Ricardo Pinto Escreveu:
A mim não me parece assim tão simples. Vais ter de argumentar melhor essas tuas afirmações

Não te safas tão facilmente. Ora desenvolve lá melhor... sff
Boas Ricardo,
Vou tentar argumentar melhor...
Acho que recorrendo a Matemática e Teoria dos Conjuntos, podemos ilustrar por exemplo:
Temos inicialmente um aquário com 10 unidades de moléculas de água (cada uma representada por X):
Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,X,X}
E vamos analisar os dois casos...
***Caso A***
Se fizermos uma TPA de 10% ao fim de uma semana, ficamos com nove moléculas X (iniciais) + uma 10º (chamemos de Y, para molécula limpa) que substituiu uma X:
Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,X,Y}
Se fizermos uma segunda TPA (de 10%) ao fim da segunda semana, há duas hipóteses:
Hipótese 1: Do conjunto acima, substituímos um X por um Y: Ficamos com um Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,Y,Y}.
Hipótese 2: Ao conjunto acima, substituímos um Y por um novo Y ("Trocámos parte da água limpa por nova água limpa, ou seja, está a ser ineficiente em termos de "despoluição"..."): Ficamos com o mesmo Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,X,Y}
***Caso B***
Fazemos uma TPA de 20% ao fim de duas semanas, ou seja, ficamos sempre com oito moléculas X (iniciais) + uma 9ª e uma 10ª moléculas limpas (L) que substituíram duas moléculas X. Ficamos com um Conjunto {X,X,X,X,X,X,X,X,Y,Y}.
Portanto, acho que uma TPA de 20% quinzenalmente é garantidamente mais eficaz em termos de diluição de poluentes, pois garante que 20% da água é renovada. E no caso de TPAs semanais de 10%, ao fim de duas semanas (ou seja, duas TPA's de 10% consecutivas realizadas), vemos que há uma hipótese (2), de a percentagem de água renovada efectivamente ficar entre os 10 e os 20%.
Para reposição de elementos-traço, as trocas mais frequentes serão melhores. Para a diluição de poluentes, uma TPA com maior percentagem é geralmente superior (em termos de eficácia) a uma sucessão de TPA's em que no final o somatório de percentagens seja igual.

PS: Aliás, vamos supor exageradamente, uma comparação entre uma única TPA de 50% e 5 TPAs consecutivas de 10%...
A TPA de 50% única garante que metade da água é renovada com água limpa.
Uma sucessão de cinco TPAs de 10% garante apenas, dependendo das probabilidades de substituir (redundantemente) água limpa por água limpa, entre 10 e 50%... ou seja, na pior das hipóteses, posso chegar ao fim das 5 TPA's e ter apenas 10% da água limpa, ficando com 90% da água inicial...