Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Modo noturno Vortech

Modo noturno Vortech

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/mai/2014, 22:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Ola Malta,

Tenho andado a pensar em desligar o modo nocturno na bomba. Será que vale a pena te-lo activado?

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 02/mai/2014, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Eu nas minhas nunca tive ... sempre teve desligado ...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/mai/2014, 03:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
nunca utilizei

Mensagem 03/mai/2014, 16:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Faz muito mais sentido ajustar a circulação de um reef ao longo de um mês... do que ao longo de uma noite... :D

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/mai/2014, 21:32

Viva,

Obrigado pelas respostas.

Vou tirar o modo nocturno.

Cump
Sérgio Magro Jacinto

Mensagem 03/mai/2014, 22:10

Boa noite Sérgio

Eu vejo o modo nocturno do lado técnico do fabricante... maior durabilidade do material...
Porque do ponto de visto da mãe natureza não faz qualquer sentido... a não ser que calhasse no Apogee lunar

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/mai/2014, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
E tb faz mais silencio a noite. Que as desgracadas aonda fazem bwm barulho

Pintos Reefs

Mensagem 03/mai/2014, 22:21

Sim Paulo

Não passa de uma manobra comercial para disfarçar questões técnicas...

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 04/mai/2014, 00:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Para mim faz sentido pois no meu caso tenho o reef no quarto e com a bomba a 100% não consigo dormir... e no modo nocturo (a 50%) consigo dormir :)

Acho também bom para os peixes, pois no habitat natural conseguem fugir para um local de menor corrente para descansarem.. nos nossos aquários têm poucos lugares para fugir e então o fluxo reduzido nocturno poderá ser melhor para o descanso deles... penso eu de eu...

Penso ser também bom para a carteira ao final do mês poupar uns trocos na energia eléctrica consumida...

E para finalizar... qual uma das funções principais de uma bomba de circulação? não é distribuir os nutrientes pelos corais? No período nocturno não há luz, logo os corais também não fazem fotossíntese, e portanto não consomem os nutrientes... não será?

:)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/mai/2014, 01:08

Mas eu nao sou a melhor pessoa p falar. Mas pelo que sei os corais gostam de se alimentar mais a noite por causa do phyto e zoo que aparece mais à noite. Por exemplo uma caulitrea abre normalmente os polipos a noite, pelo menos as minhas....e dizem que os corais abrem melhor p comer à noite porque nao há predadores. Agora também nao sei. Se estiver enganado digam, pois o que o Artur diz também tem lógica

Pintos Reefs

Mensagem 09/mai/2014, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Os corais tem dois tipos de alimentacao, via zooxantelas ou via polipos. As zooxantelas sao algas unicelulares fotossinteticas que vivem no tecido dos corais e lhes fornecem alimento em forma de acucares (energia) e estes dao-lhe proteccao. Os corais podem (e devem) alimentar-se de microorganismos existentes na agua e para isso usam os seus polipos.

É real que muitos corais expandem mais os seus polipos à noite mas tambem é real que sem corrente os alimentos nao chegam aos seu polipos.

Reparo tambem que a extensao dos polipos noturna se da mais nos LPS e nao tanto nos SPS, que durante o dia tambem estao extendidos ao sabor da corrente.

Mensagem 09/mai/2014, 13:40

Os corais tem dois tipos de alimentacao, via zooxantelas ou via polipos. As zooxantelas sao algas unicelulares fotossinteticas que vivem no tecido dos corais e lhes fornecem alimento em forma de acucares (energia) e estes dao-lhe proteccao. Os corais podem (e devem) alimentar-se de microorganismos existentes na agua e para isso usam os seus polipos.

É real que muitos corais expandem mais os seus polipos à noite mas tambem é real que sem corrente os alimentos nao chegam aos seu polipos.

Reparo tambem que a extensao dos polipos noturna se da mais nos LPS e nao tanto nos SPS, que durante o dia tambem estao extendidos ao sabor da corrente.

Obrigado. Mais um bocado de conhecimento ;-)

Pintos Reefs

Mensagem 09/mai/2014, 13:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Paulo Pinto Escreveu:
...dizem que os corais abrem melhor p comer à noite porque nao há predadores.
Pintos Reefs

Paulo, complementando um pouco o Ricardo...
O corais abrem porque é quando há mais zooplankton. Quem tem problemas com os predadores é o zooplankton.
Como não há tantos predadores, estes podem subir livremente na coluna de água para chegar á superficie que é onde esta a mioria do phitoplankton para comerem. Os corais abrem há noite não porque não há predadores mas sim pelo aumento da quantidade de Zoo disponivel.

Mensagem 09/mai/2014, 14:21

Paulo Pinto Escreveu:
...dizem que os corais abrem melhor p comer à noite porque nao há predadores.
Pintos Reefs

Paulo, complementando um pouco o Ricardo...
O corais abrem porque é quando há mais zooplankton. Quem tem problemas com os predadores é o zooplankton.
Como não há tantos predadores, estes podem subir livremente na coluna de água para chegar á superficie que é onde esta a mioria do phitoplankton para comerem. Os corais abrem há noite não porque não há predadores mas sim pelo aumento da quantidade de Zoo disponivel.

Obrigado....assim tem a sua logica

Pintos Reefs

Mensagem 10/mai/2014, 14:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 544
Eu uso o modo noturno, os peixes também precisam de água mais calma para descansar, e de silencio também. =))

Mensagem 10/mai/2014, 14:42

Corram o slide

http://wiki.answers.com/Q/Do_fish_need_ ... s?#slide=1

Muito fixe!

Abraço
Pedro Ferrer
Editado pela última vez por Pedro Ferrer em 10/mai/2014, 16:01, num total de 1 vez.
Ayrton Senna

Mensagem 10/mai/2014, 15:27

Viva,

Pedro qual slide?

Uma das razões que quis acabar com o modo nocturno foi para n potenciar o crescimento de cianos.

Não noto que os peixes tenham dificuldade em encontrar protecção para dormir e descansar nas rochas. Talvez nos aquário mais minimalistas essa questão seja mais pertinente

Cump
Sérgio Magro Jacinto

Mensagem 10/mai/2014, 16:01

Boa tarde

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,

Pedro qual slide?

Uma das razões que quis acabar com o modo nocturno foi para n potenciar o crescimento de cianos.

Não noto que os peixes tenham dificuldade em encontrar protecção para dormir e descansar nas rochas. Talvez nos aquário mais minimalistas essa questão seja mais pertinente

Cump

link correcto...
http://wiki.answers.com/Q/Do_fish_need_ ... s?#slide=1

(...)

Cyanos? Modo nocturno?
Qual a relação?

Eu tenho moonlight...e até ao dia 25 de Junho as noites vão minguar... isto porque os dias irão crescer até essa data, com 14:52h de duração.
http://www.sunrise-and-sunset.com/pt/po ... 2014/junho

Que achas que deveria observar?

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 10/mai/2014, 17:15

Pedro Ferrer Escreveu:

(...)

Cyanos? Modo nocturno?
Qual a relação?

Abraço
Pedro Ferrer

Como sabes a diminuição da circulação facilita a fixação e portanto propagação dos cianos.

Abraço
Sérgio Magro Jacinto

Mensagem 10/mai/2014, 22:35

Boa noite Sérgio

Ok Ok! Percebi. Obrigado

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Voltar para Discussão Geral