Boas

,
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva,
Já andava a estranhar que estavas muito parado.
É como digo.. gostas mais de mudanças do que dos aquários
Muitas fotos para eu tirara ideias
Abraço
Carlos Mota Escreveu:
boas
gostei bastante,vou acompanhar com interesse,não dou bitaite nenhum porque acho que tens tudo pensado
.
Epá Carlos ... Longe ... mas muito longe de ter tudo pensado.
Aquilo que tento fazer é aplicar os conhecimentos do aquário anterior e corrigir erros.
Neste que tenho actualmente o meu problema era esconder as bombas e ainda tentei antes de mandar fazer o aquário pensar numa solução como estas caixas para isso.
Mas na pressa de o montar (não podia mesmo esperar mais por tudo o que tinha) não deu para investigar mais a coisa.
Com a tua ajuda e a do Marco Madeira (sendo vocês os pioneiros das caixas) estou a tentar consolidar os conhecimentos e aplicar tentando lembrar-me do que aprendi na escola sobre dinâmica de fluidos.
Agora bitates são sempre muito bem vindos até porque como tenho tempo para fazer isto e como provávelmente será mesmo o último aquário (acabou-se o espaço) (eu sei que já disse isto três vezes ...

) quero mesmo garantir que não me estou a esquecer de nada.
E ainda me falta pensar na SUMP. Quero uma coisa simples mas tenho que garantir o correcto fluxo de água por causa dos aquecedores e como o espaço atrás é pequeno a facilidade de limpeza e manutenção.
Outra coisa em que podes dar uma forte ajuda pois aí a tua experiência é bem mais vasta que a minha é na parte da desnitrificação. O que é que quero dizer com isto???
* Só quero usar rocha Pukani (extremamente leve e porosa e pratica para modelar)
* Quero evitar ao máximo a utilização de Siporax (devo usar o que tenho no inicio apenas para ajudar ao ciclo)
* Queo um layout não muito carregado
Ricardo Santos Escreveu:
Boas Rui,
Gosto muito do projecto. Boas medidas para o aquário, mas teria em atenção aquilo que o Marco alertou. As colunas secas com as bombas escondidas ficará muito fixe também!
Quanto ao Reactor de Ca vs Balling, sim a médio prazo com essa litragem o Balling começa a ficar pouco viável.
Presumo que estejas a falar da altura do aquário ... hummm 55cm não me chateia e até será mais simples para a iluminação. Tenho estado a magicar nisto desde que o Marco o referiu.
O teu aquário tem que altura? Sentes dificuldade na hora de limpar?
Gil Miguel Escreveu:
Boas Rui!
só um reparo ( que não é bem um reparo, será mais uma questão de gosto), nao te chateia o facto de perderes as 2 laterais do aquário com as caixas?
Digo isto porque com 75 cm de largura é mais uma frente que tens, as caixas apenas num dos lados não seria suficiente, bastando colocar 2 bombas um pouco mais potentes em conjunto com o retorno?
Como tens a lateral direita encostada ou quase, conseguias ficar com fios e tubagens todas escondidas por essa lado.
Assim poderias tambem alterar o acesso (porta?) para o lado da lateral, ficando com 2 frentes visiveis do resto do espaço

É só uma sugestão!

Em relação á altura tambem sou da opinião dos 55 cm, com 2 metros de comprimento podes ter sérias dificuldades no acesso á frente do aquario na parte central.
Poderias compensar essa diminuição de altura com mais 5 cm de largura (mais uma vez uma questão de gosto)
Não querendo diminuir a altura, podes fazer umas "portas de acesso" por cima do aquario na parede frontal ao centro.
Abraço!
Gil ... portas à frente está fora de questão. Não gosto de ver nos aquários o espaço entre as portas e a iluminação a sair por ali ...
Quanto às duas frentes vou ter mesmo que as perder por duas razões:
Nesta vista nota-se aquilo que não se via antes. Do lado esquedo do aquário tenho um pilar.

Segundo que também se nota na imagem é o pouco espaço que existe para trás. Atrás do aquário só tenho mesmo espaço para eu estar e fazer manutenção. Do lado junto à porta é onde vou ter que arrumar os depósitos de água, um tanque com água e esgoto para limpezas (farto de andar com o copo do escumador para cima e para baixo para o lavar) e toda a tralha que tenho de aquários: equipamento, testes, comidas, etc ...
Não posso mesmo sacrificar esse espaço senão a patroa põe-me as malas à porta ... quer dizer ... fazer este investimento todo para não ter nada à vista e depois continuar com tralha espalhada está absolutamente fora de questão.
Armando Fernandes Escreveu:
Ora vivas,
Realmente tu não paras... e tens tudo bem pensado =)
Alguma coisa que precises já sabes.
Abraços,
Armando
Obrigado Armando ... Vou precisar de certeza de braços para meter o aquário no sítio.
Quando ao pensado ... pois já falamos sobre isso.
Entretanto outra questão é a estrutura para o aquário. Onde mandar fazer e mais ou menos quanto custará?
Os blocos de cimento e as vigas são engraçados e muito baratos mas para um vão de 2m e uma tonelada de peso não tenho muita confiança.
Abraços,
Rui