Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros ReefSpot

ReefSpot

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/jun/2014, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas joão ...

o desequilibro que tenho é sempre o mesmo , os valores mantêm-se nitrato a 1,5 e os fosfatos a 0,03 , claro que com as cyans presentes neste momento o fosfato está a 0,00 ... Mas o estranho é que como disse sempre e aconteceu isto quando meto areão ... e como estes 0,03 de fosfatos me fazem falta ;) ;) de resto nao estou a adicionar mais produtos nenhuns alem de bacterias e fonte de carbono , e traces do balling

em relação ao carbono , não estou a meter vodka puro , estou a fazer o VSV que pelos relatos não é tão propicio a cyanos ...
no que respeita a fonte de carbono , também ja li as duas situações como a André diz , o aumento da fonte de carbono pode reduzir as cyanos , mas também ja li o contrario ...

fica uma foto para verem o mau estado da coisa e para o pessoal não pensar que é tudo bom ;) ;) ..

Imagem
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/jun/2014, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ...

mas é uma coisa que detesto , ainda mais do que nao ter areão é as cyanos :D :D :D
meti uns ermitas que por sinal são muitooo trabalhadores , nao tem parado , mas as cyanos são muito mais teimosas e rapidas ...
Vamos a ver como correr hoje é dia de TPA com sinfonagem vamos ver se as meninas começam a desaparecer ... o problema é que nao é spots de cyanos estou a falar do areão parecer um manto , e na rocha nada nadinha ...

Abraço

Quando coloquei areão de novo também diminuíram drasticamente da rocha e passaram para o areão. Elas devem preferi-lo por alguma razão desconhecida. =))

João, concordo com o que dizes mas também já tive relatos que um aumento da dose de carbono fez desaparecer as cyanos.
O problema parece-me perceber se falta carbono/bactérias ou se temos a mais...

Infelizmente as Cyanos ainda não geraram consenso. Há quem diga que aparecem com desiquilibrios de fosfatos ou nitratos. Há quem diga que aparecem na ausência completa de ambos (parece-me ser o meu caso e do Paulo). E depois ainda se fala da quaestão da circulação, etc...

Tá complicado #:-s

Boas André, de todas as formas que indicaste as cyanos aparecem, isto tem a haver com a perspicacia que a bacteria intrusa tem e tenta derrubar as outras e ocupar o espaço, sempre que haja um desiquilibrio ela vai aproveitar-se seja ele qual for como enumeraste, quanto à circulação tem a haver com o factor de a cyano dar-se mal com ela preferindo ambientes com pouca circulação.

Mensagem 04/jun/2014, 10:47

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas joão ...

o desequilibro que tenho é sempre o mesmo , os valores mantêm-se nitrato a 1,5 e os fosfatos a 0,03 , claro que com as cyans presentes neste momento o fosfato está a 0,00 ... Mas o estranho é que como disse sempre e aconteceu isto quando meto areão ... e como estes 0,03 de fosfatos me fazem falta ;) ;) de resto nao estou a adicionar mais produtos nenhuns alem de bacterias e fonte de carbono , e traces do balling

em relação ao carbono , não estou a meter vodka puro , estou a fazer o VSV que pelos relatos não é tão propicio a cyanos ...
no que respeita a fonte de carbono , também ja li as duas situações como a André diz , o aumento da fonte de carbono pode reduzir as cyanos , mas também ja li o contrario ...

fica uma foto para verem o mau estado da coisa e para o pessoal não pensar que é tudo bom ;) ;) ..

Imagem

Os niveis de N e F estão bons, alias muito bons!
Acho que o ingrediente que vais ter de usar é um que ja existe à longos anos e sai baratinho...Paciência!!! :ymdevil:

Vais aspirando semanalmente ou 2x por semana e doseia bak com a fonte de carbono, sendo ela VSV ou so vodka a ideia é a mesma, alias vodka pelo feedback até nem é dos piores, penso que so açucar provoca muito mais cyano, mas depois ha quem use so açucar, isto cada aquario é um caso....

O meu caso foi usar zeovit e ter um ataque de cyanos enorme onde andei tambem à rasca para as eliminar, fui obrigado a parar o zeovit nao percebi porque mas nao estava a funcionar (talvez por nao ter inciado o zeovit do inicio do sistema, ou de usar agua natural provocava choque entre zeo bak e bak da agua natural..nao sei???), os nitratos subiram para mais de 25ppm e o aquario estava a destabilizar todo, por pouco nao perdi corais, mudei para biopellets e agora a coisa está no caminho certo e as cyanos estão praticamente extintas...mas aviso já...demora meses a desaparecer!!!

Mensagem 04/jun/2014, 11:09

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Paulo...
Cyanos são desiquilibrios... ainda que seja quimico ou de bactérias elas aparecem com desiquilibios. E tu cada vez que aspiras e mexes no areão está a criar mais desequilibrios, ou melhor, estar a impedir que ele areão, se equilibre.
Na minha opinião é de não mexeres no areão... nunca nada de bom advem de se mexer no areão a não ser teres o areão limpo e branquinho por algumas horas... e depois volta ao mesmo.

Areão é tipo rocha viva... precisa de estabilidade e de tempo. Precisa que o deixem em paz para evoluir e crescer biologicamente. Para ganhar vida, bicheza, bactérias e isso demora meses. Não mexas nele... deixa-o estar quieto e mantêm a rotina. Coloca ai 2 stombus, 4 ou 5 ermitas (se gostares deles), 4 ou 5 cerrithes e 1 ou 2 nassarios. Com o tempo e maturidade que o teu aquário já tem (e o areão não o tem, porque é novo) o próprio aquário/sistema vai-se ver livre delas pois a bicheza e a maturação do areão não lhes vai dar espaço.

Espera um pouco Paulo... se paciente, não podes colocar o areão de um dia para o outro e esperar que fique tudo bem...
Se não tens essa paciencia, ou não gostas de as ter durante uns tempos, a melhor solução é tira-lo e assim não tens cyanos!! ;) :D

Mensagem 04/jun/2014, 11:14

Marco Madeira Escreveu:
Paulo...
Cyanos são desiquilibrios... ainda que seja quimico ou de bactérias elas aparecem com desiquilibios. E tu cada vez que aspiras e mexes no areão está a criar mais desequilibrios, ou melhor, estar a impedir que ele areão, se equilibre.
Na minha opinião é de não mexeres no areão... nunca nada de bom advem de se mexer no areão a não ser teres o areão limpo e branquinho por algumas horas... e depois volta ao mesmo.

Areão é tipo rocha viva... precisa de estabilidade e de tempo. Precisa que o deixem em paz para evoluir e crescer biologicamente. Para ganhar vida, bicheza, bactérias e isso demora meses. Não mexas nele... deixa-o estar quieto e mantêm a rotina. Coloca ai 2 stombus, 4 ou 5 ermitas (se gostares deles), 4 ou 5 cerrithes e 1 ou 2 nassarios. Com o tempo e maturidade que o teu aquário já tem (e o areão não o tem, porque é novo) o próprio aquário/sistema vai-se ver livre delas pois a bicheza e a maturação do areão não lhes vai dar espaço.

Espera um pouco Paulo... se paciente, não podes colocar o areão de um dia para o outro e esperar que fique tudo bem...
Se não tens essa paciencia, ou não gostas de as ter durante uns tempos, a melhor solução é tira-lo e assim não tens cyanos!! ;) :D

Marco,

Eu tenho menos de 1 cm de areia, achas que posso "cultivar" bichesa suficiente para que me deixe o areao sempre limpo?

Mensagem 04/jun/2014, 11:20

Boa pergunta..., diria que sim, baseado até no que tenho de momento.
A maioria da bicheza, micro e macro, está nos prinmeiros 4cm do areão. Depois disso começa a haver zonas de pouco óxigénio e começa a formar-se outro tipo de bicheza e bactérias.
Acho que devias ter o suficiente para que um stombus ou um nasario/cerrithes se possa enterar. Algo em torno dos 2cm seria o ideal na minha opinião.

Mensagem 04/jun/2014, 11:22

Marco Madeira Escreveu:
Boa pergunta..., diria que sim, baseado até no que tenho de momento.
A maioria da bicheza, micro e macro, está nos prinmeiros 4cm do areão. Depois disso começa a haver zonas de pouco óxigénio e começa a formar-se outro tipo de bicheza e bactérias.
Acho que devias ter o suficiente para que um stombus ou um nasario/cerrithes se possa enterar. Algo em torno dos 2cm seria o ideal na minha opinião.

Ok, thanks ;)

Mensagem 04/jun/2014, 11:30

Ok amigo MArco MAdeira , conselho Registado e vai ser seguido ... em relação a bichesa para a limpeza , ja tenho 15 ermitas , 4 nassarios e 2 cerites que ainda por cá andavam mesmo sem areão , ver se arranjo um ou dois strombus , se bem que é "bicho" que eu nao gosto nada ;) ;)

Aquele Abraço e Obrigado pelos conselhos amigo ..

Mensagem 04/jun/2014, 11:32

em relação ao Bak , tenho metido sempre 2 vezes por semana joão tomas ...

Aquele Abraço

Mensagem 04/jun/2014, 11:34

Yep.. penso que já o tinhas dito em tempos.
Mas olha que são umas maquinas... apenas 1 ou 2 chegam para o teu areão todo.

Mensagem 04/jun/2014, 11:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
E as Holoturias?
Já é movimento a mais para o areão?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 04/jun/2014, 11:48

Não gosto... ficam muito grandes e deixam aquelas "caganitas" feias.
Na minha opinião é mais indicado para DSBs...

Mensagem 04/jun/2014, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Marco Madeira Escreveu:
Não gosto... ficam muito grandes e deixam aquelas "caganitas" feias.
Na minha opinião é mais indicado para DSBs...

;)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 04/jun/2014, 12:11

Sim pois já Marco , mas vou arranjar 2 para fazer o teste ;)

holonturias também gosto só não gosto dos montes que elas fazem e do tamanho que depois ficam ...

Mensagem 04/jun/2014, 13:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Paulo ...

A minha equipa de limpeza de areao ...
2x strombus
1x archaster typicus ...

E chega ...

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jun/2014, 13:25

Epa equipa de limpeza é necessaria sim! para revirar o areao e limpar os detritos, mas quando a cyano ataca esqueçam la isso! Ou somos nos a limpar ou ja fostes! Aquilo começa a trepar pela rocha e a agarrar-se aos corais acabando por morrer partes do tecido do coral.

Mensagem 04/jun/2014, 14:10

Acredita joao ... a minha cyano nao sai do areao .. nem voa nem tenho em rocha nenhum ... é estranho mas é verdade

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 04/jun/2014, 14:11

Rui vou testar com strombus a ver o resultado

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 04/jun/2014, 16:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas Paulo,

Olha uma vez num dos aquários que tive passei por uma situação semelhante em ULNS quando estava a dosear vodka, em que em algumas zonas do areao e inclusive no vidro tinha cianos. Experimentei de tudo sem resultado ate que a solução foi aumentar a dose de comida diária que dava aos peixes. No meu caso este aumento de carga orgânica resolveu o problema.

Mensagem 04/jun/2014, 16:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
E o produto milagroso da KZ??? Cyanoclean
Já alguem experimentou?

http://www.korallen-zucht.de/de/shop/pr ... clean.html

Eu estou curioso mas palpita-me que o efeito deve ser o mesmo que o FWS...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros