar lexivia?não é abrasivo para os retentores????

Tenho os escumadores cheios de filtradores com corpo calcario...como limpo isso?alguns estão em locais pouco acessíveis?

Os restantes reatores tenho limpo com um pouco de lexivia e com um esfregão verde da cozinha!!

Podem deixar aqui os vossos testemunhos!

:D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
As bombas limpo com vinagre tambem ...

O corpo do escumador com filtradores calcario uso algodao daquele que se usa nos doces , e passando com o algodão os filtradores ficam la todos agarrados ..

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 241
Poe de molho em vinagre ou poe em algum pano e esfregam?

Sent from my GT-5660 using Tapatalk 2
Cumprimentos
Tiago Rocha

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
As de circulação deixo de um dia para o outro de molho em vinagre.....ficam como novas!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Deixo a citação de um dos melhores posts sobre a matéria... ;)

Hugo Oliveira Escreveu:
Bom dia Amigos,

Quanto a limpezas tenho varias experiencias ao longo dos tempos

Tal como referiu o Rui, existe tambem o ácido muriático, bastante utilizado por mergulhadores para limpar o material de mergulho incluindo oringos, demora um pouco mais que o vinagre, mas tal como refere o Ricardo, não nos deixa a casa a cheirar a Vinagre (ácido acético).

Este ácido muriático é barato e acessivel a todos e dependendo da quantidade de calcario que querem limpar podem ter de usar mais concentrado ou menos, penso nao haver uma mistura exacta, pois uma coisa é ter uma camada de 1mm de corralina, outra coisa é ter 4mm de coralina, obviamente usando as mesmas concentraçoes irá demorar mais de 48h a limpar, mas limpa.

Bom, e agora uma breve descrição de cada um:

Ácido MuriáticoDescrição: Apresenta-se em líquido de cor amarelada e possui um cheiro intenso na sua concentração pura, diminuindo bastante com a diluição com a água.

Utilizações: Útil para retirar manchas de calcário; resíduos de cimento e ferrugem em pisos cerâmicos; na remoção de sujidade em chão de ardósia.

Aplicações: O ácido muriático é aplicado na proporção de 6/1 (água/ácido)em material com Alga coralina e em pisos cerâmicos; 1/4 em pisos cimentados; 1/10 em chão de ardósia; 3/1 em tijolo. Não aplicar em pisos de mármore.

Ácido acetico (Vinagre)
O ácido acético, também designado de ácido etanoico, é um ácido monocarboxílico alifático, de fórmula CH3COOH. Este apresenta um odor picante e é ácido em solução. É o ácido carboxílico conhecido há mais tempo e atualmente o mais importante.
O ácido acético é miscível com a água em todas as proporções, é incolor, cristaliza a 16,59 ºC como ácido acético glacial anidro que é corrosivo.
Este ácido obtém-se por oxidação de líquidos que contenham álcool com o oxigénio do ar, por destilação seca da madeira, por adição catalítica de água ao acetileno e posterior oxidação do acetaldeído obtido.
O ácido acético encontra-se em muitos produtos de origem animal e vegetal, e é o componente essencial do vinagre de mesa.
É ainda utilizado para a obtenção da acetona, preparados farmacêuticos (aspirina, fenacetina, antipirina), acetato de alumínio e outros acetatos.
São importantes os sais do ácido acético como o alumínio, crómio e ferro que apresentam grande utilização como mordentes no tingimento de têxteis.
Alguns ésteres do ácido acético usam-se como solventes e na produção de perfumes e plásticos.

Na minha opinião a Aplicação deve ser usada na proporção de 6/1 (água/ácido) para limpeza de material com Alga coralina.

Outra solução ácida é o Limão, usando um processo mais Biologico
Aplicar na concentração de 4/1 (água/ácido) para limpeza de material com Alga coralina.
Este cheira bem

Conclusão:
Na minha opinião o mais eficaz em concentraçao vs tempo o vinagre é a minha escolha apesar do intenso cheiro e sensação viscosa que porvoca, mas com tempo e todas as vantagens dos outros acidos qualquer um deles é funcional e a um custo baixo, RELEMBRO apenas que todo o material deve ser frequentemente limpo atravez destes processos para que nao percam eficácia e não se danifiquem.

Abraço grande

Fonte: http://www.reefforum.net/showthread.php?22172-Limpar-coralina-das-bombas
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292

e já agora outra pergunta de quanto em quanto tempo se deve limpara os materiais ??

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá,

Utilizo sempre vinagre para remover coralina e calcário proveniente de organismos vivos filtradores que se instalam nos equipamentos. O vinagre geralmente não ataca o plástico, mas se os equipamentos forem lá deixados por muito tempo o cabo elétrico pode ficar quebradiço e "o-rings " também. Antes de colocar no vinagre convém remover todos os "o-rings" e deixar o cabo eléctrico o mais possível fora deste.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá,

Utilizo sempre vinagre para remover coralina e calcário proveniente de organismos vivos filtradores que se instalam nos equipamentos. O vinagre geralmente não ataca o plástico, mas se os equipamentos forem lá deixados por muito tempo o cabo elétrico pode ficar quebradiço e "o-rings " também. Antes de colocar no vinagre convém remover todos os "o-rings" e deixar o cabo eléctrico o mais possível fora deste.

abraço :)

Boas,

Exactamente por causa disto uso ácido muriático.

Geralmente ponho o equipamento a trabalhar dentro de água da torneira (20 ou 30l) com um litro de ácido muriático. Ao fim de 2/3 horas uso uma escovinha e pronto ... limpinho como novo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 241
ainda bem que abriram o topico

a minha bomba de retorno ja esta numa soluçao de acido muriatico com agua. E amanha e a tunze, a de circulação
Cumprimentos
Tiago Rocha

Voltar para Discussão Geral