Olá a todos! Em relação à dúvida que tinha entre diatomáceas e cianos, aparentemente (e infelizmente) serão cianos. Passaram quase 2 semanas e o aquário continua com elas. O que eu tenho feito:
- Alterei (e diminuí) um pouco a intensidade e espectro de luz para mais azul;
- Aumentei um pouco a circulação;
- TPAs certinhas a sinfonar os focos dos cianos no areão e nas rochas;
- Diminuição da comida.
Portanto tudo mto natural. Nada de medicamentos. A única coisa que meto a seguir às TPAs é uma cápsula de Biodigest. Pelo que li, a forma natural de acabar com as cianos é fazer com que as bactérias que temos nos nossos aquários compitam com a cianobactéria.. e ganhem! Este aquário tem cerca de 4 meses e meio.. não estará concerteza ainda maturado e capaz de combater por ele próprio as cianos.. não sei de poderia adicionar mais qualquer coisa. Ainda por cima só tenho mais uma cápsula destas bactérias.
Os nitratos rondam os 5, o KH os 8 e o PO4 está a 0 (deverá ser irreal).
Apesar de sinfonar as cianos voltam sempre. Eu quero pensar que se continuar assim elas vão acabar por desaparecer, não sei é quanto tempo demorará. Noto que alguns corais (poucos) ficaram afectados com cianos, nomeadamente a esponja (spider sponge) nestas 2 semanas definhou incrivelmente como eu nunca tinha visto. Não se salvará concerteza. A caulastrea tb ficou cheia de focos avermelhados e não está com mto bom aspecto. A GSP tb tem alguns pontos com vermelho mas mto pouco. De resto os outros corais aparentam estar razoáveis.. sem dúvida que a mais afectada foi a esponja. Estive a ler sobre isso e existem vários relatos que as cianos dão cabo da vida destas esponjas - que por si só já são extremamente difíceis de manter em aquário (esta está comigo à cerca de 2/3 meses).
Em trocas de impressão com algumas pessoas ouço diferentes tipos de opiniões mas mtas delas acham que as cianos só passam com medicação e que não vale a pena eu andar a perder tempo com apagões, sinfonagens e afins. Passaram 2 semanas, elas ainda existem, mas eu já sei que isto da aquariofilia e ainda por cima dos salgados, nada acontece depressa portanto.. vou continuando com esta rotina...
Fica uma fotografia do estado da nação. Não podemos mostrar só coisas boas e bonitas:

Acham que poderei melhorar alguma coisa nestas rotinas? Não gosto nada de ver o aquário assim..
Obrigado a todos!
PG