Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Balling Light Fauna Marin: dosagens diárias e ajustes ppm

Balling Light Fauna Marin: dosagens diárias e ajustes ppm

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Precisava de ajuda em dois aspectos na utilização do Balling Light da Fauna Marin...

Tenho estado a dosear 30ml/dia da solução de Cálcio e 120ml/dia da solução de KH. Teoricamente estou a dosear na proporção recomendada de 1 Ca : 4 KH. No entanto, apesar do KH estar relativamente estável, ultimamente o Cálcio tem baixado muito...

Uma das dúvidas é se será indiferente a quantidade de mililitros por cada dosagem repartida ou se será aconselhável usar dosagens maiores (mais mililitros) e menos frequentes. Aqui há um mês ou dois, estava a dosear 24ml de Cálcio, na forma de 24 doses diárias de 1ml. E uma dúvida é se não seria melhor nessa altura ter doseado 6 doses diárias de 4ml. Isto por suspeitar que se a doseadora bombar 4ml líquido de uma vez, na versão de 1ml em 4 vezes poderá haver perda de mililitros efectivamente doseados. Será possível?

A outra dúvida é onde poderei obter esta informação para subir temporariamente níveis dos parâmetros:
Num sistema reef com x litros úteis, que quantidade y da solução de Cálcio preciso dosear para subir o nível desse parâmetro em z ppm? Exemplo, num sistema com 450 litros úteis, quantos mililitros da solução de Cálcio preciso dosear para subir o Cálcio em 10ppm? E dúvida idêntica para KH e Mg.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Entretanto encontrei esta informação relativamente a uma das dúvidas...

Mg = 2ml/1ppm/100litres
Ca = 1ml/1ppm/100litres
kH = 3ml/1ppm/100litres
kH = 17ppm/1dKH

Fonte: http://www.ultimatereef.net/forums/arch ... 20578.html

Por exemplo...
para o Cálcio, digamos que num volume útil de 450 litros, queria subir em 20ppm o valor de Ca. A dose seria de 1 x 20 x 4.5 = 90ml da solução de CA.
e para o KH, digamos que no mesmo volume útil de 450 litros, queria subir em 1ºd o valor de KH. Em ppm seriam 17, e portanto a dose seria de 3 x 17 x 4.5 = 229.5ml da solução de KH.
Estará correcto?

PS: Parece que aqui confirma os valores (arredondados/aproximados) e com os exemplos que procurava. B-)
http://www.thesaltybox.com/News/3513-Simple-Guide-Balling-Light.html
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Para mim o doseamento passa por ir aumentando as dosagens com teste regulares até o valor estabilizar.

Os cálculos para mim não fazem qualquer sentido.
Nem sequer as maiores ou menores diluições...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Artur,

Confirma só se as bombas estão a debitar a quantidade que queres, se "estão calibradas".
Existem bombas doseadoras em que é frequente alguns mililitros de "descalibração".
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

André Jorge Silva Escreveu:
Para mim o doseamento passa por ir aumentando as dosagens com teste regulares até o valor estabilizar.

Boas André,

Obrigado pela ajuda. Sim, é dessa forma que tenho feito para estabilizar o Balling. A minha dúvida sobre subir o Ca em ppm era para corrigir uma situação pontual e urgente de uma queda acentuada, então precisava de ter uma ideia do efeito de x mililitros da solução na subida em y ppm no valor do Ca. ;)
Imagem

Ricardo Pinto Escreveu:
Confirma só se as bombas estão a debitar a quantidade que queres, se "estão calibradas".
Existem bombas doseadoras em que é frequente alguns mililitros de "descalibração".

Boas Ricardo,

Obrigado pela ajuda. Realmente já tinha lido sobre a calibração das doseadoras e já esperava um subdoseamento real. Na quinta-feira passada tive oportunidade de verificar que para uma dose programada de 20ml de Ca e Kh, na verdade a doseadora estava a dosear 17ml Ca e 15ml Kh.

Mas a situação que me estava a preocupar no post inicial era que nos últimos testes o Kh manteve-se estável ou até subiu ligeiramente, porém para o Cálcio tive medições de 390ppm e de 375ppm... então queria subir de forma controlada e urgente esse valor para ficar acima dos 400ppm.
Acho que com aqueles links que entretanto pesquisei já ajudaram a fazer uns cálculos. Nessa mesma quinta-feira aumentei a dose diária do Cálcio dos 30ml para o dobro (60ml). Entretanto com duas medições para a calibração das bombas acabei por deitar também mais 40 (20 + 20) ml de Cálcio no sistema. Daqui a pouco vou testar de novo o Kh e Ca, e espero o Ca já estar num nível mais seguro. :)

Resta-me apenas a outra dúvida. Para distribuir as doses diárias do Balling, será indiferente, por exemplo, optar por 24x1ml ou optar por 6x4ml? Isto porque recentemente tive uma suspeita, não sei se fundamentada, que no caso de doses mais frequentes e menores de 1ml, ao final do dia, os mililitros efectivamente adicionados poderão ser inferiores aos adicionados escolhendo doses individuais mais "robustas" tipo 4, 5 ou 6ml. Suspeito que no "arranque" de uma bomba doseadora haja uns milissegundos em que não seja doseado líquido e só depois desses milissegundos digamos "de arranque" é que o líquido efectivo comece a ser doseado. E então na versão de 24x1ml temos 24 arranques, versus 6 arraques para a opção por 6x4ml. Teoricamente a mesma quantidade diária, na prática poderá haver diferenças... será?
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Eu no teu lugar dosearia apenas 4 vezes ao dia. Alterna o KH com o Ca com intervalo de 2 horas.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Ricardo Pinto Escreveu:
Eu no teu lugar dosearia apenas 4 vezes ao dia. Alterna o KH com o Ca com intervalo de 2 horas.

Obrigado Ricardo. Acho que vou optar então por um "máximo múltiplo comum razoável" entre o Cálcio e KH, algo entre 4, 5 ou 6ml. Por exemplo, para o Cálcio 5 x 5ml (25ml diários) e para o KH 20 x 5ml (100ml diários). E aproveito para calibrar esses 5ml especificamente. A alternância entre as duas soluções a bomba (GHL) trata disso. ;)
Imagem

Voltar para Discussão Geral